Apelidada de Ilha da Magia, Floripa não se resume apenas a sol e praia. Jurerê Internacional, por exemplo, que está entre os melhores bairros de Florianópolis, está cheio de diversão. Na região central, a histórica arquitetura açoriana se destaca.

Florianópolis é uma grande cidade, com mais de 500 mil habitantes. E apesar de ser a segunda mais populosa do Estado de Santa Catarina, é uma das capitais com maior qualidade de vida do Brasil.

A cidade está dividida em cinco regiões (Central, Norte, Sul, Leste e Continental). Nelas, há 12 distritos, que compõem os 48 bairros da capital.
Quer saber quais são os melhores bairros em Florianópolis para morar? Então dá uma olhada nessa lista que o MeuLugar preparou, especialmente para quem está pensando em se mudar para a Ilha da Magia!

Os 10 melhores bairros para morar em Florianópolis

1. Agronômica

Localizado ao norte do Morro da Cruz, entre o Centro e o bairro Trindade, Agronômica é um dos melhores bairros de Florianópolis para morar. Predominantemente residencial, a região tem boas ofertas de escolas, mercados, áreas de lazer e até mesmo um hospital infantil. E por todas essas características, é muito procurado por famílias com crianças. Uma de suas principais atrações é a Avenida Beira-Mar Norte, com seu calçadão, ciclovia, quiosques, bancos e espaços para exercícios físico ao ar livre.

Além das atrações ao ar livre, a Agronômica é uma das regiões mais queridas por quem ama cultura, pois está próximo ao centro. 
É na região que está localizado o Centro Integrado de Cultura (CIC), um complexo que reúne o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, o Espaço Lindolf Bell, o Teatro Ademir Rosa, a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras (ACL).

O bairro também tem importância política, pois é sede do Palácio da Agronômica, residência oficial do governador do Estado.

Veja as ofertas de imóveis pra alugar no bairro Agronômica:

2. Cacupé

Melhores bairros de Florianópolis - Cacupé

A orla da praia de mesmo nome tem cerca de 2 km de extensão. O bairro é banhado pelas águas calmas do canal da baía Norte. 

Localizado a 15 km do Centro, e com predominância de residências, o Cacupé guarda vários exemplares arquitetônicos de casas rústicas, tipicamente açorianas. Elas dividem espaço com casas mais modernas e condomínios residenciais, além de restaurantes concorridos. 
Por ser silencioso e tranquilo, é um dos melhores bairros para quem deseja sossego. Inclusive, é um dos bairros com a melhor vista para o pôr do sol!

Veja as ofertas de imóveis pra alugar no bairro Cacupé

3. Centro

Como a maioria dos bairros centrais em qualquer cidade, o Centro de Florianópolis é um lugar que guarda boa parte da história da Ilha da Magia.

Por lá estão exemplares preservados da arquitetura açoriana, como a Praça XV de Novembro, a Figueira Centenária, a Catedral Metropolitana e o Mercado Público, entre outras atrações.

Curiosamente, no caso da capital catarinense, o bairro leva esse nome não por estar numa região central, mas por ter sido o marco central da cidade. A região, na realidade, fica mais ao oeste da ilha. 

Morar no bairro significa estar no local onde a vida na ilha pulsa, perto de qualquer tipo de comércio e de serviços 24 horas por dia.

Veja as ofertas de imóveis pra alugar no Centro de Florianópolis:

4. Coqueiros

Considerado um dos bairros mais nobres e tradicionais da capital, é para muitos o melhor bairro de Florianópolis. 

Bem localizado na porção continental da cidade, é preciso atravessar a ponte para chegar ao Centro. Já para acessar as praias, é só pegar a Estrada Geral nas proximidades. 

A região chama a atenção pela quantidade e qualidade das escolas que oferece. Além da educação básica, atende a universitários, pois no bairro ficam o curso de gastronomia do IFSC e o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Udesc.

Há ainda parques e muitas opções de boas refeições na chamada Via Gastronômica, além de segurança reforçada graças à sede da Guarda Municipal.
Todas essas características transformam Coqueiros em um bairro completo, o que faz com que o preço dos imóveis seja bastante valorizado.

