Já falamos muito sobre isso aqui no MeuLugar: ter um imóvel vazio é sinônimo de prejuízo. Quando, na verdade, poderia ser uma fonte de lucro. Alugar direto com o morador pra economizar a taxa de serviço, na verdade, é uma prática que cobre o proprietário de incertezas. E com grandes chances de trazer dores de cabeça e arrependimentos no futuro, como, a necessidade de despejo de inquilino inadimplente, por exemplo. É o famoso barato que sai caro. Por isso, listamos aqui os riscos de se fechar uma locação diretamente com o inquilino.

Veja quais são os principais:

• Você nunca sabe se vai receber

Imprevistos acontecem e o morador pode não pagar o aluguel. Se você conta com esse dinheiro pra viver, vai acabar se endividando. No QuintoAndar você não corre esse risco, pois a empresa assume o compromisso de fazer seu pagamento todo dia 12. Se o morador se tornar inadimplente, você recebe do mesmo jeito.

Quinto Andar

Alugue seu imóvel com proteção de R$50 mil contra danos ao final do contrato. Calcular agora

• Falta de garantia contra danos no imóvel

Se o seu inquilino não for dos mais cuidadosos, quem vai sofrer é o seu imóvel. E caso haja alguma avaria séria ao seu patrimônio, já pensou na dor de cabeça? Alguns casos podem acabar até na Justiça. No QuintoAndar você não tem esse problema, pois conta com uma proteção de R$ 50 mil contra eventuais danos;

• Necessidade de reparos

Quando o imóvel necessitar de reparos que são da responsabilidade do inquilino, você vai ter que ficar em cima da pessoa pra obter o resultado esperado. Ao alugar com o QuintoAndar, uma equipe especializada faz a intermediação desse contato de maneira rápida e confiável.

• Despejo de inquilino inadimplente

Caso o inquilino deixe de pagar o aluguel e seja necessária uma ordem de despejo, você certamente vai precisar gastar com advogados. E processos como esses podem demorar mais de um ano. Período em que você ficaria sem receber o aluguel.

O QuintoAndar oferece um serviço jurídico de qualidade que, caso essa situação venha a acontecer, cuida de tudo com a maior transparência. O despejo de inquilino inadimplente é administrado pela imobiliária digital, pra que você não tenha nenhuma dor de cabeça. E enquanto o processo corre, você continua recebendo o aluguel em dia.

• O contrato de locação

Após sua negociação com inquilino, tudo o que foi acordado será descrito no contrato de locação. Com isso, dois contratos – de locação e de administração – serão enviados para o seu e-mail. E você poderá assinar direto da tela do seu celular, ou pelo computador, de forma online.

Legalmente, esse tipo de contrato é tão válido e seguro quanto um contrato físico. Desta forma, o QuintoAndar agiliza o processo, elimina custo e o tempo de fila em cartório. Com essa forma de trabalhar, até mesmo proprietários de imóveis que estão fora do Brasil conseguem fechar uma locação sem que precisem estar presentes.

No caso de uma locação diretamente pro inquilino, você ficaria responsável por providenciar a redação do contrato, por exemplo.  E, para isso, vai precisar pagar um advogado. Custo que você não tem ao alugar pelo QuintoAndar

• Mas eu não vou ter a garantia de um fiador?

Não precisa! Como já dissemos por aqui, quem vai assumir a responsabilidade pelo seu aluguel em dia será o QuintoAndar. E esse compromisso é firmado no contrato de administração, pra que você tenha total segurança e tranquilidade.

Pra isso, a empresa faz uma análise de crédito muito rigorosa dos potenciais inquilinos. E apenas aqueles que forem aprovados seguem pra assinatura do contrato. Afinal, é de total interesse do QuintoAndar aprovar apenas os bons pagadores.

Além disso, o QuintoAndar tem, por trás de toda essa operação, a seguradora Fairfax – uma das maiores do mundo. Tudo isso pra dar ainda mais segurança e confiança aos proprietários de imóveis.