Referência de decoração na internet, com o blog Casa de Colorir, a apresentadora Thalita Carvalho estrelou a websérie “Manual de Mudança”, em parceria com QuintoAndar, pra dar dicas de mudanças. Pra isso, ela usou a própria experiência de sua ida pra um apartamento novo.

Manual da Mudança

A websérie foi ao ar recentemente e está nos arquivos do IGTV do Casa de Colorir (@casadecolorir), que é o perfil de Thalita no Instagram. Em quatro episódios, a blogueira – que também é conhecida pelo programa “Mais Cor, Por Favor”,  do canal GNT – traz dicas que vão desde o início do processo de embalagem até sugestões de como aproveitar o primeiro dia na casa nova.

“Mudar de casa é algo muito importante na vida de todo mundo. Por isso a gente quer fazer o possível para tornar esse um momento gostoso, leve, sem burocracia e dor de cabeça. Como é alugar ou comprar pelo QuintoAndar”, disse Daniela Ryfer, gerente de content do QuintoAndar, ao portal Propmark. “O ‘Manual da Mudança’ é nossa contribuição, junto com a Thalita, para que a experiência seja a melhor possível”.

Episódio 1

No primeiro episódio, Thalita deu algumas dicas de preparação da mudança, como praticar o desapego, ao avaliar o que vai ser doado, o que vai ser descartado e o que vai pra casa nova. E montar uma caixa de “primeiros socorros”, com ferramentas que você vai precisar tanto na casa atual, mas principalmente na casa nova no dia da mudança.

Ela falou ainda sobre a decisão de contratar ou não uma empresa especializada. E a importância de pedir a recomendação de amigos pra esse tipo de serviço. Lembrou que é preciso se antecipar com algumas demandas, como como avisar tanto o síndico atual quanto o novo o dia e a hora em que você está se mudando, pintar o imóvel que você está deixando e fazer uma bela faxina no apartamento novo, ainda vazio. E deu dicas sobre como lidar com plantas e animais de estimação na mudança.

Episódio 2

Na sequência, no segundo episódio, a blogueira fala do “Dia D”, o dia da mudança. 

Do carregamento do caminhão à chegada da sua mudança na casa nova, Thalita fala sobre formas de embalar a mudança de forma mais sustentável, usando toalhas e moletons pra proteger itens mais delicados, como pratos, por exemplo. E ainda deu uma dica de ouro: usar malas pra levar os livros, que são pesados, e as caixas pra embalar roupas, que são leves. Isso vai facilitar na hora de carregar.

A apresentadora também deu mais dicas sobre o cuidado com as plantas na mudança e o recebimento das caixas. E listou itens pra montagem de um kit da primeira noite na casa nova, com itens essenciais, como toalha, escova e pasta de dente e sabonete, e outros mais aleatórios, como uma caixinha de som portátil, um livro e uma garrafa de vinho, por exemplo, pra um momento de relaxamento.

Episódio 3

Com a mudança já na casa nova, chegou a hora de desembalar tudo. Nessa hora, contar com a ajuda de amigos e família é sempre bom. No terceiro episódio da websérie, Thalita deu dicas sobre como começar a colocar tudo no lugar.

Segundo a blogueira, esse é um bom momento pra você criar um novo método de organização. Ou rever o método que já costuma usar. Thalita deu dicas de iluminação e fez um alerta importante: usar uma chave de teste pra testar a voltagem de todas as tomadas, pra você não correr o risco de queimar seus eletrodomésticos ao colocar um aparelho 110v numa tomada de 220v.

Thalita falou sobre como organizar os móveis e acessórios e sugeriu a ressignificação de determinados objetos, encontrando outras utilidades pra eles.E ainda mostrou como reaproveitar as caixas de papelão da mudança pra fazer um “mini-condomínio” pro seu gatinho se divertir.

Episódio 4

Por fim, Thalita dedicou ou o quarto e último episódio a “habitar os cantos, as paredes” e começar a imprimir sua identidade na tela em branco que é uma casa nova. Sem quebradeira ou grandes investimentos, a blogueira deu dicas sobre como planejar e pensar na decoração. Um dos grandes focos de Thalita na decoração foi o uso da cor na mudança de ambientes. 

Além disso, a blogueira ainda falou da importância de você se sentir em casa também da porta pra fora, ao explorar a sua vizinhança em busca dos novos cantinhos que você poderá frequentar na região.