Internet das Coisas: o que essa nova tecnologia pode trazer pra sua casa?

Alguns gadgets e aparelhos até parecem saídos de filmes, mas já são realidade!

Internet das Coisas: o que essa nova tecnologia pode trazer pra sua casa?

Você já ouvir falar em IoT? É uma sigla que em inglês significa “Internet of Things” ou “Internet das Coisas”, na tradução literal para o português. E muitas dessas “coisas”, apesar de parecerem objetos de ficção científica, já fazem parte do dia a dia de muitas casas.

Internet das Coisas é futuro e presente

A Internet das Coisas já existe há tempos. São máquinas que trabalham conectadas e recebem informações via sensores de última geração, como os sistemas de controles de estoque em supermercados. A novidade é que essa tecnologia começa a ser usada nos eletrodomésticos e aparelhos que temos em casa.

Um estudo da Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, aponta as tendências que a Internet das Coisas deverão trazer até 2023. E o site ConectaJá, listou as principais.

Veja quais são:

Smart TVs

Internet das Coisas - Smart TV

Certamente o aparelho mais presente na vida das pessoas, as smart TVs estão cada vez mais avançadas e têm alcançado um nível de conectividade cada vez maior. Além disso, se tornaram verdadeiras centrais de entretenimento e tendem a se tornar ainda centrais de controle de outros aparelhos de uma casa.

Geladeiras inteligentes

Imagina não precisar mais vasculhar a geladeira pra saber o que está faltando? As geladeiras inteligentes, assim como os sistemas de estoque em supermercados, comunicam quando algum tipo de produto está em falta. E, dependendo de sua programação, pode até efetuar a compra pela internet. Um sonho, não é mesmo?

Ar-condicionado com wi-fi

No calor do verão, depois de um dia cansativo de trabalho você só pensa em chegar em casa e relaxar no quarto bem geladinho pelo ar-condicionado, concorda? O problema é que você precisa ligar o aparelho antes e esperar alguns minutos até que a temperatura fique ideal. Pois saiba que existem aparelhos que podem ser ligados à distância.

Por meio de um apps no seu smartphones, é possível ligar e desligar seu ar-condicionado de qualquer lugar do mundo, além de configurar direção do vento, timer, entre outros recursos.

Máquinas de lavar com auto-ajuda

Lavar roupa na máquina é bem menos trabalhoso do que nos velhos tanques, mas tem gente que ainda tem dúvidas sobre qual ciclo usar para determinados tipos de roupas, cor e nível de sujeira. Para quem ainda se atrapalha, a solução são as máquinas de lavar dotadas de inteligência artificial. Elas prestam uma verdadeira consultoria pra uma lavagem perfeita. Roupas manchadas e tecidos destruídos nunca mais!

Espelho com internet

Internet das Coisas - espelho

Que tal olhar pro espelho e ver muito mais que a sua imagem refletida? Graças a Internet das Coisas, já existem modelos de espelhos que parecem telas de celular ou de Smart TV. Eles mostram feeds de notícias, das suas redes sociais, vídeos, entre outras coisas. Pra quem faz questão de ficar bonito, mas também bem informado.

Iluminação controlada por smartphone

Quem nunca saiu de casa e, horas depois, se lembrou de ter deixado várias lâmpadas acesas? Realidade em muitas casas, as lâmpadas inteligentes são as melhores amigas dos distraídos. Você pode instalar hubs que se conectam diretamente ao seu smartphones e às lâmpadas. E, do próprio celular, programar para que elas acendam e apaguem quando quiser e de onde estiver. A economia na conta de energia elétrica vai ser boa!

Você já tem na sua casa algum aparelho ou gadget que usa a Internet das Coisas? Escreva pro nosso e-mail meulugar@quintoandar.com.br e conte pra gente!

Fique por dentro! Receba um email com conteúdos relevantes para você
account_circle
mail_outline