A sala é o cartão de visitas da sua casa. É o primeiro lugar que as pessoas acessam quando vão te visitar. Uma boa forma de criar um clima aconchegante no ambiente é pensar na iluminação certa.

Vale lembrar que, ao deixar o imóvel, você precisa devolvê-lo da mesma maneira de quando entrou. Veja essa matéria do MeuLugar: Alugou um apê? Siga essas dicas pra vistoria de entrada.

Veja aqui algumas dicas que encontramos no blog Viva Decora:

Iluminação com pendentes

Iluminação - Luminárias pendentes

É um tipo de luminária elegante. E pode ser um dos destaques da sua sala. Se o pendente tiver muitos detalhes ou cores fortes, fica melhor em um ambiente mais neutro. Mas dependendo da sua intenção, você pode deixar sua sala mais luxuosa ou moderna

Lustres

Iluminação - lustres

São os mais clássicos. Trazem requinte pra qualquer ambiente. Podem ser de cristais, metais ou vidro. Se a sala for grande e integrada, é interessante investir em dois modelos iguais. Mas se o seu estilo for mais ousado, você pode misturar os modelos e apenas preservar as cores, materiais ou texturas.

Um detalhe importante na hora da escolha é o tamanho da sua sala. Se o ambiente é pequeno e tem o teto rebaixado, prefira lustres menores ou embutido. Mas, se sua sala é ampla e com pé-direito alto, você pode se ousar nos modelos volumosos e com texturas.

Luminárias de chão

Iluminação - mulher lê livro com auxílio de luminária de chão

Sabe aquele detalhe na decoração que faz toda a diferença? Esse é o caso da luminária de chão. Além de charmosa, ela pode ser muito útil, pois proporciona um foco de luz pra um ponto específico do ambiente. Você pode posicionar uma ao lado de uma poltrona de leitura ou perto da sua mesa de trabalho.

Com essas dicas, vai ficar fácil pra você escolher a luminária certa pra sua sala e deixar o apê com a sua cara!