O Memorial dos Povos Indígenas é um espaço cultural que fica no Eixo Monumental, em Brasília. No lugar, que é inspirado em uma maloca Yanomami, o acervo abriga objetos e ainda uma oportunidade de refletir e conhecer sobre as mais diversas culturas dos habitantes originários.

E se você ainda não conhece o museu que é um dos centros culturais que estão no coração da Capital Federativa, que tal acompanhar esta leitura conosco para saber o que encontrar no espaço?

Navegue pelo conteúdo:

Como é o Memorial dos Povos Indígenas para quem mora em Brasília

Ao MeuLugar, a brasiliense Alice Lira comenta que o Memorial dos Povos Indígenas é um dos centros culturais do Eixo Monumental que valem a pena fazer uma visita e conhecer o patrimônio dedicado à cultura dos povos originários.

Alice Lira

Moradora de Brasília

“Tem muita coisa legal para se ver, ler e ouvir lá, mas é pouco frequentado. Acho que precisa ser mais promovido, mais divulgado”.

História

Projetado pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi inaugurado em 1987 em Brasília e é um dos espaços culturais e turísticos que integra o Eixo Monumental. Após permanecer fechado por anos, teve suas atividades retomadas em 1999.

Junto a Niemeyer, o memorial foi criado em colaboração com os antropólogos e líderes indígenas Mário Juruna e Álvaro Tukano, no intuito de promover a reflexão e o respeito pela ampla diversidade cultural dos povos originários brasileiros.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Pesquisas e eventos

Convidada para coordenar a criação do Memorial dos Povos Indígenas, a antropóloga Berta Ribeiro propôs que o museu se tornasse um espaço de pesquisas e produção de conhecimento sobre as populações originárias, além de promover eventos com a participação de representantes indígenas das diferentes regiões do país.

Durante a construção do projeto, foram realizadas diversas reuniões entre o Governo do Distrito Federal, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e lideranças indígenas importantes, como os Caciques Raoni, Marcos Terena, Megaron, Aílton Krenak, entre outros.

Estrutura

O acervo do Memorial dos Povos Indígenas conta com peças que representam os povos originários, como arte plumária Urubu-Kaapor; bancos de madeira Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras e instrumentos musicais símbolos do Alto Xingu e Amazonas.

Ao todo, o espaço ocupado pela estrutura do Memorial dos Povos Indígenas, que é inspirado em uma maloca Yanomami, totaliza uma área de 7.200 m², com:

  • Pavilhão de Exposições: Área de 600 m², com um acervo que abriga objetos, fotografias e documentos;
  • Miniauditório: Com 48 cadeiras, a sala de projeção tem 59 m² e é voltada para a exibição de filmes, documentários, palestras, oficinas e cursos; e
  • Arena: Utilizado para eventos, palestras e apresentações culturais, o espaço a céu aberto, de 916 m², forma um círculo composto de areia.

No lugar, você também encontra um espaço multiuso, com jardim de plantas e árvores de regiões dos povos indígenas, um lago artificial, além de uma área de convivência com lanchonete.

Como chegar

Para chegar ao Memorial dos Povos Indígenas, você deve seguir sentido o Eixo Monumental Oeste, onde o espaço está situado na Praça do Buriti, na Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK.

Além da estação de metrô Central, que fica próxima do centro cultural, você pode contar com as linhas de ônibus que circulam pelo Eixo Monumental.

Informações sobre o funcionamento

Entrada: Gratuita. Visitas guiadas podem ser agendadas previamente.
Horários: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Telefone: (61) 3344-9272 / (61) 3344-1154 / (61) 3306-2874
Endereço: Eixo Monumental Oeste, Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti

Veja no mapa a localização exata do Memorial dos Povos Indígenas:

O que fazer nas redondezas

  • Memorial JK
  • Praça do Cruzeiro
  • Centro de Convenções Ulysses Guimarães
  • Planetário de Brasília
  • Clube do Choro de Brasília
  • Feira da Torre de TV

More perto do Memorial dos Povos Indígenas

Que tal morar perto do Eixo Monumental em Brasília e estar próximo a diversos centros culturais, como o Memorial dos Povos Indígenas? Sem dúvidas, você poderá contar com as facilidades de uma rotina repleta de infraestrutura na Capital Federal.

E se você está pensando em fazer uma mudança para Brasília, ou se já mora mas quer mudar de endereço, saiba que o QuintoAndar oferece diversos tipos de imóveis para alugar na região.

Para te ajudar a encontrar o lar ideal, utilize os mais de 70 filtros de busca em nossa plataforma, no site ou no app, e refine a sua pesquisa para encontrar um imóvel que tenha a sua cara!

Clique aqui para navegar pelo nosso mapa ou veja abaixo opções de imóveis para alugar em Brasília:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.