A tecnologia pode ser uma grande aliada tanto pra quem pretende entrar quanto pra quem já está no mercado de investimento em imóveis, seja pra comprar uma propriedade ou pra começar a lucrar com um bem já adquirido, pela revenda ou com aluguel. Em um artigo recente em parceria com o QuintoAndar, a Infomoney reuniu 5 ferramentas tecnológicas que podem ajudar muito o investidor no mercado imobiliário.

Índice QuintoAndar

Com análises das duas maiores metrópoles do país – São Paulo e Rio de Janeiro – o Índice QuintoAndar é atualizado mensalmente e tem o objetivo de ampliar o entendimento de proprietários, inquilinos, analistas e especialistas sobre o mercado imobiliário. 

A ferramenta ajuda a entender o valor de demanda do mercado, ou seja, por quanto um proprietário deve ofertar o seu imóvel. Para inquilinos, a ferramenta é essencial para ficar por dentro dos preços praticados no mercado e escolher a melhor opção dentro de seu perfil. 

Para os inquilinos, é uma forma de ficar por dentro dos preços praticados no mercado. No caso dos donos de imóveis, as informações do índice são referências sólidas pra que se encontre o melhor equilíbrio entre preço do aluguel e o tempo em que o imóvel fica parado e vazio. 

Smart Pricing

Por meio do uso de inteligência artificial, a ferramenta Smart Pricing avalia perfis de imóveis anunciados no QuintoAndar e faz a gestão automática dos preços do aluguel de acordo com a demanda. 

Pra fazer essa análise, a ferramenta leva em consideração características únicas da casa ou do apartamento. Como, por exemplo, a sua localização e a oferta de imóveis na região. Além de outros elementos mais particulares, como o andar do imóvel e a incidência de sol.

Ao definir o preço, a ferramenta se baseia, portanto, em fatores reais. Dessa forma, o proprietário consegue anunciar imóvel grátis, cobrando um valor justo pelo aluguel e no tempo certo. E, mesmo assim, a pessoa sempre aprova as propostas de locação. E tem a possibilidade de editar esse preço a qualquer momento. 

De acordo com o QuintoAndar, mais de 30 mil imóveis já tiveram seus valores de aluguel gerenciados dessa forma na plataforma. E, uma vez ativada a ferramenta, foi detectada a aceleração na assinatura de contratos de imóveis que já aguardavam oito semanas pra alugar.

Calculadora

A Calculadora QuintoAndar é uma outra ferramenta da imobiliária digital que lida com os valores de aluguel. 

A ferramenta faz um estudo, também por meio de inteligência artificial, em uma base de dados com 30 especificidades dos imóveis já anunciados e indica ao proprietário o melhor valor para anunciar o seu bem. Levando em consideração a cifra média de imóveis semelhantes.

A inteligência artificial é treinada com base em valores reais dos contratos, em vez de apenas nos preços de anúncios. Dessa forma, o proprietário terá como sugestão de preço pro aluguel de seu imóvel um valor totalmente dentro da média praticada no mercado.

Apps para o investimento em imóveis

Uma vez que você está apostando no investimento em imóveis, é importante que você tenha uma organização e um controle dos seus rendimentos, assim como a utilização desses recursos. Uma boa forma de fazer isso é com aplicativos de planejamento como o GuiaBolso, por exemplo. 

Mas você sempre pode fazer esse planejamento, também, com uma simples planilha de controle ou mesmo aplicativos de bancos digitais.

Por fim, a Infomoney destaca algo muito importante, que vai além da tecnologia, pra quem deseja investir em imóveis: acompanhar as movimentações do mercado e entender como elas impactam seus investimentos. Pra isso, é importante ficar de olho no noticiário diariamente.