5. Itacorubi

A localização é um dos grandes atrativos do bairro Itacorubi. Fica a 10 km do Centro e, ao mesmo tempo, é cercado por uma imensa área verde, composta por um manguezal que está entre os maiores do mundo e o segundo maior do Brasil

Inaugurado em 2016, o Jardim Botânico de Florianópolis também está localizado no bairro. Com 19 hectares, o espaço é ideal para caminhar, correr, andar de bike, jogar beach tennis, brincar com as crianças ou apenas curtir a natureza. 

Itacorubi está em nossa lista dos melhores bairros de Florianópolis para morar justamente por oferecer ao seu morador tanto a tranquilidade e o contato com a natureza quanto o acesso a uma boa oferta de comércios e serviços.
O bairro ainda conta com ensino de ponta, como com escolas que atendem crianças e centros universitários. É lá que fica a Udesc. A UFSC também se encontra próxima, a aproximadamente 3,5 km da região.

Veja as ofertas de imóveis pra alugar no bairro Itacorubi:

6. Lagoa da Conceição

Melhores bairros de Florianópolis - Lagoa da Conceição

Rodeada por vilas de pescadores e construções antigas, a Lagoa da Conceição fica na parte leste da Ilha da Magia e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O bairro, que leva o nome de sua maior atração, tem características bem residenciais. Mas, ao mesmo tempo, conta com grande circulação de turistas e, consequentemente, com um forte comércio.

Também é um dos pontos da capital catarinense com mais opções para quem curte a noite. Há muitos bares e restaurantes de diversas especialidades, além de casas noturnas.

Cercado de natureza, com praias, dunas, montanhas e a lagoa propriamente dita, é um dos melhores bairros de Florianópolis para se morar.

A praia local é muito procurada por famílias com crianças, por ser calma e sem ondas. E o bairro respira atividades ao ar livre, como esportes náuticos, caminhadas e piqueniques.

Veja as ofertas de imóveis pra alugar na Lagoa da Conceição:

7. Jurerê Internacional

A mais famosa região da cidade também é um bairro de alto padrão, referência em segurança.

Na parte norte de Floripa, Jurerê conta com muitas opções para quem quer viver bem no centro da agitação. Opções de baladas populares são o Cafe de La Musique, a Second Jurerê, o Posh Club, a Milk, a P12 e a Terraza, que estão sempre lotadas de turistas do mundo todo.

Quem mora no bairro também desfruta de uma infraestrutura completa de serviços e comércios, como mercados, escolas, farmácias, sem necessidade de tirar o carro da garagem. 

Vale lembrar que a região é paradisíaca, um dos destinos mais lindos do país. Imagine viver à beira dos 26 km de orla e se deparar com um mar limpo, esverdeado e calmo diariamente?!

8. João Paulo

Nos anos 2000, João Paulo passou a ser um dos bairros mais procurados da Ilha. Ele está entre os melhores bairros residenciais de Florianópolis: próximo ao mar, o local conta com uma série de condomínios de alto padrão com vista para pôr do sol. 

Ele é separado da Avenida Beira Mar Norte apenas pela área de preservação do mangue e 

Fica próximo à SC-401, que vai para o centro. Como tem somente uma entrada e saída para veículos, é um refúgio distante e seguro. 

Próximo ao local também ficam localizadas empresas da área da tecnologia e hubs de inovação, como ParqTec Alfa, a incubadora Celta, a sede do Sebrae, onde muitos dos moradores atuam diariamente. 

Há, ainda, a Ponta do Goulart, uma elevação de terra na orla entre dois manguezais onde é possível fazer trilhas que conduzem a pequenas praias desertas com uma bela paisagem.

9. Santa Mônica

Com ruas largas e arborizadas e composto exclusivamente de ruas planas, Santa Mônica é o bairro ideal para deixar o carro na garagem e circular de bike pelas proximidades. 

Santa Mônica é um ótimo lugar para se viver pois oferece uma completa infraestrutura. Não faltam comércios e serviços, a exemplo de bancos, postos de combustíveis, academias de ginástica, clínicas médicas e consultórios dentários, além de escolas.

