Se você gosta de decoração e de conforto, sabe que uma bela mesa posta faz a diferença na hora de tomar café da manhã, almoçar ou jantar. Nas datas especiais, então, é ainda mais importante, já que traz aquele clima de aconchego com os amigos e a família.

Mais do que um elemento decorativo, os diferentes tipos de mesa posta mostram que aquela refeição é especial — qualquer que seja o motivo. Portanto, não é preciso esperar um momento excepcional ou um jantar de gala para fazer essa organização.

Até mesmo porque é possível montar uma mesa posta simples, que é ideal para o dia a dia. Então, como definir qual é a melhor alternativa para cada ocasião? De que forma montar a sua do jeito mais agradável possível?

Veja algumas dicas que vão deixar os seus encontros com a família e os amigos ainda mais reconfortantes e elegantes!

  • Navegue pelo conteúdo:

Leia também: 5 dicas para receber amigos em casa

O que significa mesa posta?

mesa posta com toalha xadrez, pratos acima de jogo americano marrom, talheres aos lados dos pratos, guardanapos azuis acima. Há velas e uma jarra.

O termo mesa posta é utilizado para indicar o ato de colocar todos os utensílios para uma refeição de maneira estética e organizada. A ideia não é apenas disponibilizar garfo, faca e colher, mas sim colocá-los de uma forma bonita e que chame a atenção.

Sabe aquela montagem que parece pronta para uma foto para o Instagram? É disso que estamos falando. Por isso, fica claro que colocar esses utensílios deixa o ambiente mais bonito, agradável e aconchegante. Afinal, é um cuidado que se tem consigo mesmo e com os outros.

Além disso, organizar a mesa é uma forma de seguir as regras de etiqueta. Aqui, pode-se ir desde o dia a dia, que é mais simples, até aqueles eventos com vários tipos de garfos, facas e colheres. O importante é entender que cada um deles tem uma função específica e que eles são usados em ordem. Ou seja, não há bagunça!

O que deve ter uma mesa posta?

mesa posta com jogo americano circular, guardanapo rosado sobre os pratos, talheres de sopa, entrada, sobremesa e prato principal. Pratos de sobremesa ao centro.

Qualquer que seja o motivo que levará à montagem desse tipo de decoração na sala de jantar, varanda ou quintal, existem itens essenciais que precisam ser colocados. Os principais são:

  • Louças: chamam a atenção e devem ter uma cor e um estilo que combinem com o restante da decoração na mesa. Se forem brancas, podem ser misturadas com outras coloridas e estampadas. Não existe quantidade certa. Tudo depende do cardápio que você vai oferecer.
  • Talheres: o ideal é ter um faqueiro completo, ou seja, contar com facas, garfos e colheres de mesa e de sobremesa, além de colheres de sopa e de chá.
  • Taças e copos: vale a pena escolher as taças de água e vinho, que são coringas. Se for servir espumante, lembre-se de colocar a específica para essa bebida. Você pode escolher opções coloridas, mas lisas e transparentes combinam com tudo.
  • Sousplat: essa palavra diferente indica apenas uma peça maior colocada embaixo dos pratos na mesa. Sua função é proteger a mesa de respingos. Porém, também é decorativa, já que faz uma moldura para a louça e garante que a mesa esteja guarnecida na hora de trocar os pratos.
  • Guardanapos: o ideal é que sejam de tecido para tornar a composição da mesa posta mais elegante. Você pode, ainda, usar anéis decorativos para prendê-los.
  • Toalha ou jogo americano: qualquer uma das opções é válida. Tudo depende do que você preferir para aquela refeição.
  • Itens decorativos: utilize velas, castiçais, arranjos florais, vasos e mais para compor a sua mesa. Apenas cuide para que os objetos não bloqueiem a visão ou dificultem as conversas entre as pessoas.

Como montar uma mesa posta?

