Na hora de escolher um lugar para morar, o que você leva em consideração? Praticidade, agito, lazer, segurança, tranquilidade, mobilidade… 

É por isso que, quando alguém pergunta quais são os melhores bairros de São Paulo, a resposta é: depende!

Sim! Tudo vai depender do que você considera adequado para seu perfil e que atenda às suas necessidades. 

Com foco nesta afirmação, preparamos um guia para te ajudar a descobrir quais são as regiões que oferecem tudo o que você precisa. Navegue pelo conteúdo no menu abaixo:

Zonas de São Paulo:

Critérios para escolher os melhores bairros de São Paulo:

Melhores bairros de São Paulo:

Zonas de São Paulo

O primeiro passo que deve ser dado nessa jornada em busca dos melhores bairros de São Paulo é compreender melhor como a cidade se organiza.  Oficialmente, a cidade se divide em 5 regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

Cada uma abriga bairros bem peculiares e que carregam uma série de particularidades, encantos e uma organização própria. 

Centro

Quem nunca ouviu falar, por exemplo, das delícias dos restaurantes italianos do Bela Vista? Ele está localizado no Centro de Sampa, assim como Sé, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Campos Elíseos. 

Leste

Saindo um pouco da região central, temos um outro bairro cheio de charme e repleto de ruas, restaurantes e comércios: Mooca. Também marcado por influências da cultura italiana, ele conta com verdadeiros achados: casinhas de vila e imóveis amplos.

A Mooca está localizada na região Leste da capital paulista, assim como Aricanduva, Tatuapé, Carrão, Belém, Brás e Penha. E a lista continua: Vila Formosa Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Pari e mais 20 bairros.

Norte

Avançando um pouco mais no nosso mapeamento de Sampa, chegamos no Jaraguá, onde fica o Parque Estadual de mesmo nome, localizado a oeste da famosa Serra da Cantareira.

O Jaraguá fica na região Norte da cidade, assim como Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Brasilândia e Freguesia do Ó. Também fazem parte Jaçanã, Tremembé, Perus, Anhanguera, Pirituba, Santana, Tucuruvi e mais 5 bairros. 

Oeste

Os barzinhos e a organização comercial de Pinheiros são velhos conhecidos dos paulistanos. Com uma pegada mais jovial e repleta de badalação, ele faz parte da região Oeste da cidade, assim como Morumbi, Barra Funda e Lapa.

Também fazem parte da região os bairros Butantã, Raposo Tavares, Rio Pequeno e Vila Sônia. O arborizado bairro de Perdizes, Vila Leopoldina, Itaim Bibi, Jaguara, Jaguaré  e Jardim Pinheiros também fazem parte desse grupo.

Sul

A Vila Mariana e sua variedade de universidades, hospitais e edifícios comerciais ficam na região Sul da cidade. Não é à toa que o bairro é considerado um dos mais confortáveis, funcionais e seguros da capital. 

Campo Limpo, Capão Redondo, Jabaquara, Moema, Santo Amaro e Saúde também fazem parte da mesma região. O mesmo vale para Vila Andrade, Capela do Socorro,  Grajaú, Ipiranga, Pedreira  e mais 10 bairros.

Critérios para escolher os melhores bairros de São Paulo

Depois dessa breve apresentação para você se situar na cidade, chegou a hora de conhecer os critérios que podem te ajudar  a escolher o melhor bairro de São Paulo para morar . Lembra que a gente falou que tudo depende do seu perfil, certo?

Então, basta fazer uma lista com as suas prioridades. Depois das nossas considerações, busque por um imóvel localizado em uma região que supra as suas necessidades.

Fizemos uma lista com 04 critérios que a maioria das pessoas priorizam na hora de alugar ou comprar uma casa ou apartamento.

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Centros financeiros

Se o seu objetivo é construir uma excelente carreira profissional e aproveitar ao máximo tudo o que a cidade oferece nesse sentido, vale a pena focar na Vila Olímpia, subdistrito do Itaim Bibi.

A região é um verdadeiro pólo comercial, conhecido como um dos centros financeiros do mundo. Não é à toa que ela recebe milhares de empresários estrangeiros que, ao longo do ano, vêm ao Brasil para participar de eventos e reuniões. 

Além de edifícios empresariais, a Vila Olímpia conta com ruas tranquilas e arborizadas e shoppings, como o JK Iguatemi e o Shopping Vila Olímpia. 

Isso sem contar nos restaurantes para diversas exigências de paladar, como Baruk, Parilla da Vila e Otto. Para quem gosta da vida noturna,  há o Kabana Rock Bar e a balada Limelight. 

Também vale mencionar que ela é de fácil acesso a partir das principais avenidas da cidade, como a Avenida dos Bandeirantes, Avenida Santo Amaro, Marginais Pinheiros e Tietê. 

Há outros melhores bairros de São Paulo para quem gosta de aliar moradia e qualidade de vida no trabalho: Consolação, Bela Vista e Paraíso, localizados na região Central.

Já pensou em morar na Avenida Paulista, durante a semana, aproveitar tudo o que ela oferece no quesito trabalho  e estudos e,aos finais de semana ou até mesmo depois do expediente, curtir um cinema e exposições artísticas?

Isso sem contar que, no domingo, ela é fechada para carros e fica todinha livre para você pedalar, correr, patinar, passear com pets e assistir a inúmeras apresentações de grupos de teatro, dança e música.

Para quem quer evitar perder horas no trânsito se deslocando entre casa, trabalho, escola, academia e áreas culturais, é uma excelente opção. Isso sem contar que você vai morar em uma área que é um verdadeiro cartão postal.

Mobilidade

Essa categoria foi pensada especialmente para quem quer morar em São Paulo, mas sem abrir mão da mobilidade urbana. Afinal, diante de tanta complexidade típica de uma metrópole, deslocar-se com qualidade é um requisito.

Como você já deve saber, nos famosos horários de pico, o trânsito pode ficar, em média, 1h30 mais lento. Os transportes públicos também costumam ficar mais cheios, o que pode ser um obstáculo para algumas pessoas.

Para fugir desse cenário, você pode incluir em sua lista de melhores bairros de São Paulo os que estão localizados no Centro. Eles contam com alto grau de mobilidade para diferentes pontos da cidade.

Além disso, oferecem diversos terminais de ônibus e interligam as principais linhas do metrô, como a vermelha, azul, amarela e verde. 

Outra opção é a Vila Mariana, que além de ter toda infraestrutura que mencionamos no tópico anterior, também dispõe de fácil acesso a outros pontos da cidade. Dá pra chegar tranquilamente ao centro pela Rua Vergueiro, por exemplo. 

Na região Oeste, o bairro Perdizes é uma boa pedida. Ele acompanha duas importantes avenidas: Sumaré e Matarazzo. Isso sem contar que fica bem perto, tanto do terminal Barra Funda, quanto do metrô Marechal Deodoro. 

Claro que Pinheiros não ficaria de fora da nossa lista dos melhores bairros de São Paulo com mobilidade. Ele fica em uma área privilegiada por corredores de ônibus que ligam diferentes pontos da capital.

É uma ótima alternativa para quem trabalha no centro, na região da Paulista ou até mesmo na Vila Olímpia, locais que podem ser acessados facilmente por metrô, ônibus ou trem. 

O bairro é cortado pela conhecida Avenida Brigadeiro Faria Lima e também pela Avenida Rebouças. Pela rua Teodoro Sampaio, você chega facilmente à avenida Dr. Arnaldo, que dá acesso à Avenida Paulista e a outras avenidas que direcionam ao centro.

Área verde

Ao contrário do que se possa imaginar, é possível respirar ar puro e ter contato com a natureza sem sair de São Paulo. A cidade conta com uma série de parques, praças e ruas arborizadas com aquele ar de interior que muita gente gosta.

Um dos bairros que possuem uma ampla extensão de área verde está localizado na zona Norte da cidade: o Horto Florestal. Ele abriga nada menos do que o amplo parque Cantareira-Núcleo Pedra Grande.

Morar nessa região é ter acesso a uma área de 7.916,5200 hectares de muito verde, 3 trilhas e ao bioma típico da Mata Atlântica. O bairro conta com amplas casas, com quintais vastos e, claro, ruas arborizadas.

Ele é facilmente acessado a partir do terminal Tucuruvi, que conta com a linha azul do metrô e uma série de linhas de ônibus que transitam por diferentes pontos da cidade.

Se você prefere ficar mais próximo do centro da cidade, também há opções de áreas verdes. Uma delas fica bem no coração da capital, mais especificamente, pertinho da estação Luz do metrô: o parque Jardim da Luz.

O espaço é considerado o parque público mais antigo da cidade e conta com grandes árvores que oferecem sombra durante todo o dia. É um verdadeiro refúgio para aquele momento de descanso durante o almoço.

Claro que não deixaríamos de mencionar o Parque Villa Lobos, que fica no Alto de Pinheiros. Ele é de fácil acesso para quem mora no Butantã, Alto da Lapa, Vila Leopoldina e Jaguaré.

Além de contar com ciclovia, áreas para piquenique e, claro, muito verde, ele ainda abriga uma biblioteca com vasto acervo. Durante a semana, há uma série de atividades culturais gratuitas para crianças e adultos.

Universidades

Estudantes de todo país se mudam para São Paulo, seja para cursar graduação, mestrado, doutorado…. É por isso que esse contexto também pode ser um fator importante na hora de determinar os melhores bairros da cidade.

Se você vai estudar na Universidade de São Paulo (USP), localizada no Butantã, uma boa pedida é alugar um apartamento em Pinheiros, Vila Leopoldina ou Jaguaré.

Além da USP, há outras grandes universidades espalhadas por São Paulo. Quem estuda na Universidade Presbiteriana Mackenzie, por exemplo, prefere morar no bairro Consolação, República ou Santa Cecília.

Há ainda os estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que residem em Perdizes, Barra Funda, Sumaré e Alto da Lapa. 

Também vale mencionar o Centro Universitário Belas Artes  e a  Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM), que ficam na Vila Mariana.

Todas as universidades que mencionam têm um ponto importante em comum: elas são facilmente acessadas a partir das principais linhas de metrô. Não vai ser difícil encontrar colegas de outras instituições nas baladas da Vila Madalena, por exemplo.

Melhores bairros de São Paulo:

A gente poderia criar mais uma série de categorias para te ajudar a conhecer os melhores bairros de São Paulo além das que já mencionamos. Mas, já deu para sentir que, certamente, você vai encontrar um lugar pra chamar de seu, não é?

Além de garantir a melhor região para morar, você também pode considerar o que vale mais a pena no seu bolso: uma casa para alugar seria o ideal para você? Também existem as opções de apartamento mobiliado, que deve entrar na conta e no seu planejamento.

Para garantir que sua decisão seja tomada da melhor maneira possível, vamos compartilhar a lista dos melhores bairros de São Paulo:

Vila Olímpia

Além dos edifícios empresariais, o bairro conta com condomínios de alto padrão. Ele é de fácil acesso a partir das marginais Tietê e Pinheiros e do aeroporto de Congonhas, além de ser contemplado pela linha amarela do metrô e diversas paradas de táxi e ônibus. 

Os shoppings Vila Olímpia e JK Iguatemi  dão à região um toque a mais de sofisticação. Os amantes da vida noturna podem se divertir nos descontraídos bares e baladas, como a The History. Isso sem contar na diversidade gastronômica.

Consolação

O bairro é contemplado por diversas linhas de ônibus e  duas linhas do metrô: Verde e Amarela. É uma ótima opção para quem prioriza economia de tempo na hora de se deslocar para o trabalho ou à universidade.

Para quem foca em praticidade, Consolação também é uma boa escolha. Ele conta com lojas, supermercados, restaurantes, farmácias e muito mais. Opções de lazer também não faltam, já que ele abriga o Cine Caixa Belas Artes.

Bela Vista

O Bela Vista é um bairro tradicional da cidade. Ele abriga edifícios históricos, com apartamentos amplos, o que atrai os amantes de tradição, mas sem abrir mão da modernidade e do conforto. 

Além das famosas cantinas italianas, ele conta com shoppings, restaurantes e supermercados. Mobilidade também é um fator positivo, já que ele é contemplado pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e pelas linhas azul e verde do metrô.

Paraíso

Além de ser contemplado por diferentes opções de transporte, como 3 estações de metrô e diversos pontos de ônibus, o Paraíso fica bem perto da Avenida Paulista, que pode ser acessada a pé ou de bicicleta.

O bairro abriga hospitais importantes, como o Beneficência Portuguesa. Quem tem filhos, encontrará ótimas opções de colégios, como o  Colégio Imaculada. Isso sem contar nas diversas opções culturais, como o Centro Cultural Casa das Rosas, SESC Paulista e o Itaú Cultural.

Vila Mariana

O bairro conta com infraestrutura completa e diversas opções de escolas, universidades, hospitais e comércios em geral. O Colégio Bandeirantes e as universidades Belas Artes e ESPM estão localizados no coração da Vila Mariana.

Ele contempla 3 importantes vias de acesso: Avenida 23 de maio, Avenida Paulista e Rua Vergueiro. Isso sem contar na estação do metrô da linha azul, diversas paradas de ônibus e paradas de táxi. 

Pinheiros

Apartamentos de alto padrão, bares, feiras culturais e arborização são algumas das dezenas de atributos de Pinheiros.  Ele é contemplado pela linha amarela do metrô, além de ser de fácil acesso a partir do centro e da Avenida Paulista.

O bairro ainda é de fácil acesso ao parque Villa Lobos e à Cidade Universitária. Curtir o fim da tarde na Praça do Pôr do Sol ou desfrutar as atrações culturais e de lazer no SESC Pinheiros pode fazer parte da sua rotina como morador da região.

Perdizes

Perdizes é aquele bairro que promove o encontro perfeito entre os estilos clássico e contemporâneo. Isso pode ser comprovado pela presença de casarões, prédios residenciais modernos e as charmosas casinhas de vila.

Ele fica próximo da Barra Funda e da Lapa, além de estar a poucos minutos da estação de metrô Sumaré. Morar na região é uma boa pedida para quem gosta de tranquilidade durante a semana, mas não abre mão de barzinhos com  música ao vivo aos finais de semana.

Use a plataforma certa para achar o seu lugar

O QuintoAndar pode te ajudar com mais dicas na hora de você buscar o imóvel na medida certa para seu perfil. Acesse o site do QuintoAndar e confira quais são as opções de apartamentos ou casas de acordo com a listinha que você fez enquanto lia este conteúdo.

Desde o primeiro contato com nossa plataforma, até a finalização do contrato, nossa equipe estará à sua disposição para garantir que a compra ou locação seja a mais tranquila possível. 

E, caso você queira ir além de São Paulo, é só procurar imóveis nas mais de 40 cidades em que oferecemos o serviço de aluguel residencial. O QuintoAndar também conecta vendedores e compradores de imóveis de várias capitais do país.

+ Leia também:
Bairros mais seguros de SP, veja os protegidos da capital paulista