Imagine aproveitar uma vista panorâmica e ver Belo Horizonte de cima. Pois bem, do Mirante do Mangabeiras, um dos pontos mais altos para contemplação da cidade, é possível ter a exata noção do porquê o horizonte é considerado tão belo na Capital Mineira.

E se você está de mudança para Belo Horizonte ou mora na cidade e nunca subiu até lá, que tal conhecer um pouquinho da história do Mirante do Mangabeiras e os atrativos da sua paisagem?

Navegue pelo conteúdo:

O Mirante do Mangabeiras na opinião de quem mora em BH

O jornalista Raphael Crespo, que mora no bairro vizinho da Serra, tem o costume de frequentar o local. Especialmente em dias claros de sol, quando a vista da cidade de Belo Horizonte fica ainda mais bonita.

Raphael Crespo

Jornalista e morador de Belo Horizonte

“É gostoso demais de ir e uma vista espetacular da cidade. Na minha opinião, a mais bonita de Belo Horizonte. Mas ganha de muito pouco da vista da Praça do Papa, que é ali pertinho também. Vale a pena fazer o combo desses dois lugares”.

História

O Mirante das Mangabeiras se tornou um dos pontos turísticos mais popularizados de Belo Horizonte muito espontaneamente, entre os anos de 1970 e 1990.

A história do espaço, que ficava em uma rua sem saída do bairro Mangabeiras, na região Sul da Capital Mineira, começou mesmo em 1976, quando foi anteriormente ocupado por uma estação meteorológica e pelo antigo prédio da Rádio Jornal do Brasil.

Nessa mesma época, os arredores do edifício ganharam uma pracinha e um estacionamento, que transformou o fluxo dos funcionários em uma pausa para a contemplação do visual panorâmico, aos pés da Serra do Curral, numa altitude de cerca de 1.200 m.

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Mirante da Rádio Cidade

Quando o Grupo JB criou a Rádio Cidade, no começo da década de 1980, o espaço do atual mirante foi ficando cada vez mais frequentado pelo público, principalmente entre os jovens, intensificando o movimento junto aos pequenos ambulantes.

Foi assim que a região do Mirante do Mangabeiras também passou a ser conhecida como Praça Rádio Jornal do Brasil e Mirante da Rádio Cidade.

Então, com o fim da rádio em 2006, a edificação foi demolida e seis anos depois a Fundação de Parques Municipais assumiu a administração da área, reestruturando o local e retirando o estacionamento, por exemplo.

Estrutura

Ocupando uma área de proteção ambiental de aproximadamente 35.400 m², logo atrás do Palácio do Governador, o Mirante do Mangabeiras tem uma estrutura que já passou por algumas modificações ao longo dos anos.

Atualmente, conta com deck de madeira, banheiros, lixeiras, quiosques com vendas de lanches e bebidas, além de uma área de descanso com paisagismo, iluminação e vigilância.

O que ver no Mirante do Mangabeiras

Se for visitar o Mirante do Mangabeiras, você vai ver que o visual é de tirar o fôlego, até porque oferece uma vista de praticamente 360º da cidade de BH.

Como o horário de visitação ao mirante começa às 9h, acaba não sendo possível assistir o nascer do sol, mas nem por isso vale dispensar um registro do nosso astro-rei se pondo ao horizonte!

Agora, imagine essa iluminação natural da “golden hour” avistando alguns dos pontos turísticos importantes da Capital Mineira, como:

Lunetas

Em 2021, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) instalou três lunetas turísticas no Mirante do Mangabeiras para quem quiser aproveitar e observar a vista com detalhes.

E dependendo da visibilidade no horário em que estiver visitando, pode ser que você encontre ainda ao horizonte a Cidade Administrativa na Região Metropolitana de BH.

Orientações para acesso

Para ter acesso ao Mirante do Mangabeiras, vale conhecer as orientações previstas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB):

  • O Mirante do Mangabeiras funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, sendo que entrada permitida até às 17h). Esses horários podem, excepcionalmente, sofrer alterações por parte da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
  • A entrada e a permanência no estacionamento são permitidas apenas para veículos com idosos e pessoas com deficiência devidamente credenciados pela BHTRANS. Em casos de pessoas com necessidades sem credencial, o embarque e o desembarque podem ser feitos no interior do Mirante, desde que o condutor não estacione o veículo no local.
  • A entrada de bicicletas, skates e patins é permitida, mas o uso é proibido.
  • É permitida a entrada de cães e gatos somente com coleira e guia. Os responsáveis devem recolher os dejetos dos animais e descartar devidamente nas lixeiras.

Além disso, é importante ter atenção para o que é proibido no Mirante do Mangabeiras:

  • Estacionar motocicletas;
  • Colher flores, mudas ou plantas em geral, capturar insetos e outros animais;
  • Usar alto falantes ou outros aparelhos de amplificação de som;
  • Realizar eventos ou filmagens para fins publicitários ou comerciais sem autorização. As solicitações devem ser feitas pelo e-mail: usopublicoparques@pbh.gov.br;
  • Comercializar qualquer mercadoria;
  • Acender fogueiras, churrasqueiras ou soltar fogos de artifício, por conta dos riscos de incêndios florestais;
  • Veicular ou distribuir material publicitário sem autorização da FPM.

Localização do Mirante do Mangabeiras

Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras
Horários: De terça-feira a domingo (exceto às segundas-feiras), das 9h às 18h.
Telefone: (31) 3246-5030
Entrada: Gratuita

Como chegar

São diferentes formas para se chegar ao Mirante do Mangabeiras e os visitantes podem optar por carros e ônibus.

No caso dos carros, para quem está indo pela 1ª vez em famílias com crianças, vale saber que o veículo deve ser estacionado em alguma das ruas laterais próximas.

Já para quem for de ônibus, algumas opções de linhas que fazem paradas perto do mirante são:

  • 4103
  • 4108

Veja no mapa abaixo a localização exata do Mirante do Mangabeiras:

Outros atrativos próximos ao Mirante do Mangabeiras

Outros mirantes de BH

  • Mirante do Belvedere
  • Mirante da Mata
  • Mirantes do Parque da Serra do Curral
  • Mirantes do Buritis

More perto do Mirante do Mangabeiras

Que tal morar pertinho do Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte? Com conteúdos como esse, de nossa editoria de Cidades & Bairros, procuramos trazer um pouco sobre diversas regiões do Brasil, para as pessoas que pensam em fazer uma mudança. 

O QuintoAndar está presente em Belo Horizonte para te receber de braços abertos – e sem burocracia – com muitas opções de imóveis para alugar e comprar! 

Na nossa plataforma, seja por app ou site, você navega pelo mapa da Capital Mineira explorando mais de 70 filtros diferentes de pesquisa. Eles te ajudam a encontrar um imóvel para alugar ou comprar, no lugar que deseja e com as características que você precisa!

Clique aqui para encontrar as melhores opções de imóveis para alugar próximo ao Mirante do Mangabeiras ou veja abaixo outras oportunidades para compra:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.