Ao decorar sua casa, você pode pensar nos diferentes modelos de aparador. Esse móvel é bastante funcional e tem uma presença bastante forte, especialmente, nas salas. 

Porém, com a grande diversidade existente no mercado, é normal ficar em dúvida sobre a melhor opção. Aqui, é importante considerar as características do ambiente em que o aparador vai ficar, o estilo da decoração da sua casa e o que você pretende fazer com esse móvel. 

Assim, você consegue aliar beleza e estilo à praticidade. Então, que tal conferir alguns modelos de aparador para sala, quarto e outras áreas da sua casa? Boa leitura!

Quais são os tipos de aparador?

Os diferentes modelos de aparador trazem vários benefícios. Além de se adaptarem a diferentes necessidades e estilos, eles podem cumprir outras funções. Por exemplo, se esse móvel tiver gavetas, contribuem para a organização.

Também pode servir para colocar porta-retratos e outros objetos decorativos. Ainda tem a chance de ser utilizado como buffet ou minibar. Assim, você coloca garrafas, travessas, bandejas, talheres, pratos e mais.

Por isso, é importante escolher o móvel certo. Ele pode ser um dos itens principais da sala, mas também há modelos de aparador para sala de jantar que servem como complemento.

Nessa análise, avalie o tamanho do ambiente, o formato mais adequado e o local correto para evitar problemas com a circulação de pessoas.

A seguir, listamos os principais tipos de aparador. Confira!

Modelos de aparador de madeira

Modelos de aparador de madeira

É um dos modelos mais versáteis, já que combina com tudo. Por isso, pode ser usado em ambientes rústicos, clássicos ou até mesmo modernos.

Esse é um móvel bastante resistente e pode receber vários acabamentos depois de ser lixado e pintado. Por exemplo, pátina ou verniz. Ele também pode ter vários estilos, como o retrô.

Os melhores modelos de aparador de madeira são aqueles fabricados com a chamada madeira maciça. Inclusive, alguns são feitos com os próprios troncos, mantendo as características naturais. Porém, existem outros mais simples, feitos em MDF e MDP.

O aparador de madeira ainda pode ser inteiramente fabricado com essa matéria-prima ou combinar ferro e outros elementos. Ainda existe o modelo feito de madeira de demolição, mais sustentável, já que provém de móveis e estruturas reutilizadas. 

Modelos de aparador de ferro

Modelos de aparador de ferro

Os modelos de aparador de ferro são bastante indicados para a decoração moderna e aquelas com estilo industrial. A resistência do material é um dos destaques. Além disso, o móvel pode ser pintado em dourado, prateado ou rose gold, para mais elegância.

Normalmente, o ferro está presente na estrutura. O tampo costuma ser feito em madeira ou vidro. Por isso, os detalhes ajudam a compor bem os ambientes. 

Modelos de aparador rústico

Modelos de aparador rústico

Esse tipo é mais comumente encontrado em madeira, especialmente a maciça. Pode ser lixada, receber o efeito pátina ou camada de verniz. Uma característica é deixar um formato irregular para ficar bem de acordo com a decoração rústica.

Apesar disso, os modelos de aparador rústico podem ser combinados com outros materiais. Por isso, as mesmas dicas que servem para os tipos de madeira também são adequadas para essa situação. 

Modelos de aparador com espelho

O modelo de aparador espelhado pode ser usado tanto em ambientes grandes quanto pequenos. Mas é ainda mais indicado no segundo caso. Isso porque traz a sensação de amplitude ao ambiente.

Existem diferentes modelos de aparador com espelho. Alguns apresentam gavetas espelhadas, outros têm o tampo dessa forma e há aqueles com toda a estrutura dessa forma.

Por passarem elegância, são mais indicados para a decoração moderna ou contemporânea. Porém, você pode encontrar um aparador de madeira com espelho, que é ideal para ambientes clássicos.

Apenas tome cuidado para que o tamanho do espelho siga o padrão do aparador. Além disso, os que mais se destacam são os arredondados ou aqueles com molduras em acabamento diferente.

Caso você deseje um aparador em qualquer outro material, mas ainda quer conferir amplitude ao espaço, uma ideia é posicionar um espelho bem atrás do móvel, como na imagem abaixo.