Existem diferentes tipos de mesa posta que podem ser aplicados nas mais variadas situações. Tem desde as mais simples, para o dia a dia, até aquelas montadas em datas comemorativas. O ápice é o Natal e o Ano Novo.

O que muda em cada uma delas é o tipo de decoração e a quantidade de elementos que terá. Porém, a beleza, a elegância e o conforto estão presentes sempre.

Então, que tal ver algumas opções para você se inspirar e reproduzir na sua casa?

Mesa posta para café da manhã

mesa posta para um café da manhã, em uma mesa de madeira, com jogo americano redondo marrom, prato manchado, bowl de comida manchado e talheres.

Essa é a primeira refeição do dia e, muitas vezes, exige certa agilidade para não perder o horário dos compromissos. Por isso, a composição da mesa posta de café da manhã deve seguir algumas regras de etiqueta para facilitar sua composição.

A principal é colocar o prato de sobremesa e, sobre ele, o pires com a xícara. Junto, ainda deve estar a colher de café, colocada no pires. Se não quiser seguir essa composição, pode colocá-los na diagonal do copo.

Já a xícara sempre deve estar virada para cima. Em relação aos talheres, a regra é:

  • Garfo do lado esquerdo;
  • Faca e colher à direita.

A parte de corte sempre fica virada para o prato. O guardanapo fica ao lado do garfo e o copo com água colocado acima da faca e da colher de sobremesa, no lado direito.

Se você vai usar a mesa posta de café da manhã para fazer uma refeição especial no fim de semana, deixe de lado as canecas e as louças que já usa no dia a dia. Escolha uma xícara diferente. Vale até um modelo estampado que combine com os pratos ou com o arranjo de mesa. 

Mesa posta para almoço

mesa posta para almoço, com toalha de mesa azul, pratos de lousa e copos de vidro

A mesa posta do almoço varia de acordo com o cardápio servido. Mas existem regras que valem em qualquer situação:

  • Garfos ficam à esquerda;
  • Colheres e facas, à direita;
  • Taças são colocadas na lateral direita, em diagonal;
  • Guardanapo fica ao lado do garfo ou sobre o prato;
  • Sousplat é opcional e fica abaixo do prato;
  • Talheres de sobremesa, quando for o caso, ficam acima do prato. Nesse caso, o sousplat deve ser retirado no momento de servir.

Aproveite esse momento para usar uma louça de tons claros. O azul claro cai muito bem, especialmente para o verão. Você pode optar por pratos decorados com pinturas em aquarela e estampas coloridas. Assim, dá um toque extra à refeição!

Mesa posta para jantar

mesa posta para jantar, em tonalidades brancas e douradas

As regras são as mesmas do almoço na hora montar a mesa posta do jantar. A diferença é que a toalha costuma ser mais usada do que o jogo americano. Além disso, podem ser usadas estampas coloridas e tons mais vivos.

De toda forma, sempre pense na temática da refeição. Se a ideia é passar algo mais clássico, vale a pena investir em louças brancas ou em cores claras.

Mesa posta simples

conjunto de talher, guardanapo e jogo americano dispostos em uma mesa posta simples

A mesa posta simples é aquela mais utilizada no dia a dia. O ideal é investir em uma louça branca ou em tons claros. Para combinar, coloque uma toalha ou um jogo americano de crochê que combine com os elementos, para trazer aquele aconchego diário.

Separe todos os itens que precisará utilizar e coloque os talheres de acordo com os pratos servidos. Não é preciso colocar todos. Por exemplo, se não for servir peixe, ignore o garfo e a faca para comer esse prato, ok?

Inclusive, você pode dispor a mesa de forma bem básica mesmo: prato, talher e taça. Para trazer um toque especial, coloque um arranjo de flores no centro da mesa – pode ser uma garrafa de vidro com um raminho colhido da sua horta!

Mesa posta para Dia dos Namorados

imagem de mesa posta romantica para dia dos namorados

Uma mesa posta de Dia dos Namorados deve ser romântica. Afinal, tudo o que você quer é deixar a outra pessoa se sentir especial, certo? Então, aposte em elementos decorativos em formato de coração.

Pode usar à vontade em taças, pratos, tábuas e mais. Lembre-se das velas: elas são perfeitas para criar um clima romântico. Use somente as louças e os talheres necessários. Se quiser, pode trocar a toalha por um jogo americano.

Para finalizar, invista em flores, especialmente rosas vermelhas. Elas trazem aquela sensação de paixão e amor. Com uma meia-luz e música romântica, a noite vai ser maravilhosa!

Mesa posta para Natal

mesa posta com toalha xadrez vermelha e branca e decorações natalinas

Essa é uma data em que, tradicionalmente, passamos em família e é um momento muito especial! Por isso, vale a pena caprichar na mesa posta de Natal. Aqui, a dica é investir nos detalhes.

Se possível, opte por pratos que sejam itens decorativos e também sirvam para a ceia. Você pode pensar neles como uma moldura para a refeição. Para combinar, escolha taças para brindar mais discretas, como as transparentes. Elas trazem um toque especial.

Outra opção é colocar copos decorados e festivos. Atente à cor desse objeto para que ele continue combinando com os talheres e a louça.

A disposição da mesa é a mesma já repassada. Porém, você deve investir mais na decoração de Natal. Coloque um sousplat bonito e que combine com a toalha de mesa. 

Coloque velas decorativas, que fazem toda a diferença para criar o clima natalino. Os castiçais também caem muito bem.

Para todos os elementos, busque usar vermelho, verde e dourado. Apenas evite o excesso e coloque cores neutras para quebrar as tonalidades mais fortes.

Mesa posta para Ano Novo

mesa decorada posta para ano novo

Para o Réveillon, a mesa deve criar um clima festivo e de boas-vindas ao novo ano. Por isso, é preciso investir no conforto e em uma boa decoração para que o jantar seja o melhor possível.

A mesa posta de Ano Novo deve ser caprichada. Você pode escolher as cores de acordo com seu significado. Veja:

  • Amarelo: dinheiro;
  • Rosa: amor;
  • Vermelho: paixão;
  • Verde: esperança;
  • Azul: tranquilidade;
  • Branco: paz.

De toda forma, nunca esqueça do dourado. Ele traz um toque diferenciado à decoração. Se preferir, o prata também cai muito bem.

Os objetos decorativos são excelentes, mas é preciso evitar os excessos. Você pode até reutilizar alguns já aproveitados no Natal, como garrafas, potinhos de vidro, luzinhas e bolinhas.

Uma dica é fazer arranjos com temperos, flores e plantas. Eles deixam o ambiente mais aconchegante e ainda trazem boas energias. Para ter uma ideia:

  • Alecrim simboliza saúde;
  • Orégano e manjericão trazem dinheiro e trabalho;
  • Arruda afasta as energias ruins;
  • Begônia traz amor e fertilidade;
  • Orquídeas simbolizam espiritualidade e prosperidade.

Você ainda pode colocar garrafas de champanhe em baldes de prata com gelo, além de jarras de água aromatizada. Bexigas também são uma ótima pedida para enfeitar ao redor da mesa!

Que tal montar uma mesa posta na sua casa nova?

Agora que você já sabe como criar uma mesa posta, que tal aproveitar para encontrar um novo lugar e começar com esse hábito? Afinal, uma casa nova ajuda a mudar de vida, certo?

No QuintoAndar, você encontra fotos reais, tiradas por fotógrafos profissionais, dos imóveis disponíveis e ainda pode fazer tours virtuais. Tudo isso para ajudar você a se imaginar dentro do seu próximo lar, montando sua mesa posta para receber a família e amigos!

Agora que você já sabe como montar uma mesa posta, que tal aprender a incrementar o ambiente com um delicioso cantinho do café?