São Paulo conta com algumas das principais universidades do país, entre dezenas de instituições de ensino superior. Justamente por isso, a cidade recebe anualmente muitos novos moradores. Jovens estudantes de outras cidades e estados do Brasil, e até do exterior, em busca de excelente formação acadêmica. Mas você sabe quais são as melhores e mais reconhecidas universidades de São Paulo?

+ Leia também: Conheça os bairros mais seguros pra se viver em São Paulo

Começar na vida universitária Começar na vida universitária nem sempre é fácil. É necessário escolher o curso, se inscrever no vestibular das universidades, conseguir uma boa nota, para aí iniciar a formação. Porém, a vida de universitário significa também abrir-se para um mundo de oportunidades.

São Paulo não concentra apenas boas universidades, mas é, também, o melhor lugar para se estar quando chega o momento de entrar no mercado de trabalho.

Navegue pelo conteúdo:

Melhores bairros de São Paulo para universitários

A preocupação de muitas pessoas que vêm a São Paulo para estudar vai além do ranking da universidade e nível dos cursos. A moradia é outro fator importantíssimo na hora da escolha.

Morar perto da universidade é uma excelente opção para quem está chegando pra estudar, pela conveniência, economia com transporte público, e para poder desbravar a cidade aos poucos. Por isso, o MeuLugar preparou uma lista das universidades mais reconhecidas de São Paulo e os bairros em que estão localizadas. Confira:

Butantã- USP

A Universidade de São Paulo é a principal instituição de ensino superior do Brasil e a segunda melhor da América Latina de acordo com ranking do Times Higher Education (THE) para 2020. 

A USP é ainda uma das quatro universidades públicas mantidas pelo Governo de São Paulo, com um sistema de vestibular de duas fases. Além disso, a universidade é referência nos cursos de Direito, Engenharia, Medicina e Odontologia. 

A USP está localizada no bairro do Butantã, Zona Oeste da capital paulista, um dos mais procurados pelos estudantes. Além disso, o bairro abriga o Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo.

Muito bem servido em termos de comércio, o Butantã também é privilegiado em termos de mobilidade. O bairro é atravessado pelos quilômetros iniciais da Rodovia Raposo Tavares e cortado por grandes avenidas como a Corifeu de Azevedo Marques, a Eusébio Matoso e a Vital Brasil, além da facilidade para se chegar à Rebouças, que liga a região à Avenida Paulista ao Centro. O Butantã é ainda atendido pela Linha 4 (Amarela) do Metrô. E é do Metrô do Butantã que saem a maioria dos ônibus que vão para a USP.

Leia mais: Melhores bairros de São Paulo, como escolher o ideal 

Vila Mariana – ESPM e Centro Universitário Belas Artes 

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo são duas das principais instituições da área de humanas da cidade.

A primeira é referência nos cursos de Design e Comunicação, além de contar com uma ótima estrutura. A segunda tem uma história importante para as artes de São Paulo, e é indicada para quem quer entrar no mercado das Artes Cênicas e Artes Visuais. 

As duas universidades ficam localizadas no bairro da Vila Mariana, um dos principais redutos de jovens universitários da cidade. Isso porque, a proximidade com o Metrô faz com que estudantes de outras universidades mais distantes escolham o bairro para morar. Nada menos que cinco estações atendem o bairro: Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Além disso, a Vila Mariana também é um dos principais redutos boêmios de São Paulo. A Rua Joaquim Távora é point da região onde jovens se encontram pra tomar uma cerveja após as aulas ou durante o fim de semana. Quitinetes são populares no bairro, assim como prédios antigos com apartamentos amplos.

Higienopólis – Mackenzie e FAAP

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, ou simplesmente Mackenzie, é uma das instituições de ensino superior privada mais bem avaliadas do país. Além disso, a universidade é reconhecida pela excelência na área do Direito e Engenharia. 

A Fundação Armando Alvares Penteado, a FAAP, é outra importante instituição de ensino privado de São Paulo, reconhecida por ótimos cursos na área de Comunicação, como Publicidade e Propaganda, Cinema, Radialismo e Jornalismo.

