Localizado no centro histórico, o Mercado Público de Florianópolis é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos da cidade. Mas, o local não é só para turistas, os moradores da ilha também costumam frequentar para comprar frutos do mar fresquinhos, especiarias e frutas – isso porque o lugar está recheado de opções para todos os gostos e bolsos. 

Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre a história do Mercado Público e o que você vai encontrar por lá. Por isso, aproveite o conteúdo e anote todas as nossas dicas para não perder nenhuma informação importante para a sua visita. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Ah, caso você queira mais ideias de o que fazer em Florianópolis, separamos alguns outros conteúdos que podem ser interessantes: 

+ Melhores Praias de Florianópolis para Morar 

+ Shopping em Florianópolis: conheça os principais

+ Parques em Florianópolis: saiba o que a ilha oferece além das praias 

Agora, vamos ao que te trouxe até aqui: dicas e informações sobre o Mercado Público de Florianópolis. Continue a leitura!

História do Mercado Público de Florianópolis

imagem da ala interna no conceito de pátio aberto do Mercado Público de Florianópolis
Pátio do Mercado. Foto Divulgação | Fonte: site oficial do Mercado Público de Florianópolis

Tombado como patrimônio artístico, arquitetônico e histórico de Florianópolis, o Mercado Público de Florianópolis teve seu registro entre os séculos XVIII e XIX quando não tinha nem estrutura física ainda. O local onde hoje fica o edifício era um espaço em que comerciantes e pescadores vendiam seus produtos ao ar livre. 

Porém, com a notícia de que o Imperador Dom Pedro II visitaria a cidade em 1845, eles foram removidos do local para não causar uma má impressão. Isso por conta das condições precárias de higiene e segurança alimentar com que os produtos eram comercializados na entrada da ilha. A promessa foi de que todos seriam enviados para o outro lado do rio para mais tarde discutir um destino melhor para esses comerciantes.

No entanto, só seis anos depois desse episódio que foi construída uma estrutura, que posteriormente foi ampliada e se tornou o edifício que hoje conhecemos. Outro marco na história do Mercado, foi em 2005 quando grande incêndio destruiu praticamente toda a ala norte do prédio e precisou ser reconstruída.

Atualmente o espaço possui duas alas interligadas por um pátio aberto como se fosse um “vão” que ganhou uma moderna cobertura em 2016. Sua estrutura conta com +100 boxes no interior do prédio espalhados vendendo produtos como peixes e frutos do mar, legumes e verduras, cachaças, pastel, artesanato local, souvenirs e utensílios para cozinha. 

Além disso, o local virou point cultural oferecendo a comunidade exposições, shows e um centro de convivência. Inclusive, o pátio do lugar também é o ambiente de concentração do Berbigão do Boca, bloco que abre (extra)oficialmente o Carnaval da Ilha. 

O que fazer no Mercado Público?

Ao chegar no Mercado Público de Florianópolis, você irá encontrar diversas lojas comercializando calçados, aviamentos, panelas e louças, vestuário, papelaria, decoração, artesanato, hortifrutigranjeiros, cereais, além é claro, das tradicionais bancas de frutos do mar com peixes, camarões, lulas, polvos, ostras e tudo que você imaginar.

Mas, o destaque para curtir o Mercado Público vai para os botecos e restaurantes que são uma excelente alternativa para um almoço ou happy hour entre amigos com opções de petiscos e bebidas para todos os gostos. Os bares mais disputados do Mercado são o do Alvim, do Goiano e o Box 32. Aproveite para degustar as porções de bolinho de bacalhau, ostras frescas e pastéis de camarão.

A poucos metros do Mercado Público de Florianópolis, no Largo da Alfândega, também está a Feira Pública. Lá você encontra produtores locais que vendem na praça frutas, verduras, queijos, embutidos e a famosa farinha de mandioca catarinense. 

Como chegar ao Mercado Público?

O imponente prédio do Mercado Público de Florianópolis está localizado no centro, próximo do Terminal Rodoviário Rita Maria e do Terminal de Integração do Centro. Além disso, o local também está perto da Ponte Hercílio Luz, símbolo da cidade.

Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 Centro

Veja no mapa a localização exata do Mercado Público: 

Funcionamento do Mercado Público de Florianópolis

Horários de funcionamento do Mercado Público de Florianópolis:

Segunda a sexta

  • Peixarias: 07h às 19h 
  • Lojas: 08h às 19h 
  • Alimentação: 10h às 22h 

Sábado

  • Peixarias: 07h às 14h 
  • Lojas: 08h às 14h 
  • Alimentação: 10h às 17h 

Domingo

  • Funcionam apenas as peixarias e restaurantes 
  • Peixarias: 07h às 12h
  • Alimentação: 11h às 17h

Telefone: (48) 3225-8464

Serviços:

  • Acessibilidade para cadeirantes
  • Área de alimentação
  • Ponto de ônibus
  • Estacionamento
  • Barbearia 
  • Costura
  • Chaveiro
  • Lotérica

More próximo ao Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis está no dia a dia dos moradores catarinenses, em especial aqueles que estão mais próximos do centro. Caso você esteja pensando em morar em Florianópolis, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar nesta missão. 

Em nosso site ou app, você encontra diversas ofertas de imóveis para alugar na cidade, que você pode explorar com os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a busca e encontrar o lar com a sua cara, ficando bem pertinho do Mercado Municipal!
Clique neste link para ver os imóveis disponíveis para alugar ou veja abaixo nossas ofertas:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.