Para começar esta conversa temos dois pontos importantes: Primeiro, a pandemia do coronavírus mudou a maneira como consumimos. Segundo, os hábitos de cada família ou indivíduo também mudam com o tempo. 

Sendo assim, as maneiras de morar também mudam, de acordo com alguns lugares e hábitos de cada um. Existem bairros que são mais para quem quer sossego e água fresca, outros para quem deseja uma vida mais agitada. Basicamente, existem bairros que atendem a diferentes gostos. Ainda bem, concorda?
Neste cenário, temos também aquele pessoal que ama trabalhar e viajar pelo país, por exemplo. Uma viagem a trabalho ali, outra aqui… acaba exigindo mais flexibilidade para morar em diferentes lugares.

Para este público, a moradia por assinatura surge como uma opção. E, por isso, neste conteúdo você vai entender como funciona e se vale a pena apostar no serviço.

O que é moradia por assinatura?

É um novo conceito no setor imobiliário brasileiro que torna a moradia um serviço. 
Ou seja, morar por assinatura serve a lógica sob demanda, com estadias curtas e com facilidade para quem busca um aluguel de curto prazo.

O serviço foi pensado para que a pessoa consiga facilmente alugar, cancelar ou mudar de locação.

Assim, o inquilino não paga multa e não é exigido  que avise com antecedência caso desista do aluguel.

Leia também: Devo pagar o último mês de aluguel? Tire suas dúvidas sobre a entrega de um imóvel

Como funciona um contrato de moradia por assinatura

O contrato possui um período mínimo de 30 dias. Após o primeiro mês, o inquilino pode escolher entre renovar por mais 30 dias, escolher outra unidade para morar ou cancelar o serviço.

Este processo é feito online e pago por meio de cartão de crédito, débito e boleto bancário. É possível parcelar o valor da assinatura e renová-la quantas vezes quiser.  Além disso, esse serviço não conta com nenhuma garantia como fiador, depósito caução ou seguro fiança que geralmente são comuns nos contratos de locação e garantem mais segurança tanto para inquilino quanto para proprietário de um imóvel.

Moradia por assinatura: valor

O valor pago vai depender do tempo que a pessoa ficar na casa ou apartamento, do imóvel em si e da região em que ele está localizado. 

Além disso, é possível personalizar as opções dos imóveis, que podem vir com limpeza periódica do local, lavanderia, manutenção, entre outros elementos.

Vale dizer que, quanto mais opções personalizadas, mais alto fica o valor da assinatura. Por isso,  é importante avaliar muito bem antes de tomar a decisão de incluir esses adicionais.

Devo morar por assinatura?

Apesar de tudo ser feito para corresponder às necessidades do inquilino em relação a flexibilidade, o aluguel por assinatura possui desvantagens. São elas:

Alta rotatividade: o alto número de pessoas saindo e entrando de um imóvel pode ser tornar um problema para o condomínio, já que gera desconfiança e insegurança para os vizinhos;

Sem garantia: não ter nenhuma garantia pode ser prejudicial para o locador, que terá que arcar com todas as responsabilidades e gastos caso ocorra algo com o imóvel. Além disso, não mune o locatário, ou seja, a pessoa que está morando, com a lei do inquilinato.

Entretanto, morar por assinatura pode ser benéfico para quem procura um contrato flexível e não tem tempo para calcular custos extras, como por exemplo, conta de água, luz, internet, impostos ou condomínio.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Aluguel é no QuintoAndar

Você pode contar com uma imobiliária 100% digital para alugar o seu imóvel!
Se você prefere gosta de fincar raízes e busca uma locação mais longa com toda segurança e conforto, a solução é o QuintoAndar

Presente em mais de 40 cidades brasileiras, nós oferecemos uma ampla gama de imóveis para locação com contratos de no mínimo 30 meses. 

Sem burocracia, proporcionamos facilidade e agilidade na locação, cuidando de todo o processo, desde o contrato e laudo de vistoria do imóvel, até a entrega das chaves, fazendo toda intermediação entre inquilino e proprietário.

Para alugar pelo QuintoAndar também não é necessário fiador de aluguel, e temos as opções de Fiança Garantida ou depósito caução. Nós nos responsabilizamos caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel e condomínio. 

Acesse o nosso site ou nosso app e confira as melhores condições para locação.