Antes e depois: apê reformado pelo QuintoAndar ganha iluminação e decoração

Após a repaginada, o imóvel da Dona Marisa fechou um novo aluguel em apenas 12 dias

Antes e depois: apê reformado pelo QuintoAndar ganha iluminação e decoração

Na quarta e última matéria sobre a reforma do apartamento da Dona Marisa, em Belo Horizonte, você vai ver dois pontos fundamentais no acabamento da obra, que dão aquele charme a mais ao ambiente: iluminação e decoração. O imóvel foi remodelado pelo QuintoAndar, em parceria com a Sodimac e com o blog DoEdu. A após voltar a ser anunciado, passou a receber o dobro de visitas, fechou um novo contrato de aluguel em apenas 12 dias e por um valor 20% maior.

+ Leia também:
Apê reformado em BH tem 2 vezes mais visitas e fecha locação em 12 dias
Como ficaram cozinha e paredes do apê reformado pelo QuintoAndar
Veja os armários renovados na reforma de apê em BH

Iluminação e decoração novas

“Vamos falar de um dos meus assuntos preferidos. Uma boa iluminação é capaz de criar ambientes aconchegantes e valorizar cantos específicos de um imóvel. Por isso, é uma excelente dica pra quem quer alugar mais rápido e ainda conseguir melhorar os valores do aluguel”, disse Edu Mendes, responsável não só pela iluminação e decoração, mas por todo o projeto da reforma.  

“Quando se fala em iluminação, é importante conhecer um conceito básico chamado temperatura de cor. As lâmpadas podem ter uma luz quente, que é mais amarelada, ou fria, que é mais azulada. A luz quente é mais usada em ambientes que precisam de mais conforto e aconchego, como salas e quartos. Já a luz fria é indicada pra lugares onde você precisa ter mais atenção aos detalhes, como cozinhas, banheiros e escritórios. Com essa informação na cabeça, é só escolher a luminária ideal pra cada canto”, explicou o blogueiro.

Na sala foi usada uma luminária pendente e alguns spots em um trilho. Nos outros ambientes, Edu escolheu plafons mais neutros e modernos. Todas as luminárias foram abastecidas com lâmpadas de led, que além de iluminarem bem, são muito econômicas.

Novas luminárias e plafons

“Primeiro retiramos todas as luminárias antigas do apartamento. Instalamos um novo plafon com luz fria na cozinha, também instalamos novos plafons nos banheiros. E acima dos espelhos, instalamos spots com luzes direcionadas. Pros quartos e corredor, escolhemos plafons com luzes quentes”, contou Edu”, contou Edu.

Como é dividida em dois ambientes, a sala ganhou uma proposta diferente, uma vez que a iluminação antiga não estava ajudando, pois haviam apenas dois pontos de luz únicos.

“Demarcar esses dois ambientes mostra pro seu futuro inquilino que o espaço pode ser bem aproveitado. Isso acaba sendo um bom argumento e conta pontos pro seu imóvel na hora de alugar. Pra área de TV, criamos uma luminária trilho com seis pontos de luz. Você pode fazer isso aí na sua casa usando um perfilado e spots. O legal dos spots é que você pode direcionar a luz pra onde quiser. E destacar objetos e cantos, por exemplo. No segundo ambiente, pensamos numa sala de jantar. Por isso, escolhemos um pendente super descolado e instalamos bem no centro, onde ficaria uma mesa”, descreveu o blogueiro.

Altura da luminária pendente

Pra calcular a altura de um pendente da sala, Edu explica que é preciso medir sempre algo em torno de 70 e 90 cm acima do tampo da mesa.

“Uma boa iluminação muda tudo! Leve sempre em consideração isso na hora de reformar o seu imóvel. Esses detalhes tornam o seu espaço mais agradável e, por consequência, aumentam as chances de você alugar mais rápido”, recomendou Edu.

Decoração rápida e barata

Já na decoração, com pouco investimento foi possível fazer uma grande mudança no apartamento da Dona Marisa. Para ressaltar o belo piso de taco, que estava em excelentes condições, Edu decidiu retirar o rodapé antigo e aplicar um novo, mais moderno e sofisticado, de MDF com 10 cm de altura.

“A aplicação é super simples. Basta cortar no tamanho desejado e fixar na parede usando cola pra rodapé”, disse o blogueiro.

Outra dica de decoração imperdível, de acordo com o blogueiro, é instalar cortinas no imóvel. De preferência opções mais neutras e atemporais.

“Uma dica prática e econômica é usar persianas horizontais. Elas têm preços excelentes e ficam super modernas no ambiente. Pra sala, nós também escolhemos uma cortina de tecido com blecaute na cor branca. Combinou demais com o novo estilo mais clean do apartamento”, revelou Edu.

Metais novos nos banheiros

Nos banheiros, além da iluminação, foi preciso trocar os metais, que já estavam bem desgastados e mereciam uma nova cara.

“Busquei opções de torneiras e acessórios que combinassem com a nova proposta do apartamento. Trocamos tudo. E a bancada ficou mais moderna e funcional. E pra fechar a reforma, escolhemos novos espelhos maiores. Investir em espelhos é uma ótima dica para ambientes pequenos, porque eles dão uma sensação de amplitude. Você consegue comprar espelhos com tamanhos já definidos que ficam super em conta e o resultado é sempre muito legal”, disse o blogueiro.

Móveis multifuncionais

Além de iluminação e decoração, pra finalizar, uma dica de Edu que pode dar um toque a mais num apartamento e agradar o próximo inquilino: investir em móveis multifuncionais.

“São sempre uma boa pedida. Pro apartamento da Dona Marisa, compramos uma estante aramada. Ela é super moderna, versátil e fica bem em vários pontos da casa. São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. E isso mostra pro seu futuro inquilino como você cuidou bem do apartamento antes de recebê-lo. Sem contar que foi um pequeno investimento, que deixou o seu imóvel pronto pra ser alugado mais rapidamente”, finalizou Edu.

Quer ter seu imóvel reformado pelo QuintoAndar e ter mais chances de  alugar rápido? Clique aqui e conheça o projeto Originals!

Fique por dentro! Receba nossa newsletter com conteúdos inspiradores toda semana
account_circle
mail_outline