O principal atrativo da região é o Shopping Iguatemi Florianópolis, um dos principais shoppings do país. Por lá, os moradores encontram lojas, conveniências, restaurantes e entretenimento garantido para a família toda. Ao lado, há ainda mais um centro de compras.

Na região fica também o Museu do Brinquedo, uma atividade ideal para fazer com as crianças, por oferecer atividades culturais, dança, música e muitos jogos. 

10. Córrego Grande

Região com vida universitária muito ativa, o Córrego Grande é um desses lugares que nunca param, sendo uma excelente opção para jovens e estudantes. É muito comum se deparar com universitários pedindo carona rumo à UFSC. 

Córrego Grande também tem duas áreas verdes de respeito, o Parque Linear e o Parque Ecológico, conhecido como Horto Florestal.

É um dos melhores bairros residenciais de Florianópolis em termos de convivência, pois toda essa vida gera amizades e parcerias que não se encontram em outros locais da cidade.

Na via principal, a Avenida João Pio Duarte Silva,  há bares, restaurantes, mercados, academias, farmácias e muito mais. É uma região onde é possível ter acesso a tudo, o que facilita para quem é novo na cidade.

Quais os bairros mais seguros de Florianópolis?

Morar em um bairro seguro está no topo da lista de prioridades dos moradores da Ilha da Magia. A boa notícia é que o estado catarinense é bastante seguro: houve queda em todos os índices de criminalidade no início de 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública. 

Na Ilha da Magia, os bairros mais seguros são: Agronômica, Jurerê Internacional, Cacupé e Campeche. 

Bairros perigosos em Florianópolis

Como toda cidade, Floripa conta com locais não tão amigáveis aos desconhecidos

É o caso de Monte Cristo, Ingleses, Vargem do Bom Jesus, Capoeiras, Rio Vermelho e Vargem Grande. Nestas regiões, ocorrem mais crimes de homicídios, latrocínios e confrontos com a polícia, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado.

Qual o bairro mais rico de Florianópolis?

Os bairros nobres de Florianópolis são aqueles que proporcionam localização privilegiada, segurança e boa estrutura urbana aos moradores, um combo que atrai pessoas com alto poder aquisitivo. 

Na cidade, essas regiões ficam localizadas em Coqueiros, Jurerê Internacional, Cacupé, Lagoa da Conceição e Agronômica. 

Qual o bairro mais bonito de Florianópolis?

Existem muitos bairros bonitos em Florianópolis, é impossível escolher um só! Todos os bairros que concentram praias e amplas áreas verdes são de encher os olhos. 

Quer alguns exemplos? Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição e João Paulo são três excelentes opções para quem busca atratividade e belezas de tirar o fôlego.

Melhores praias para morar em florianópolis

Quem vai morar na praia, mas ainda quer ter acesso a todas as facilidades urbanas, encontra em Florianópolis boas opções. Confira:

  • Praia da Joaquina (Lagoa da Conceição);
  • Praia Mole (Lagoa da Conceição);
  • Jurerê Internacional;
  • Praia dos Ingleses (Ingleses do Rio Vermelho).

Quem nunca pensou em viver numa ilha, cercado de belas paisagens naturais por todos os lados? Pois morar em Florianópolis significa ter essa experiência, mas com toda a infraestrutura de uma cidade grande. 

Para transformar esse sonho de viver na praia em realidade, que tal dar aquela olhada no QuintoAndar? Temos centenas de imóveis disponíveis para aluguel, compra e venda. 
Com nossos filtros de busca, você vai encontrar uma casa ou apartamento em um dos melhores bairros de Florianópolis. Há opções para universitários, para pequenas ou grandes famílias, para idosos e para qualquer um que procura pela qualidade de vida que a capital catarinense tem para oferecer.

Conte com os nossos consultores para ajudar você a viver em Florianópolis sem passar nenhum estresse com a burocracia dos trâmites imobiliários. Em pouquíssimo tempo, já será possível aproveitar essa nova vida!

Não está em Floripa? Veja aqui as outras cidades que são atendidas pelo QuintoAndar pelo Brasil.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui