Está em busca dos melhores bairros de Sorocaba? A cidade do interior do estado de São Paulo traz muitas oportunidades de emprego, além de oferecer qualidade de vida. Especialmente, se você escolher uma das melhores regiões para morar.

Nesses locais, você encontra toda a infraestrutura necessária para sua família morar bem, como escolas, supermercados, farmácias etc. 

Então, que tal conferir quais são os melhores bairros de Sorocaba para morar? Confira as características da cidade e conheça as regiões!

Navegue pelo conteúdo:

Como é a cidade de Sorocaba?

Uma das principais características de Sorocaba é o fato de ser uma cidade do interior, mas com todas as facilidades das capitais. Segundo o IBGE, são mais de 695 mil pessoas. 

Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o resultado é de 0,798. Quanto mais perto do número 1, melhor é considerado o IDH da cidade. Índices abaixo de 0,499 são considerados baixos, enquanto 0,5 a 0,799 são médios. Acima de 0,8 o desenvolvimento é alto. 

Ou seja, a cidade de Sorocaba se encontra muito próxima da linha de alto desenvolvimento humano.E esses dados podem ser traduzidos como qualidade de vida. Afinal, há oferta de educação, emprego, renda e expectativa de vida. Além disso, há muitas indústrias. Tanto é que o Produto Interno Bruto (PIB) — ou seja, a soma das riquezas geradas no município — é de R$ 32,6 bilhões, sendo o 9º maior do estado.

Regiões de Sorocaba

A cidade é dividida em seis regiões administrativas. São as zonas:

  • Norte;
  • Sul;
  • Leste;
  • Oeste;
  • Central;
  • Industrial.

Cada uma delas tem suas características. A Zona Norte, por exemplo, é a mais populosa, além de grande oferta de comércio e serviços públicos. No entanto, seu desenvolvimento é recente e está focado nos últimos 10 anos.

A Zona Sul, por sua vez, é mais residencial. Apesar disso, também é a mais estruturada e o local mais nobre da cidade. A Zona Leste tem várias ruas e avenidas comerciais, além de universidade e do ginásio municipal de esportes. Ali, também fica o zoológico.

Já na Zona Central, o foco é o valor histórico e cultural. Há muitos prédios antigos, mas também ampla atividade comercial. Existem alamedas projetadas e bulevares, mas também shoppings a céu aberto.

A Zona Oeste concentra atividades comerciais, mas tem locais de grande expansão residencial. Além disso, é uma das maiores regiões de Sorocaba. 

Por fim, a Zona Industrial é voltada para as empresas da região. Por isso, oferece boa infraestrutura rodoviária e transporte público para carregar o fluxo de trabalhadores.

Qual é o melhor bairro para morar em Sorocaba?

Agora que você viu as principais informações sobre a cidade, está na hora de conhecer quais os melhores bairros. Que tal ver a lista?

Cerrado

Localizado na Zona Oeste, sua principal característica é o comércio local diversificado. Isso vem atraindo novos prédios residenciais e faz com que o município esteja com o mercado imobiliário em expansão. 

Mas, apesar do comércio, o Cerrado ainda é conhecido como um local tranquilo. Também tem um trânsito facilitado, já que grandes avenidas, como General Carneiro, Santa Cruz, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo cruzam o bairro. Vale dizer que a Rodovia Raposo Tavares também oferece acesso à região, apesar de não ser uma das melhores opções em horários de pico.. Para quem prefere a bicicleta ao carro, existe uma ciclovia que pode servir de  alternativa.

Em relação à infraestrutura, na região, está localizado o CEAGESP, o hospital da Unimed e uma das unidades do SESI. 

Quanto ao lazer, os atrativos são:

  • Clube Recreativo Campestre: é um parque aquático com várias atividades esportivas e eventos. No entanto, é exclusivo para associados;
  • Centro Hípico Pagliato: recebe alguns shows nacionais.

Mangal 

Bairro Mangal, em Sorocaba

Mais tranquilo e afastado do centro, está localizado na Zona Sul. O tráfego de carros e pessoas se restringe aos moradores, o que traz muito sossego para quem mora ali. Ainda assim, a área tem o Teatro Sesi, que recebe espetáculos e oferece quadra de esportes, academia e aulas de dança.

Aos sábados, tem uma feira de rua, que atrai muitos moradores. Para as crianças, a região conta com um campinho de futebol. Também existe o Centro de Lazer e Esporte, com várias atividades esportivas e culturais.

 O que se destaca no Mangal é a história. Há muitos casarões antigos, com estilo clássico e jardins. Eles convivem com as construções mais modernas, o que traz um toque diferenciado.

O bairro também oferece acesso fácil à região central. O serviço de transporte público é amplo e o trânsito é calmo, mesmo em horários de pico.

Campolim

A área mais nobre de Sorocaba tem muitos condomínios verticais, atrações noturnas e entretenimento. No bairro, está localizado o maior shopping da cidade. Também há várias escolas, supermercados, dentistas, clínicas médicas e outros itens essenciais para a infraestrutura.

Quanto aos espaços de lazer, os dois principais são o Parque do Campolim e o Kasato Maru. O primeiro tem o nome oficial Parque Carlos Alberto de Souza e recebe diversas atividades culturais e educativas. Também é bastante usado para a prática de esportes ou  para passar algum tempo com a família.

O segundo é uma homenagem à imigração japonesa e conta com portal Torii — aquele típico arco vermelho japonês —, espelho d’água, globo terrestre metálico, pista de caminhada e deck de madeira. Ainda recebe eventos culturais nipônicos no mês de julho.

Centro

Como dissemos, Sorocaba é uma cidade do interior que apresenta todos os recursos de uma cidade grande. No entanto, se você gosta da sensação de viver em um centro urbano, o bairro Centro é a melhor opção.

Na região, você conta com tudo o que precisar: hospitais, como o Hospital e Maternidade Samaritano, comércio, como o Shopping Sorocaba e o Pátio Cianê, opções culturais, como os museus da Arte Contemporânea e o Museu da Estrada de Ferro.

A região também garante boa mobilidade, já que fica perto das avenidas Dom Aguirre, Afonso Vergueiro, Juscelino Kubitschek.

Jardim Europa

Já se você gosta do estilo de vida tranquilo das cidades do interior, mas ainda assim quer estar perto do centro urbano, o bairro Jardim Europa é a melhor opção.

O bairro tem como característica ser mais calmo e ideal para famílias. Isso porque ele fica um pouco mais afastado do centro da cidade e todo o trânsito que o acompanha.

No entanto, se você precisar acessar outras regiões, consegue fazer isso facilmente usando transporte público ou pelas avenidas General Carneiro e Américo de Carvalho.

O lazer fica por conta do Parque Natural da Água Vermelha, uma área verde de 20 mil metros quadrados e dois lagos.

Morar em Sorocaba e trabalhar em SP

A cidade de Sorocaba fica próxima a São Paulo. A distância é de aproximadamente 90 km. No dia a dia, isso pode levar cerca de duas horas de deslocamento, devido ao trânsito em horários de pico e ao transporte público, onde as passagens podem chegar a até R$60.

No entanto, fazendo o trajeto em horários alternativos, em carro próprio ou ônibus fretado, leva-se menos tempo. Inclusive, a última opção de transporte é a mais procurada, porque os veículos são confortáveis e você pode aproveitar o tempo para ler, assistir a um filme, estudar ou descansar etc.

A vantagem de morar no interior e trabalhar na capital é ter a chance de ter uma remuneração maior e ainda manter a qualidade de vida de uma cidade mais tranquila. Especialmente se você escolher uma das melhores regiões para morar.

Encontre o imóvel dos seus sonhos em Sorocaba

Agora que você conhece os melhores bairros de Sorocaba, está na hora de encontrar o lar ideal para sua família. No QuintoAndar, você encontra os melhores imóveis no Campolim, no Cerrado, no Mangal e em vários outros lugares da cidade!

Você ainda pode alugar sem complicações, já que não precisa de fiador, podendo contar também com as soluções e garantias do Caução QuintoAndar e Fiança Garantida. Assim, fica muito mais fácil encontrar o local certo para você, com toda a infraestrutura desejada e próximo a espaços de lazer.

Então, que tal começar a procurar? Encontre o imóvel certo para você com toda a tecnologia que só o QuintoAndar oferece e tenha uma experiência única!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora