A pandemia de Covid-19 impactou a sociedade das mais diversas formas. E no mercado imobiliário não foi diferente. No entanto, apesar de um baque inicial por volta do mês de abril, especialistas do setor apontam que o momento é positivo pra quem quer realizar o sonho da casa própria. Por isso, trazemos aqui um apanhado sobre o que você precisa fazer pra comprar um imóvel em 2020. E também consultamos uma especialista para falar sobre o atual momento do mercado. 

O mercado imobiliário em 2020

Nos últimos seis anos, segundo Cristiane Portella, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os juros imobiliários tiveram uma redução considerável, de um patamar na casa dos 11% em 2014 para a casa dos 7% atuais. 

Recentemente, a Selic, taxa básica de juros que serve de referência para as operações de crédito, alcançou o seu patamar mais baixo na história, com apenas 2% ao ano. Essa baixa, no entanto, não deve refletir tanto nos juros imobiliários, como ressalta a presidente da Abecip.

“Não acredito que teremos uma mudança muito significativa nos juros imobiliários, pelo simples fato de que não sabemos até quando a Selic vai ficar nesse patamar. Além disso, existiria uma correlação direta se a gente estivesse falando de um empréstimo de um ano. Mas estamos falando de financiamento imobiliário, que é um empréstimo que pode chegar a trinta ou trinta e cinco anos. Mas os juros do financiamento imobiliário estão hoje em torno de 7%, que é a menor taxa como a qual já trabalhamos. E os preços estão bem atrativos. Tudo isso tem o impacto de colocar mais pessoas no jogo”, avalia Portella.

Momento favorável

Mesmo assim, a presidente da entidade vê o atual momento como muito propício pra compra de imóvel.

“O momento é muito bom para comprar um imóvel, sim. Estávamos vivendo um momento de retomada, com um crescimento dos financiamentos imobiliários na casa dos 37% no ano passado. Para 2020, nossa melhor previsão era de mais 32% de crescimento. Com a pandemia, ficamos com dificuldade de fazer projeções. Mas o curioso é que ela impactou menos do que imaginávamos. Até o momento, vimos um crescimento de 23%. Os números de financiamento não reduziram”, afirma Cristiane Portella, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Comprar um imóvel em 2020

Já estamos no segundo semestre de 2020. E se você já decidiu que quer comprar um imóvel ainda este ano, é preciso tomar algumas decisões e providências fundamentais:

  • Definir se você quer casa ou apartamento;
  • Escolher a região onde quer morar
  • Fazer as contas pra saber quanto pretende gastar;
  • Decidir se pode comprar à vista ou se precisará financiar;
  • Pesquisar os imóveis;
  • Fazer visitas;
  • Reunir toda a documentação
  • Em caso de financiamento, pesquisar as melhores taxas e dar entrada no pedido junto ao banco de sua escolha;

Foco nas finanças

O mais importante de tudo, pra comprar um imóvel em 2020, é que você já tenha, pelo menos, algum montante de dinheiro guardado. E que faça um planejamento financeiro que preveja os gastos que estão por vir, seja com um financiamento, com uma eventual reforma necessária no imóvel após a compra ou mesmo para o pagamento de impostos e taxas extras inerentes a qualquer transação de compra e venda de imóveis.

Se você tem o dinheiro pra comprar o imóvel à vista, tudo fica mais fácil, pois a operação é fechada e resolvida de imediato. Já no caso de um financiamento, há muitas variáveis em questão, inclusive a possibilidade de você assumir um compromisso que pode durar até 35 anos. 

Neste caso, vale a pena seguir os seguintes passos:

  • Criar uma planilha com suas receitas e despesas;
  • Procurar quitar ou renegociar possíveis dívidas o quanto antes, afinal de contas, você não quer que elas se somem às parcelas do seu financiamento;
  • Ter pelo menos 30% do valor total do imóvel pra usar como entrada – lembrando que o ideal é que esse montante seja o maior possível, pra que as suas parcelas sejam menores ou você se comprometa com o financiamento por menos tempo;
  • Pesquisar linhas de crédito que comprometam, no máximo, 30% da sua renda mensal.

Se você pretende comprar, mas ainda não possui um dinheiro reservado para isso, começar a se preparar o quanto antes é fundamental. Veja o quanto de dinheiro precisa juntar para realizar esse sonho.

Lembre-se que o QuintoAndar negocia diretamente com as principais instituições financeiras do mercado imobiliário pra você, garantindo assim as menores taxas possíveis pro seu financiamento. Dessa forma, você ganha ainda mais agilidade no processo de liberação do seu crédito.