Modelos de aparador com espelho

Modelos de aparadores de vidro

Diferente do espelho, os modelos de aparadores de vidro não apresentam reflexo. Sua estrutura pode ser totalmente feita desse material ou ser de madeira ou ferro — são as opções mais comuns.

A desvantagem desse tipo é a possibilidade de lascar ou quebrar. Por isso, exige um cuidado maior. O ideal é usar o vidro temperado, porque impede estilhaços em caso de quebras.

No entanto, é uma ótima peça para assegurar uma decoração moderna e contemporânea. Mais do que isso, os modelos de vidro são bastante indicados para ambientes pequenos. Isso porque são transparentes e trazem uma sensação de amplitude.

Qual a medida de um aparador para sala?

A altura padrão é de 85 cm, enquanto a largura varia de 31 a 60 cm. No entanto, é preciso verificar as características do ambiente em que você vai colocá-lo. 

Por exemplo, se ficar em uma sala pequena, não faz sentido um aparador grande. Afinal, ele prejudicará a passagem de pessoas. Por isso, o ideal é tirar as medidas do local e do móvel antes de adquiri-lo.

Leia também: Decoração de sala pequena: como aproveitar melhor os espaços

O que se coloca em cima de um aparador?

O aparador pode ter várias funcionalidades. Sobre ele, é possível colocar objetos decorativos — como vasos e porta-retratos —, garrafas e copos, uma bandeja com os itens necessários para o café, livros e o que mais você quiser e achar que combina com o seu estilo.

Em que lugar da casa posso usar um aparador?

O aparador é um dos móveis mais comuns em uma sala de estar ou jantar. Veja mais detalhes a seguir!

Aparador para sala de estar

Aparador para sala de estar

Nesses casos, os diferentes modelos de aparador para sala devem ser escolhidos de acordo com o tamanho e o estilo decorativo do ambiente. Considere as medidas e o acabamento para fazer essa análise.

Para uma decoração de sala grande, você tem mais liberdade de escolha. Afinal, terá um espaço disponível maior. Caso o cômodo seja pequeno, vale a pena tirar as medidas e pesquisar mais para evitar prejuízos à circulação de pessoas.

Além disso, o móvel pode ficar em diferentes locais e ter funções variadas. Por exemplo, pode ficar encostado a uma parede para:

  • Abrigar itens de decoração, como abajur, livros e vasos;
  • Servir como minibar, com garrafas, copos e taças para utilizar no dia a dia e com as visitas;
  • Aproveitar o canto da escada, ficando ao lado ou embaixo dela;
  • Dividir os espaços da sala de jantar e estar;
  • Guardar os bancos na parte de baixo ou ter portas para organizar a bagunça;
  • Criar um cantinho do café;
  • Ser usado como apoio lateral para o sofá.

Você também pode ter um aparador com cor diferente para criar um contraste na sala, se ela tiver cores mais neutras e discretas. Para valorizar o móvel pequeno, conte com objetos decorativos.

Leia mais: 10 dicas para montar uma decoração de sala de estar

Modelos de aparador para sala de jantar

Os modelos de aparador para sala de jantar costumam ter o estilo buffet. Essa é a melhor opção, porque ajuda na decoração e ainda organiza o espaço. Afinal, ele tem várias portas e gavetas, que servem para guardar utensílios domésticos.

Ainda existe o aparador minibar, que reúne as bebidas, os copos e as taças mais utilizados. Nesse caso, alguns têm espaços específicos para vinhos e funcionam como pequenas adegas. Eles também podem ser fechados ou abertos na parte de baixo para receber as garrafas.

Continue se inspirando: 9 ideias de decoração de sala de jantar para se inspirar

Os melhores modelos de aparador no seu novo lar!

Agora que você viu as diferentes opções de modelos de aparador, que tal encontrar um novo lar para vocês? Com o QuintoAndar, você consegue!

Na maior plataforma de moradia da América Latina, você pode encontrar o cantinho dos seus sonhos usando os mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis. Inclusive, pode selecionar apenas os mobiliados. Assim, quem sabe encontra um dos modelos de aparador descritos acima?

Depois, é só fazer a decoração do jeito que desejar. Dessa forma, você terá um imóvel com personalidade e bastante funcional. Então, que tal aproveitar? Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre o seu novo lar!

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora