Viver em um sobrado, duplex ou até mesmo triplex quer dizer que você terá que conviver com escadas e com o vão sob elas, o que nem sempre é esteticamente agradável. Quer saber como torná-lo mais bonito? Aposte em um jardim de escada

Além de conferir mais beleza ao ambiente, criar um jardim embaixo da escada é uma ótima solução para quem ama ter plantas em casa, mas não tem muito espaço ou não dispõe de uma área externa para se dedicar à atividade. 

Quem se interessa pelo Feng Shui também pode se animar para montar um jardim no local: como as escadas são espaços de ligação da casa e simbolizam a transição, ter uma área verde embaixo delas vai ajudar a equilibrar as energias entre os andares e as pessoas que passam por eles.

Está a fim de fazer o seu próprio jardim de escada? Então confira as dicas e as inspirações que preparamos para você!

Navegue pelo conteúdo

O que fazer debaixo das escadas?

O vão embaixo da escada costuma ser um espaço esquecido pelos moradores. Porém, há muitas formas de aproveitar esse cantinho e criar um local bonito, aconchegante e funcional, dependendo da sua necessidade — o jardim é só uma das opções. 

Com algumas modificações e, em alguns casos, pequenas obras em casa, você pode transformar esse cantinho em algo especial, como:

Como montar um jardim embaixo da escada?

Se você já pensou bem e, entre tantas possibilidades, optou por criar o tão sonhado jardim de escada para deixar o seu lar com a sua cara, é hora de aprender a fazer um jardim natural ou um jardim artificial embaixo da escada.

Vamos às dicas?

1. Qual base escolher?

Existem algumas bases sobre as quais você vai poder montar o seu jardim. 

O mais prático é aproveitar a base que já existe. Como estamos falando de escadas internas, provavelmente há um piso de madeira ou porcelanato ou vinílico embaixo dela. 

Para estes casos, é possível manter o piso intacto e cultivar as plantas em belos vasos ou então instalar uma camada protetora sobre a qual você pode colocar pedras, musgo, cascas e outros elementos. 

Se a ideia é investir no espaço, uma pequena obra para rebaixar ou elevar o piso vai permitir colocar um substrato natural, a partir de onde as plantas vão crescer. 

2. Quais plantas colocar embaixo da escada?

vasos de planta no chão na base de uma escada

Geralmente, o jardim de escada é um local com pouca incidência de sol. Portanto, as plantas que você escolher para o local precisam ser plantas de sombra, que são adaptadas para esse tipo de ambiente. 

Você também precisa pensar no efeito que deseja que o seu jardim tenha antes de sair adquirindo suas novas plantinhas. 

Para um lar clássico e elegante, aposte em poucas plantas da mesma altura. O bambu da sorte, a espada de São Jorge e a zamioculca são boas alternativas de porte médio. Se tiver espaço sobrando, vá de palmeira leque, que exala um ar exótico e escultural.

Para aderir ao estilo urban jungle, não pode faltar a mistura de espécies. As plantas da moda são a samambaia, a begônia maculada, a jiboia, o pacová, a costela de Adão, os cactos, a peperômia e a bromélia. 

Se a ideia é um espaço mais zen, será preciso adicionar plantas que despertam a sensação de calma e bem-estar. Suculentas são muito bem-vindas no local.

Também é possível adicionar algumas flores ao seu jardim. Tome o cuidado de escolher aquelas que não exigem muito sol, como as orquídeas, o lírio, o antúrio e as violetas.

3. Posso colocar plantas artificiais?

plantas artificiais que podem ser colocadas em um jardim de escada

Quem prefere não ter muito trabalho cuidando da pequena selva pode apostar nas plantas artificiais para esse cantinho. 

Se antes elas eram vistas como cafonas, as plantas artificiais estão cada vez mais charmosas. Hoje, elas são confeccionadas com materiais e técnicas de qualidade, que recriam diversas espécies com características muito similares às naturais. 

Algumas das plantas artificiais que mais “enganam” os olhos são:

  • Suculenta;
  • Costela de Adão;
  • Samambaia;
  • Filodendro;
  • Jiboia;
  • Pacová;
  • Palmeira.

4. Como fazer uma parede verde?

cortina verde de plantas em uma lateral de uma escada

Uma boa saída para complementar o seu jardim ou então, para ter um jardim embaixo ou até mesmo ao lado da sua escada sem usar a superfície do piso é com a instalação de uma parede verde — natural ou artificial. 

Algumas lojas de jardinagem e decoração vendem toda a estrutura pronta com painéis e vasos para este fim, o que facilita bastante a sua vida. Basta fazer a instalação e adicionar as plantas e flores de sua preferência.

Se preferir montar em casa, você precisará de uma estrutura de madeira ou ferro, como paletes ou treliças, que devem ser fixados na parede. 

Adicione os vasinhos: você pode fazer uma composição com vasos diferenciados ou colocar vasos idênticos. Aqueles em formato de meia lua são ideais para esse tipo de projeto, pois ocupam menos espaço. 

Depois, coloque as plantinhas. Aquelas que formam cascatas ou pendentes são as que dão um efeito mais bonito. 

No caso da parede verde natural, será preciso cuidar das plantas com irrigação, adubação e podas periódicas.  

5. Com quais itens decorar o jardim de escada?

uma escada com várias plantas ao redor, em cascata e horizontais

Para finalizar o seu mais novo espaço verde em casa, invista em alguns itens decorativos, que conversem com o tamanho e estilo do local que você criou. 

Já pensou em ter um jardim embaixo da escada com fonte? Aqui vão mais algumas ideias do que você pode colocar em seu jardim:

  • Pedras;
  • Luminárias;
  • Lanternas;
  • Quadros;
  • Estátuas;
  • Bancos;
  • Futons;
  • Cercas.

Não se esqueça: em um jardim, a predominância deve ser das plantas e flores. A decoração é apenas uma forma de valorizar a beleza natural do verde. 

Quer ter o seu próprio jardim de escada?

Se hoje montar esse cantinho especial ainda não é uma realidade para você, não se preocupe: o QuintoAndar pode te ajudar a buscar um local em que dá para fazer um jardim embaixo da escada e qualquer outro projeto que você sonhar. 
Aqui é possível usar mais de 70 filtros para afunilar a sua busca e, ainda, fazer um tour virtual pelo apartamento ou pela casa escolhida. Dessa forma, você já pode começar a imaginar como o seu jardim de escada vai ficar!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui