As plantas, sem dúvidas, são responsáveis por trazer mais alegria ao ambiente e até mesmo purificar o ar. Por isso, existem diversas técnicas e tipos de decoração para você soltar a criatividade e investir para dar uma nova cara para o seu lar. 

De acordo com o Censo QuintoAndar, realizado em parceria com o DataFolha, 69% dos brasileiros gostam de ter e cuidar de plantas – e isso vem crescendo cada dia mais. Quer aprender um arranjo de planta superprático e econômico? 

Então, você precisa conhecer a técnica de Kokedama. Famosa por ocupar pouco espaço, ela se tornou a queridinha de inúmeros moradores de apartamentos. Aprenda neste artigo sobre Kokedama como fazer o que é, para o que serve e quais são os melhores tipos de plantas para essa técnica. 

Navegue pelo conteúdo 

Leia também: Plantas pendentes: faça uma cascata verde em casa 

O que é uma Kokedama? 

Kokedama é o nome dado a uma técnica de origem japonesa que envolve a planta dentro de uma bola de musgo, substrato e argila, sendo desnecessário o plantio em vaso.

Ecologicamente correto, o Kokedama pode ser usado de diversas formas na decoração da casa, sejam suspensos, colocados em suportes, em centros de mesa, aparadores e estantes. 

Ficou curioso para aprender como fazer Kokedama? Então, veja quais materiais você vai precisar para fazer em casa. 

Materiais para fazer uma Kokedama

Para fazer uma Kokedama em casa de forma simples e prática, recomendamos que você separe alguns materiais: 

  • Uma muda de planta de sua preferência; 
  • Substrato; 
  • Areia; 
  • Água; 
  • Musgo seco ou vivo; 
  • Fio de sisal; 
  • Nylon.

Kokedama como fazer: passo a passo 

Agora que você já sabe o que é Kokedama e o quais materiais precisa para fazer essa técnica japonesa, confira o passo a passo para aprender como fazer: 

  1.  Escolha uma planta e retire toda a terra das raízes com cuidado.
  2.  Faça uma mistura de substrato, areia e água. A dica é colocar água aos poucos e ir amassando até formar uma massa moldável para construir uma bola. 
  3.  Cubra com musgo seco ou vivo, envolvendo toda a bola com uma leve pressão. 
  4.  Finalize com o fio de rami ou nylon. Lembre-se de passar por todos os lados, como um novelo de lã, e termine dando um nó. 
  5.  Se quiser, pode acrescentar um longo pedaço de nylon para pendurar o arranjo ou colocar um pratinho por baixo, caso vá deixá-la sobre alguma superfície. 

Plantas mais indicadas para fazer Kokedama 

As melhores plantas para fazer a técnica de Kokedama são aquelas que não precisam de muito sol, já que o musgo se desenvolve melhor na sombra. Também é mais interessante usar espécies menores para que a bola feita não seja tão grande. 

Veja algumas espécies que você pode utilizar: 

  • Jiboia 
  • Lírio da paz
  • Hera
  • Suculentas
  • Begônia
  • Samambaias
  • Orquídeas

Leia também: 6 plantas de crescimento rápido para ter em casa  

Como cuidar da sua Kokedama

Como falamos neste conteúdo, a Kokedama é apenas uma técnica, ou seja, o tempo de rega e incidência de sol varia de acordo com a planta escolhida. A principal dica é ficar de olho e acompanhar o desenvolvimento da planta e fazer a poda das folhas secas sempre que possível. 

Além das plantas verdes, é possível também aplicar essa técnica em flores para dentro de casa e deixar seu lar ainda mais colorido e moderno. 

Leia também: Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para dentro de casa

Seu lar ainda mais verde e alegre 

Investir em decorar sua casa com plantas e flores deixa qualquer ambiente mais leve e aconchegante, não é mesmo? Aqui no MeuLugar você encontra diversos conteúdos com dicas para deixar o seu cantinho mais verde e com a sua cara. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Agora, se você está pensando em se mudar ou está em busca de um novo lar para acomodar suas plantas, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pela casa dos sonhos e encontrar aquele que mais se encaixa com a sua personalidade e necessidades.