Quem tem filhos consequentemente têm uma enorme preocupação sobre a educação deles. Por isso, se você vive na capital paulista, aqui vamos te ajudar a conhecer as melhores escolas de SP, essencial para o futuro das crianças. 

A pandemia mudou a relação da maioria dos brasileiros com as suas casas. O que antes era um espaço mais relacionado a descanso e refúgio, agora se mostra um local para trabalhar, estudar, relaxar… Tudo dentro do mesmo espaço.

Para os pais, o isolamento social também trouxe uma proximidade maior com os estudos das crianças. Se antes havia despedida e um até logo na porta da escola, agora todas as aulas online passaram a fazer parte do dia a dia dos responsáveis, permitindo um acompanhamento mais próximo e criterioso sobre a qualidade do ensino oferecido às crianças. 

Tantas mudanças no estilo de vida e formação acadêmica dos filhos fez com que os responsáveis passassem a avaliar o melhor custo benefício das escolas disponíveis para os filhos.

Neste cenário, é comum que os pais se perguntem se estão fazendo a escolha certa pela educação de seus filhos. É por isso que, em parceria com a SchoolAdvisor, este conteúdo seleciona as 10 melhores escolas particulares de SP, seguindo critérios e indicadores importantes para avaliar a decisão.

Veja agora um resumo do que você vai encontrar neste artigo:

Quais as melhores escolas particulares de SP?

Escolher a primeira escola que seus filhos vão frequentar, ou optar por migrar de instituição, passa por alguns pontos que devem ser levados em consideração, como a qualidade do ensino e quantidade de área verde disponível. 

Além disso, é importante destacar que existem diversos métodos de aprendizado. Conheça um pouco sobre alguns deles e como você pode avaliar as melhores escolas de SP:

  • Tradicional: É a abordagem mais conhecida, que valoriza a quantidade de conteúdo ensinado. Os alunos são avaliados periodicamente e, quem não atinge a nota mínima, deve refazer o ano em questão. Escolas que seguem o método tradicional são bastante focadas em auxiliar os alunos a passarem no Enem e universidades.
  • Construtivista: Mesmo com provas que podem reprovar também, o modelo construtivista foca mais em estimular os estudantes a pensarem – não somente absorverem o conteúdo transmitido pelos professores.
  • Montessoriano: Já o modelo Montessoriano é baseado na filosofia de Maria Montessori, pesquisadora que acreditava que é agindo que os alunos adquirem conhecimento. A ideia é que esse método forme indivíduos mais independentes, criativos e confiantes, respeitando o ritmo de cada um. Por conta disso, as classes podem ter crianças com idades diferentes.
  • Waldorf: Na metodologia desenvolvida pelo filósofo Rudolf Steiner, as escolas buscam equilibrar a transmissão de conhecimento enquanto desenvolvem habilidades artísticas em seus alunos. Testes e provas são aplicados, mas não é só a nota acerca das matérias que interfere na avaliação – trabalhos em grupo, empenho em aprender e comportamento perante as situações também contam.

Então, para determinar quais são as melhores escolas de SP, a SchoolAdvisor, fonte de informações sobre as escolas particulares do Brasil, fez uma lista das melhores escolas paulistanas segundo alguns indicadores. Nesse artigo, você vai conhecer quais são e mais detalhes sobre cada uma. 

Melhores Escolas de SP segundo o ICDSA (Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor)

Este indicador considera a adequação da formação, a regularidade, o curso superior e avaliações quantitativas dos docentes na plataforma School Advisor.

1. St. Nicholas Escola Anglo Brasileira

Localizada no bairro de Pinheiros, desde 1980 a escola St. Nicholas Escola Anglo Brasileira atende alunos de todos os níveis de ensino. 

Alunos de cerca de 50 nacionalidades já passaram pela instituição bilíngue, que conta com programas IB World School (qualificação no idioma inglês reconhecido por instituições em todo o mundo). 

2. Avenues São Paulo

A escola bilíngue que fica na região da Vila Olímpia, em São Paulo, desembarcou no Brasil em 2018 com uma metodologia pedagógica própria e inovadora desenvolvida em Nova York. 

O colégio possui o seu próprio centro de formação para docentes e professores brasileiros e estrangeiros.

3. Colégio Miguel de Cervantes

O Colégio Miguel de Cervantes fica na região do Morumbi e é uma escola bilíngue (português/espanhol), fundada em 1978, com uma proposta pedagógica única, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

A instituição está alinhada à Consejería de Educación (instituição que representa o Ministério de Educação espanhol), o que garante atualização e aprimoramento para o corpo docente.

4. Pioneiro Centro Educacional

Localizado na Vila Clementino, o Pioneiro Educacional atende crianças de todos os níveis educacionais, a partir de uma metodologia própria bilíngue (português/japonês) que visa assegurar a educação integral

5. Colégio Rainha da Paz

O Colégio Rainha da Paz, localizado na Vila Madalena, acumula mais de 70 anos de história e tem práticas pedagógicas únicas, que visam estimular a autonomia e o pensamento crítico dos alunos.

Para auxiliar na missão de desenvolvimento das crianças, os docentes são altamente qualificados e engajados, e buscam valorizar os espaços de aprendizagem ao ar livre, potencializando a formação. 

6. Colégio Paulicéia

A região do Campo Belo conta com o Colégio Paulicéia, super tradicional que, desde a década de 60, oferece aulas para todos os níveis educacionais. Os professores buscam levar a inclusão e diversidade a seus educandos através de atividades práticas que desenvolvem, inclusive, o pensamento crítico dos alunos.

7. St. Paul’s School

Nos Jardins, a instituição St. Paul’s School têm uma abordagem pedagógica tradicional e é uma das mais antigas de São Paulo, fundada em 1926. Ela apresenta um programa bilíngue e se define como uma escola britânica no Brasil. 

Não à toa, os professores vêm de outros países e recebem formação adequada para educar de forma holística seus estudantes. 

8. Mackenzie Colégio Presbiteriano

Fundado em 1870, o colégio Mackenzie fica localizado no bairro de Higienópolis e recebe alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O sistema de ensino é fundamentado em uma visão de mundo cristã. 

9. Colégio Spinosa Unidade II

O Colégio Spinosa Unidade II está localizado na  região de Santo Amaro e tem sua unidade dedicada ao ensino Fundamental e Médio. Desde 1970, a escola de proposta bilíngue usa uma abordagem pedagógica humanista, que é centrada nas particularidades de cada indivíduo.

10. Escola Carandá Viva Vida

Próxima ao parque Ibirapuera, a escola Carandá Viva Vida nasceu da união entre a Escola Carandá e o Espaço Viva Vida, que gerou um colégio competente, humanista, com visão de futuro. Ao todo, são mais de 30 anos de experiência.

Melhores Escolas de SP segundo o IIESA (Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor)

Para este ranking, o IIESA (Indicador de Infraestrutura da SchoolAdvisor) leva em consideração a infraestrutura que a escola oferece, conforme os seguintes critérios:

  • Salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Infraestrutura mínima e esperada para atender as turmas e avaliações quantitativas.

1.  Colégio Santa Maria

O Colégio Santa Maria, localizado no Jardim Marajoara e está entre as melhores escolas particulares de São Paulo. O colégio ocupa uma área de 180 mil m², com ampla área verde e diferentes complexos que atendem às necessidades específicas dos alunos de todos os níveis de ensino. Há, ainda, laboratório de ciência, salas de música, artes, entre outras. 

2.  Colégio Visconde de Porto Seguro – Campus Morumbi

Localizado em um dos mais nobres bairros paulistanos, no Morumbi, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma histórica escola de origem alemã fundada em 1878. 

Sua infraestrutura se destaca por oferecer área verde, viveiro de animais, laboratório de robótica/maker e de ciência, além de salas de arte, música e auditório.

3.  Colégio Santo Américo

Também pela região do do Morumbi, o colégio Santo Américo tem a sua metodologia de ensino fundamentada na abordagem humanista. A escola foi construída em 1951 e possui área verde, auditório, pátios, quadras, refeitório, laboratório de ciências e salas de artes, esportes, leitura e música – atendendo alunos do Ensino Básico ao Médio.

4. Escola Viva 

A Escola Viva, colégio particular em SP,  funciona na Vila Olímpia desde a década de 70, a partir de uma pedagogia socioconstrutivista. Com aulas para alunos de todos os níveis, o local conta com área verde, viveiro de animais, laboratório de robótica/maker e de ciência, salas de arte, música e playground. 

5. Colégio Ítaca

O Colégio Ítaca fica perto do Jockey Clube e  recebe estudantes do ensino Fundamental ao Médio. Com áreas ao ar livre, pátios, quadras, biblioteca, laboratório de ciências/maker e sala de esportes e música.

6. Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII está localizado na região do Morumbi desde 1954 e seu ensino é baseado em valores cristãos e franciscanos.

A infraestrutura do local abriga mais de 170 mil m², com presença de Mata Atlântica, incluindo: viveiro de animais, laboratórios de robótica/maker e de ciências, além de salas de artes, esportes, leitura e música. 

7. Colégio Madre Cabrini

No coração da Vila Mariana, o Colégio Madre Cabrini foi fundado em 1926 e conta com uma metodologia própria para todos os níveis de ensino. O local abrange área verde, parque, quadras, pátios, além de laboratórios e salas para atividades como arte, música e leitura. 

8. Colégio Miguel de Cervantes

A unidade do Colégio Miguel de Cervantes está entre as melhores escolas de SP quando se fala em infraestrutura. Ela possui diversos atrativos que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes, como: auditório, parque, pátios, quadras, laboratório de ciências e salas para artes, esportes, música e leitura. 

9. Colégio Rio Branco – Unidade Higienópolis

A Unidade Higienópolis do colégio Rio Branco atende do Ensino Infantil ao Médio e possui uma infraestrutura diferenciada, abrigando um auditório, quadras poliesportivas, pátio, parque, laboratório de ciências e salas dedicadas a artes e música.

10. Arquidiocesano de São Paulo – Marista

Localizado na Vila Mariana, o Colégio Marista Arquidiocesano  está ligado à Pastoral Marista e foi fundado em 1858.

Após mudar sua sede para o local em que está hoje em dia, passou a contar com auditório, quadras, pátio, parque, laboratório de ciências e salas de artes, esporte e música para alunos de todas as idades.

Melhores Escolas de São Paulo segundo o Ranking do ENEM

Os pais que fazem questão de garantir a universidade para os filhos devem olhar para as melhores escolas de SP que obtiveram uma boa pontuação no ENEM. O ranking abaixo foi elaborado de acordo com a média das notas da parte objetiva da avaliação de 2019. 

1. Colégio Objetivo Integrado

Em plena Avenida Paulista, o colégio Objetivo Integrado atende alunos do Ensino Fundamental ao Médio. Ele atingiu 708,80 na provas objetivas e foi o terceiro mais bem colocado do país no ENEM daquele ano. 

2. Colégio Vértice – Unidade II

No Campo Belo, a segunda unidade do Colégio Vértice (Unidade ll) atende somente alunos que estão em fase pré-vestibular, do Fundamental ao Médio, e a sua pontuação é de 686,81. 

3. Colégio Vital Brazil

Em pouco tempo desde a sua fundação em 2011 e atendendo todos os níveis de ensino, o Colégio Vital Brazil obteve boa pontuação na prova do ENEM, alcançando 683,15. A escola atende todos os níveis de ensino. 

4. Colégio Móbile

O Colégio Móbile fica em Moema, e, desde 1975, atende exclusivamente alunos do Ensino Médio, que têm foco total em entrar em boas universidades do Brasil. Na edição 2019 da prova, atingiu 674,55 pontos.