As duas universidades estão localizadas no bairro do Higienópolis, que faz divisa com a Consolação, um dos bairros da capital mais habitado por jovens e um dos melhores para universitários.

 A região conta com diversas opções de compras e gastronomia. Entre suas principais vias estão a Avenida Rebouças, a parte final da Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O comércio local é muito forte. E os diversos prédios costumam oferecer muitos apartamentos de um ou dois quartos, além de quitinetes.

Por ter um perfil mais jovem, o bairro tem uma noite muito agitada, com muitos bares, restaurantes e boates das mais diversas. E é muito bem servido de transporte público, com diversas linhas de ônibus e estações do Metrô próximas, como Consolação, Paulista e Higienópolis-Mackenzie. 

Perdizes – PUC-SP

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC-SP,  também figura como uma das melhores universidades não públicas do país e de ótima reputação em diferentes cursos. Entre eles: Direito, Economia, Relações Internacionais e Comunicação. 

A universidade fica localizada em Perdizes, Zona Oeste da capital, conhecido por suas diversas ladeiras e apartamentos antigos. O bairro é ainda atendido por diversas linhas de ônibus e fica próximo do Higienópolis, Santa Cecília e Bela Vista. Perdizes também possui ótimos restaurantes e bares que concentram o público jovem. 

Bela Vista – Faculdade Cásper Líbero, Anhembi Morumbi e UNIP

A Cásper Líbero é uma das faculdades privadas mais tradicionais de São Paulo, sendo uma das melhores do país na área de comunicação. A faculdade fica no mesmo prédio da emissora de TV Gazeta e os cursos contemplados são os de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet. 

A Universidade Anhembi Morumbi também é outra instituição privada de renome e que faz parte da principal rede privada de educação do mundo, a Laureate International Universities. Com diversos cursos que vão desde Saúde, Engenharia, Direito a Aviação Civil, Cosmetologia e Gastronomia. A universidade também é reconhecida pelo seu ensino a distância (EAD).

Por último, a Universidade Paulista (UNIP), que faz parte do grupo Objetivo, também tem um ótimo reconhecimento no ensino a distância. Assim como a Anhembi, a UNIP possui muitos cursos, além de contar com diversos campus espalhados por todo o país. 

As três universidades ficam localizadas em plena Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, que tem uma ampla rede de transporte público, com diversas linhas de ônibus e metrô. Além disso, a região é conhecida pelo agito, com bons bares e restaurantes, e fácil acesso para o Paraíso, Jardins, Consolação e Centro.

Liberdade – FMU

O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, também faz parte da Laureate International Universities e conta com ótimos cursos na área de Direito, Artes Visuais, Nutrição e Musicoterapia.

O principal campus da FMU fica localizado na Liberdade, famoso por seu estilo oriental e uma boa estrutura de comércios e serviços. Por ficar na região central de São Paulo, próximo a Avenida 23 de Maio, que liga o bairro à Zona Sul, os universitários vão encontrar kitnets e studios para morar. O bairro também tem boa rede de transporte público e a estação de metrô Linha Azul, Japão-Liberdade. 

São Bernardo do Campo – Metodista

A Universidade Metodista de São Paulo é uma das melhores em ensino privado na região do ABC Paulista. A faculdade foi fundada para oferecer o curso de Teologia da Igreja Metodista, mas, hoje, conta com uma ampla gama de opções como Administração, Economia, Comunicação, etc., além de um campus bem estruturado e moderno. 

Veja Agora: ABC paulista para universitários

A Metodista fica localizada no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, com custo de vida abaixo do da capital, o que pode ser uma vantagem para os universitários. O Rudge Ramos é um bairro tranquilo, com ampla rede de serviços e comércio, e boa segurança, ideal para estudantes que querem fugir da agitação. 

Melhores bairros no QuintoAndar

O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar a moradia perfeita para você, no bairro mais próximo da sua universidade. Acesse nosso site ou o app, e confira as opções dos bairros mais universitários de São Paulo.

Nossos consultores são responsáveis por tornar o processo de locação o mais tranquilo possível, auxiliando desde a busca até a entrega das chaves.

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel