Pode parecer um simples detalhe escolher o modelo de pia de banheiro para sua casa ou apartamento, mas não é!

A pia é um item essencial do banheiro que precisa combinar com todo o ambiente. Ou seja, além do design e do material, você deve levar em consideração o tamanho, estilo e espaço, pois o cômodo deve ser confortável e necessariamente funcional.

Desse modo, para te ajudar a escolher a pia perfeita para o seu banheiro, separamos 10 opções para você se inspirar. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

Você pode se interessar: 10 dicas para decorar e otimizar o espaço do seu banheiro pequeno

1. Pia de vidro

Pia de banheiro feita de vidro

2. Pia de mármore

Vista de uma pia de mármore em cor branca

Queridinho quando se trata de decoração do banheiro, o mármore é a primeira escolha de várias pessoas quando o assunto é escolher uma pia. 

Isso porque o mármore é um material nobre e passa a ideia de luxo e durabilidade. Além disso, ele é versátil, como o vidro, e combina com vários tipos de decorações. 

Por exemplo, você pode comprar a pedra de mármore e fazer uma pia e uma cuba sob medida, com o design escolhido por você. 

Perfeito para banheiros mais contemporâneos, existem várias cores de mármore e você pode escolher a que mais combina com a temática do ambiente. 

3. Pia de granito

Alguém lavando as duas mãos em uma pia de granito

Outro modelo tradicional é o uso do granito na pia de banheiro. Com valor mais em conta que o mármore, o granito é mais durável, super fácil de limpar e também combina com vários estilos de decoração.

Perfeito para banheiros minimalistas, as pias de granito combinam com cores claras (de acordo com a cor da pedra), com espelhos e uma iluminação que dê destaque ao famoso cinza ou preto da pedra. 

A instalação desse modelo é simples e você pode usá-la como pia de canto quando seu banheiro for pequeno.

4. Pia de madeira

duas bacias de pia de madeira

Ela tem seu charme e luxo, porém não é comum encontrar pias de madeira. Como o material não lida muito bem com a água, é preciso tomar alguns cuidados para se ter uma pia de madeira.

Ou seja, para que esse modelo de pia tenha mais durabilidade e não estrague fácil com a umidade, é preciso de um tratamento com verniz marítimo.

Além disso, a madeira, além de harmonizar o ambiente, traz para o banheiro um toque acolhedor, podendo ser de diferentes estilos e tamanhos – rústica, minimalista e até mesmo contemporânea. 

Como é fácil manipular a madeira, dá para fazer a pia e a cuba sob medida como você sempre imaginou.

Só não esqueça de impermeabilizar esses itens antes de instalá-los!

Veja também: Ideias e inspirações para decorar seu lavabo rústico  

5. Pia de porcelanato

pia branca de porcelanato

A pia de porcelanato chama atenção pelos formatos disponíveis no mercado. Ou seja, se você pretende inovar na decoração e investir em uma pia oval, redonda, quadrada ou até mesmo triangular, é possível encontrar em porcelanato.

No entanto, é possível optar por um modelo de pia de banheiro simples em porcelanato e conseguir um ótimo custo-benefício.

Além disso, esse modelo pode ser combinado com o revestimento de paredes e do piso, é fácil de limpar e é possível usar a pia com cuba acoplada ou sem. 

Por serem neutras, as pias de porcelanato carregam a ideia de modernidade, item clássico e até mesmo rústico. 

Se o seu banheiro é pequeno, a pia de porcelanato oferece diversas opções para deixar o ambiente do jeito que você precisa.

6. Pia de inox

vista de cima com uma pia de inox, dois copos ao lado dela e o sabonete do outro

Sim, inox! Apesar de serem muito encontrados em cozinhas, esses tipos de pias ainda não são tão comuns nos projetos de decoração de banheiros. Porém o inox é ideal para quem quer um cômodo icônico e conceitual. Até porque, o inox chama atenção por si próprio, não é mesmo?!