5. Colégio Etapa

Localizado na Vila Mariana, desde 1982 o Colégio Etapa conta com uma metodologia própria para alunos de todos os níveis de ensino, com atenção redobrada aos estudantes de nível Médio. No ENEM, o colégio registrou a pontuação de 671.80 na prova objetiva. 

6. Colégio Agostiniano Mendel

Nas proximidades da região Tatuapé de São Paulo, é possível encontrar o Colégio Agostiniano Mendel. Ele atende desde o Ensino Infantil ao Médio e foi um dos que mais pontuou no ENEM, chegando a 663,84.

7. Colégio Albert Sabin

Quase na divisa com Osasco, no Rio Pequeno, está localizado o Colégio Albert Sabin. escola particular obteve 655,44 pontos na avaliação nacional e abre as portas para estudantes de todas as idades.  

8. Colégio Santa Cruz

No Alto de Pinheiros encontra-se o Colégio Santa Cruz, que teve média de 657,20 no ENEM 2019. A escola é reconhecida pela sua metodologia de ensino focada na preparação do vestibular, disponível para todos os níveis de educação.

9. Colégio Bandeirantes

O Colégio Bandeirantes se trata de mais uma uma instituição no bairro da Vila Mariana com tradição em ótimas pontuações no ENEM, obtendo 653,91 pontos em 2019. O colégio recebe alunos de todas as faixas etárias e possui uma pedagogia própria, inclusive para os pré-vestibulandos. 

10. Colégio Liceu Pasteur

Na Vila Mariana está o Colégio Liceu Pasteur, um colégio tradicional que abriu suas salas de aula há mais de 100 anos. Bilíngue (português/francês), a escola vai do Ensino Fundamental ao Médio. A qualidade de ensino garantiu, no enem de 2019, uma pontuação de 652,09.

Quanto custa um colégio particular em São Paulo

O valor de um colégio particular em São Paulo varia de acordo com a região que deseja, bem como a sua infraestrutura, e em qual nível de ensino deseja colocar as crianças.

Como podemos perceber, essa lista de melhores escolas de SP abriga instituições que abrangem diferentes perfis de ensino. Ou seja, é possível encontrar um colégio que não só atenda ao bolso, mas que esteja alinhado aos valores pessoais de cada família, garantindo um aprendizado que fará diferença no futuro. 

Qual a escola mais cara de SP?

De acordo com uma apuração realizada em novembro de 2020 pela Forbes, a escola mais cara da capital não aparece entre as mais bem posicionadas em nossa lista. 

Trata-se da Graded – The American School of São Paulo. Ela fica na localizada Vila Andrade, também em São Paulo, e foi fundada em 1920 pela Câmara de Comércio Americana, em parceria com empresas americanas. A escola segue um currículo americano totalmente em inglês.

Atualmente, são mais de 1200 alunos de 44 nações divididos entre o pré-primário até o 12º ano. A maioria dos professores é estrangeira e 84% dos alunos que se formam na unidade aplicam para faculdades nos Estados Unidos.

Para estudar no local, brasileiros pagam uma matrícula de R$ 60.000, e mensalidades entre R$ 8.734 e R$ 10.723. Para os estrangeiros, a matrícula custa R$ 90.000.

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

More próximo às melhores escolas de SP

Depois de conhecer tantas escolas particulares em São Paulo e se impressionar com a qualidade de cada uma delas, é hora de tomar a decisão e matricular as crianças. 

É claro que quanto mais próximo ao colégio, melhor. Portanto, na hora de comprar ou alugar um imóvel, não deixe de selecionar a localização ideal no QuintoAndar e conferir as casas e apartamentos disponíveis para a sua família.

Graças à tecnologia digital e a facilidades que a imobiliária digital possui, você terá uma experiência segura desde o primeiro acesso à nossa plataforma, até a finalização dos trâmites para conquistar o lar ideal.

Nossa equipe de consultores especializados ajudará a desburocratizar todo o processo para que você possa focar naquilo que realmente importa: a educação e das crianças.