O espaço é uma das grandes questões da moradia moderna, especialmente em cidades grandes. E, em muitos casos, para privilegiar cômodos mais nobres, como salas e varandas gourmet, as áreas de serviço acabam pagando o pato. Pois neste artigo vamos ver como é possível, com criatividade, criar uma lavanderia pequena planejada mesmo que você more em uma kitnet ou em um reduzido apartamento de quarto e sala.

Navegue pelo conteúdo:

Onde fazer uma lavanderia pequena planejada?

Onde houver um ponto de água e um ralo, há um espaço para a instalação de uma lavanderia. Veja aqui algumas possibilidades:

Lavanderia pequena planejada na área de serviço

A não ser que o imóvel seja realmente muito pequeno e não contenha esse tipo de cômodo, como acontece em algumas kitnets ou studios menores, a área de serviço é geralmente o local onde se monta a estrutura de uma lavanderia. 

E seja em imóveis novos ou mais velhos, as áreas de serviço, geralmente, já são espaços preparados para essa finalidade, contando com um tanque e um espaço para a máquina de lavar roupas. 

+ Leia também:
Inspire-se com essa reforma incrível e barata numa área de serviço

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Lavanderia embutida em armário

Dentro da lógica da otimização de espaços, um bom projeto de lavanderia pequena planejada é encontrar formas de inserir a máquina de lavar – e se sobrar espaço, uma de secar, dentro de um armário que pode ser aproveitado para a estocagem de produtos e utensílios de limpeza. 

Para isso, como já dissemos, basta uma entrada de água para a máquina de lavar e um ralo para a mesma água escoar. Como no exemplo abaixo:

Foto que ilustra matéria sobre lavanderia pequena planejada mostra uma estrutura montada dentro de um armário embutido, com máquinas de lavar e secar, uma em cima da outra, e gavetas e prateleiras

Lavanderia pequena planejada no banheiro

Uma estrutura de lavanderia pequena planejada pode ser montada, inclusive, em um banheiro, na ausência de uma boa área de serviço. No exemplo abaixo, a máquina de lavar e secar ocupa um espaço abaixo da bancada da pia, ao lado de um armário embutido que pode ser usado para o armazenamento de produtos usados para a lavagem das roupas, como sabão em pó e amaciante.

Foto que ilustra matéria sobre lavanderia pequena planejada mostra um banheiro com uma máquina de lavar abaixo da bancada da pia e de frente para um vaso sanitário

Lavanderia pequena planejada na cozinha

No exemplo abaixo, nos fundos de uma cozinha, uma pequena estrutura de lavanderia se mistura com os eletrodomésticos típicos do cômodo. Posicionada abaixo de uma bancada, a máquina de lavar roupas tem, do lado oposto, uma lavadoura de louças, sendo que entre as duas há um armário. Toda essa estrutura está montada abaixo de uma bancada com duas pias que dividem uma torneira. Acima, o microondas e um armário embutido suspenso completam a cozinha/lavanderia funcional.

Foto que ilustra matéria sobre lavanderia pequena planejada mostra uma cozinha com um fogão no canto direito da tela, a pia no canto esquerdo e, ao fundo, uma outra pia com uma máquina de lavar abaixo de sua bancada.

Outras configurações de lavanderia pequena planejada

Além dos locais mais óbvios, que já vimos mais acima, a imagem abaixo mostra, por exemplo, como uma área com estrutura para instalação de uma máquina de lavar acabou sendo aproveitada também para um home office.

Foto que ilustra matéria sobre lavanderia pequena planejada mostra uma máquina de lavar roupas abaixo de uma bancada em um home office. Ao lado do aparelho, uma cadeira. E na continuação da bancada há um notebook.

Itens obrigatórios de uma lavanderia

Seja qual for o local da instalação, vale a pena listar os itens que não podem faltar em uma lavanderia pequena planejada:

  • Máquina de lavar roupas;
  • Varal para secar roupas – que não necessariamente precisa estar no mesmo local da lavanderia;
  • Espaço para armazenamento de produtos.

Com os espaços cada vez menores, o avanço tecnológico das máquinas de lavar e a busca por praticidade, os tanques já fizeram parte da lista acima, mas têm ficado cada vez mais obsoletos. 

No caso do varal, muitas vezes o local da lavanderia não terá espaço para pendurar as roupas que acabaram de sair da máquina. Isso pode ser resolvido, por exemplo, com um varal de pé colocado em algum canto da cozinha, da sala ou, caso exista no imóvel, de uma área externa, o que seria o ideal para uma secagem melhor ao ar livre.

Máquina de lavar roupas

A máquina de lavar é o item mais importante não apenas de uma lavanderia pequena planejada, mas de qualquer lavanderia. Mas especialmente para os espaços menores, é preciso levar em consideração alguns fatores fundamentais antes de se investir em um aparelho:

Dimensões

A máquina de lavar precisa caber na sua área de serviço. Por isso, na hora de comprar o aparelho para a sua lavanderia, é importante ter atenção às dimensões. 

Além disso, caso você não tenha uma área de serviço, sempre dá para adaptar uma máquina de lavar em outros espaços, como já vimos acima. Basta ter uma estrutura para a entrada e a saída de água. 

Lava e seca

As máquinas do tipo “lava e seca” são as melhores opções para uma lavanderia pequena planejada. Apesar de mais caras, elas cumprem duas funções em um único aparelho. 

Além disso, ainda apresentam uma vantagem na comparação com outras lavadoras: a abertura frontal, o que possibilita que sejam posicionadas abaixo de bancadas, já que as máquinas tradicionais têm abertura no topo, o que torna necessário uma área livre acima delas. 

Capacidade

A capacidade de uma máquina de lavar é medida pelos quilos de roupa que ela suporta. 

Hoje em dia, há modelos com capacidade desde 3 kg, ideal para uma pessoa solteira e que mora sozinha, até 17 kg, mais adequada para casas com mais de quatro pessoas morando juntas. 

Lembrando que quanto maior for a capacidade da máquina, maior serão as dimensões dela. 

Espaço de varal

Mesmo que você tenha um espaço reservado para uma máquina de lavar de maior capacidade, ela pouco será utilizada com todas as suas vantagens se você não tiver na sua casa um bom espaço para secar suas roupas. Por isso, é importante que você tenha, como já dissemos mais acima, lugares para estender as roupas.

Produtos de limpeza

O local mais adequado para o armazenamento dos produtos e utensílios de limpeza – não apenas aqueles usados na lavagem de roupas, mas também para a manutenção da casa – é justamente a área de serviços. 

E no caso de uma lavanderia pequena planejada, como já vimos em alguns exemplos por aqui, a exploração dos espaços mais altos das paredes é a melhor forma de manter a organização, com instalação de armários embutidos ou prateleiras, como podemos ver abaixo.

Já na imagem abaixo, vemos uma lavanderia pequena planejada no canto de uma cozinha, separada da bancada da pia por uma divisória de alvenaria. Lavadora e secadora ficam no chão, encobertas por uma cortina, e todo o espaço acima, com prateleiras, é usado para guardar produtos e materiais de limpeza, roupas e toalhas, entre outros itens.

Procurando um imóvel com o espaço para a lavanderia que você deseja?

As necessidades de um espaço de lavanderia costumam ter muito a ver com o número de pessoas que moram em um imóvel. Se você pretende morar sem nenhuma companhia por um bom tempo, uma lavanderia pequena planejada em um imóvel de um quarto ou uma kitnet pode ser o ideal. 

Já quando a família cresce, a melhor solução pode ser se mudar para um lugar maior, com mais quartos e mais espaço para a instalação de estruturas que vão manter um melhor funcionamento da sua casa. 

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar tem opções de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras

Disponibilizamos, em nossa plataforma, mais de 70 filtros para você refinar a sua pesquisa e buscar imóveis com as características que precisa para um verdadeiro lar.

Pelas fotos em nossos anúncios, todas feitas por fotógrafos profissionais, antes mesmo de visitar um imóvel e de pensar em se mudar você já vai conseguir visualizar se um imóvel tem o tipo de lavanderia que você precisa!