De fácil limpeza e instalação, o cuidado que você deve ter com uma pia desse modelo é não arranhar o material. Ou seja, na hora de limpar, não use o lado áspero da esponja e tome cuidado com objetos afiados.

Fora isso, a pia de inox carrega a ideia de modernidade e sofisticação para o espaço. 

7. Pia de semi encaixe

pia branca de semi encaixe

A pia de semi encaixe tem como característica principal ser fixada apenas na bancada pela parte de trás, deixando o restante “livre”.

Esse tipo de modelo dá um toque moderno para o ambiente e é a escolha certeira para banheiros pequenos e lavabos, por não ocupar muito espaço.

 Uma dica importante para quem deseja esse tipo de pia é combiná-la com um gabinete de banheiro e uma torneira de bico alto para dar maior funcionalidade ao local.

8. Pia de canto

Pia de canto com base de madeira. Acima da parte do tampo há um sabonete líquido

Se você precisa ganhar mais espaço no seu banheiro, a pia de canto é a melhor opção para otimizar o ambiente.

A pia de canto é um estilo de pia que pode usar boa parte dos materiais que citamos acima, sendo o mármore e o porcelanato os favoritos. Porém, aqui o que vale é o tamanho e não a pia em si.

Nesse caso, para se ter uma pia de canto, é preciso planejar todo o espaço do banheiro e, assim, descobrir onde a estrutura se encaixa melhor.

Lembrando que a pia de canto não precisa ser pequena, ela pode ser média ou grande, mas o espaço que ela vai ocupar é um dos cantos do banheiro.

Assim, ela pode contar com um armário de banheiro embaixo ou uma cuba que combine com o todo. 

9. Pia de embutir

pia com suporte de madeira escura, de embutir, ao lado de um vidro que reflete o próprio móvel

Como o próprio nome diz, a pia de embutir fica escondida, embutida na bancada. Ou seja, elas ocupam menos espaço e são super funcionais, sendo um dos modelos de pia de banheiro simples.

A única diferença é na instalação, pois é preciso colocar a pia debaixo para cima na bancada. Igual a pia de canto, a de embutir não é um modelo, é um tipo de pia. Ou seja, ela pode ser feita em diversos materiais. 

Na maioria das vezes, quem tem esse tipo de pia em casa, embute-a dentro de algum móvel ou gabinete de banheiro para poder guardar coisas e deixar o espaço da bancada mais versátil.  

10. Pia esculpida para banheiro

imagem de uma pia dourada esculpida para banheiro, em cima de um móvel de madeira com duas plantas suculentas pequenas, uma de cada lado

Imagine uma pedra esculpida no local da pia do seu banheiro. Bem no estilo rústico e sofisticado. Bonito, não é?!

Esse é o estilo de pia esculpida. Nesse caso, aproveita-se o máximo do espaço, o ambiente fica clean e a pia ganha destaque no banheiro.

Assim como a de embutir, a pia esculpida deve ser planejada para o seu banheiro, pois deve-se levar em consideração o espaço disponível. Além disso, esse modelo pode ser feito com fundo em rampa ou reto e combina bastante com torneiras de metal.

Pensando em um banheiro com uma pia nova?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Você já entrou em um banheiro planejado, elegante e com uma pia diferentona? Então, faz toda a diferença! Desse modo, que tal encontrar o imóvel perfeito para montar um banheiro conceitual com uma pia sofisticada? 

No QuintoAndar, a maior plataforma de moradia de toda a América Latina, dá para pesquisar casas e apartamentos em que é possível ver o banheiro e se apaixonar pelo modelo de pia – ou pensar em um novo! 

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis para alugar ou comprar de todos os tamanhos, em mais de 40 cidades brasileiras. 

Além disso, por meio das fotos tiradas por fotógrafos profissionais, você vai ter a exata noção de como sua futura casa será!