Ter uma casa própria é um sonho de muitos brasileiros. E o momento em que cada pessoa consegue realizar esse sonho passa por uma grande quantidade de fatores. E um deles é a escolha pela compra de um imóvel na planta ou um imóvel usado. Pois há diferenças fundamentais nas duas modalidades. Existem vantagens e desvantagens em ambas, que nós listamos aqui pra te ajudar a tomar essa decisão. 

1. Não tenho todo o dinheiro pra comprar agora

Se você pode comprar um imóvel à vista, sempre será mais vantagem partir pra busca de algo já pronto pra entrar e morar. Do contrário, em casos de compras feitas na planta, é possível até mesmo financiar o imóvel – que normalmente é mais barato – sem entrada, pois as construtoras costumam negociar o parcelamento desse montante inicial. Assim, você pode ir pagando aos poucos as parcelas do financiamento, enquanto o imóvel não fica pronto pra entrega. 

  • Imóvel usado 0 x 1 Imóvel na planta

2. Já posso me mudar?

A compra de um imóvel usado traz ao novo proprietário algo que o comprador do imóvel na planta nunca terá de imediato: a possibilidade de se mudar assim que o negócio for fechado. 

  • Imóvel usado 1 x 1 Imóvel na planta

3. Customização e acabamentos novos

Ao comprar um imóvel na planta, o proprietário tem a possibilidade de fazer uma série de customizações e decorações junto à incorporadora. Pode escolher acabamentos como pisos, por exemplo. E, em alguns casos, a depender da empresa responsável, pode negociar até mesmo alguma alteração na planta inicial, como a derrubada de uma parede pra fazer uma cozinha americana, por exemplo. E aguardar todo o trabalho pronto quando receber a unidade construída.

  • Imóvel usado 1 x 2 Imóvel na planta

4. Você vê o que compra

Em contrapartida ao tópico anterior, sempre existe a possibilidade de, ao receber um imóvel comprado na planta, você se decepcionar com a entrega e ter problemas com o que foi acordado com a empresa responsável. Quando você compra um imóvel usado, basta você ter muita atenção na vistoria, pra evitar prejuízos futuros, que você vai saber exatamente o que está levando. E pode se programar pra, com calma e no seu tempo, fazer as eventuais reformas ou mesmo alterações estruturais que desejar.

  • Imóvel usado 2 x 2 Imóvel na planta

5. Maior valorização

A possibilidade de você fazer dinheiro com um imóvel comprado na planta é maior, uma vez que as construtoras e incorporadoras costumam investir em localidades com uma maior tendência à valorização. Os usados, especialmente os mais antigos, normalmente estão em regiões sem muito espaço pra crescer e, com isso, promover um aumento nos valores dos imóveis.

  • Imóvel usado 2 x 3 Imóvel na planta

6. Sair mais rapidamente do aluguel

A escolha por morar de aluguel, em alguns casos, pode ser até mais vantajosa do que a compra de um imóvel. Mas o sonho de muita gente que opta por comprar uma casa ou um apartamento é não precisar gastar mais com locação. Neste caso, ao comprar um imóvel usado e já poder se mudar de imediato você elimina esse custo da sua vida. Na compra de um imóvel na planta, você vai pagar ao mesmo tempo as parcelas junto com o seu aluguel pra morar enquanto a construção não fica pronta.

  • Imóvel usado 3 x 3 Imóvel na planta

7. Menos burocracia

A documentação pra quem compra um imóvel na planta costuma ser um pouco menor. Especialmente pelo fato de se tratar de um imóvel que nunca teve outro dono. Além disso, a incorporadora é obrigada a seguir uma série de trâmites pra registrar o imóvel. E tudo isso facilita bastante a vida do comprador.

  • Imóvel usado 3 x 4 Imóvel na planta
  • 8. Mas quem disse que você precisa se preocupar com a burocracia

Por outro lado, quando você compra um imóvel usado pelo QuintoAndar, por exemplo, a burocracia e a documentação serão as últimas de suas preocupações. A empresa tem um time de consultores especialistas em transações imobiliárias. E ao usar a plataforma digital pra comprar um imóvel, um desses profissionais será responsável por acompanhar todo o processo, tanto junto a você quanto junto à pessoa que está vendendo.

  • Imóvel usado 4 x 4 Imóvel na planta

Empate técnico

Em conclusão, há vantagens e desvantagens em ambas as situações. E tudo o que você precisa fazer antes de embarcar na realização desse sonho é ver bem a sua finalidade – se quer comprar pra moradia ou investimento. E levar em consideração o seu momento de vida e seus planos pro futuro.