A tecnologia se tornou uma grande aliada quando falamos de praticidade, otimização de tempo e até mesmo economia de dinheiro. Nos últimos anos, temos sofrido, constantemente, com o aumento da conta de luz e encontrar uma alternativa para fugir da inflação tem se tornado uma dúvida comum no dia a dia dos brasileiros. 

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre energia solar e como pode ser útil, econômico e sustentável para a sua casa a instalação de painel solar. Quer saber o passo a passo de como aproveitar essa opção? Então, pegue papel e caneta para anotar as dicas e vamos lá!

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Dicas para economizar energia elétrica e diminuir a conta de luz 

O que é energia solar?

A energia solar, como o próprio nome indica, é fonte da luz e do calor emitidos pelo Sol. A sua captação pode ser realizada por meio de algumas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmica e aquecedores solares. 

Ao ser captada, a luz solar é convertida em energia elétrica e térmica – nos painéis fotovoltaicos e nas usinas heliotérmica. Já no aquecimento solar, a luz solar é convertida apenas em energia térmica. 

Apesar de ser ainda um investimento caro – em média de 15 mil reais para imóveis de até 50m2 –, os brasileiros têm apostado cada vez mais nessa tecnologia para baratear seus custos de energia, além de ajudar o meio ambiente – em fevereiro de 2022 o Brasil registrou recorde de geração de energia solar. 

Se te interessou essa alternativa, acompanhe nos próximos tópicos o que você vai precisar e quais são os passos para instalação de painel solar na sua casa. 

Leia também: Crise hídrica e energética: dicas para economia de água e luz  

Materiais necessários para instalação de painel solar

Agora que você já sabe o que é e os principais objetivos de uma instalação de painel solar, confira o que você vai precisar para começar a planejar seu telhado para receber energia do Sol. 

Um kit de energia solar é contém: 

  •  Painéis solares;
  •  String box – caixa que liga o inversor de frequência da placa de energia ao quadro de proteção da rede elétrica;
  •  Cabos conectores;
  •  Inversor e estruturas de fixação, que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa;
  • Sistema de bombeamento ou qualquer outra coisa que utilize energia elétrica.

Instalação de painel solar: passo a passo 

Vamos ao passo a passo! Confira abaixo o que você deve fazer para garantir uma instalação de painel solar com sucesso. 

1. Analise a sua conta de luz 

O primeiro passo para a instalação de painel solar na sua casa é entender o seu consumo de energia. Para isso, pegue a sua conta de luz e procure qual o seu consumo mensal em kWh. É com base nesse número que você vai poder calcular a quantidade de painéis solares que vai precisar para o seu sistema de energia limpa. 

2. Simule como seria a instalação de energia solar 

Com o seu consumo de energia mensal em mãos, é possível calcular a economia, o tempo de retorno do seu projeto, a quantidade de painéis e outras especificações técnicas para a  instalação de energia solar em sua casa.

De acordo com o Portal Solar, para fazer a simulação do cálculo solar é simples: basta preencher dados como o seu consumo de energia mensal em kWh, CEP, nome e e-mail e em poucos minutos você verá todas as informações que necessita.   

3. Prepare o local de instalação das placas

Antes de tudo, vale salientar que o processo de instalação de painel solar pode parecer simples, mas exige conhecimentos técnicos avançados e, por isso, requer a presença de um especialista ou empresa capacitada para fazer.  

Você pode ajudar preparando o local que receberá as placas solares. De forma geral, os painéis são fixados no telhado, principalmente por essa área não ocupar grandes espaços úteis e estar mais exposta ao sol. Com todos os equipamentos e materiais em mãos, a equipe de instalação deve subir no telhado para desenhar onde será colocado cada painel solar. 

4. Instale os suportes dos painéis solares

O próximo passo é colocar os suportes dos painéis solares. Para isso, é necessário  preparar uma estrutura no telhado para não ter riscos de infiltração. A recomendação é aplicar cola para fechar todos furos antes de parafusar a estrutura. Além disso, é importante que as buchas garantam boa fixação no painel, por isso, precisam ser compridas o suficiente para atravessar toda a placa do telhado a fim de gerar mais firmeza e segurança. 

5. Coloque os trilhos para fixação dos painéis

Os trilhos são usados para fixar a estrutura e os painéis, dessa forma, devem ser parafusados e nivelados corretamente para que as placas não sofram com problemas de torção ou mal encaixe. 

6. Faça a instalação das placas e conecte os cabos 

Com os trilhos bem fixados, é a hora de fazer a instalação dos painéis solares e conectar os cabos. O inversor e o string box são fixados na parede e conectados por meio do quadro de distribuição de energia. Com isso, a conexão é feita com o auxílio de disjuntores e cabos fotovoltaicos. Lembre-se de testar e garantir que todos os itens estejam instalados e funcionando corretamente.

7. Conecte os painéis no inversor solar 

Por último, será efetuada a conexão dos módulos no inversor solar. A equipe especialista instala o inversor na rede elétrica para se caso as placas solares não produzirem energia suficiente para a casa, a empresa responsável pela instalação consiga ter acesso à energia elétrica de um fornecedor. 

Dependendo do tamanho do local e, consequentemente, da quantidade de peças que serão instaladas, o processo de instalação pode levar algumas horas. Além disso, fique de olho durante o procedimento para garantir que o serviço fique 100%. Lembre a equipe de limpar o local antes de instalar os painéis e também de esconder o cabo elétrico com calhas para melhorar a aparência do telhado.

Seu lar ainda mais valorizado com a instalação de painel solar 

Esperamos que as nossas dicas sobre instalação de painel solar tenham ajudado você a entender melhor sobre essa solução de energia limpa, sustentável e ainda por cima econômica.

Se você quer acessar mais truques sobre manutenção do seu lar, decoração e organização, continue navegando pelo MeuLugar e descubra como cuidar melhor da sua casa e ficar por dentro das tendências. 

Como falamos, painéis solares não são de baixo custo, por isso, é uma melhoria que com certeza vai valorizar o seu imóvel. Se você está pensando em comprar um imóvel para investir, ou já possui uma propriedade e quer colocar para alugar ou vender, saiba que pode contar com a equipe do QuintoAndar para garantir segurança e tranquilidade durante todo o processo.

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora