Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Repleta de boa infraestrutura e características únicas, a Capital Federal não é apenas o epicentro da política nacional. Na verdade, a cidade moderna e planejada oferece uma ampla variedade de atributos que facilitam o dia a dia de quem gosta ou tem vontade de morar em Brasília

Quer ter uma boa noção do que a cidade tem para oferecer? Então navegue pelo conteúdo e veja o que listamos neste artigo:

Como é morar em Brasília?

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, Brasília é a terceira maior capital brasileira em termos populacionais. Perde apenas para São Paulo (12,3 milhões) e Rio de Janeiro (6,7 milhões) em número de habitantes. Portanto, antes de qualquer coisa, morar em Brasília é estar em uma das maiores metrópoles do país. 

Mas viver na Capital Federal também é desfrutar de toda a infraestrutura que uma cidade desse porte pode proporcionar. Parques, gastronomia, vida noturna, museus, shoppings, transporte público facilitado estão entre as inúmeras características que fazem de Brasília um lugar repleto de vantagens para se morar com qualidade.

Fruto de um planejamento que se assemelha ao formato de um avião, a cidade divide-se em Regiões Administrativas que a tornam uma metrópole de características únicas.

+ Leia também:
O que fazer em Brasília: gastronomia, vida noturna, cultura e natureza na Capital Federal

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Custo de vida em Brasília

Se você sempre morou em grandes cidades e está de mudança para Brasília, não se preocupe. O custo de vida na cidade não chega a assustar, pois se equivale. Mas, para quem chega de cidades menores para viver na Capital Federal, o impacto certamente é maior. Assim como seria uma mudança para qualquer cidade grande. 

+ Leia também:
Custo de vida em Brasília: como é viver na Capital Federal

Qualidade de vida em Brasília

Como toda metrópole, vale lembrar que Brasília não está livre dos desafios de se manter como uma cidade bem desenvolvida e estruturada. Mas nem por isso a Capital Federal deixa de ser uma ótima alternativa para quem busca viver bem e com comodidade.

Afinal de contas, Brasília desponta entre os dez municípios brasileiros com melhores índices de qualidade de vida. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em que a Capital Federal aparece com um IDHM considerado alto, de 0,824.

Agora, se você está cogitando morar na cidade, te mostramos um pouco mais sobre o que ela tem a oferecer.

Cultura e lazer em Brasília

Morando em Brasília, você vai ver que não é difícil encontrar diversas opções que combinam cultura e lazer para todos os estilos de vida. Até porque não é à toa que a cidade recebe o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987.

É que Brasília literalmente sabe ilustrar e preservar bem seus aspectos culturais. Ela é a primeira cidade considerada bem cultural do século XX pela Unesco e é, na verdade, um verdadeiro patrimônio modernista brasileiro.

A cidade oferece um verdadeiro cardápio diversificado e com programações para todos os públicos. Independentemente de quem gosta mais de passear de dia ou de noite, dá para aproveitar bem os dois períodos. Pensando nisso, listamos algumas boas opções culturais para quem busca um lugar para morar e tem Brasília em mente.

Museu de Arte de Brasília (MAB)

(Foto: Secretaria de Cultura do DF)

Criado em 1985, e reaberto após 14 anos de interdição, o museu de arte moderna e contemporânea conta com um acervo de 1.375 obras. Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Sérgio Rodrigues são alguns dos artistas renomados com belos trabalhos por lá.

Seu acervo conta com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações criadas entre os anos de 1950 a 2001. O Museu de Arte de Brasília (MAB) ocupa uma área de 4.800 m2 e está bem às margens do Lago Paranoá, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada. 

Museu Nacional da República

Parte do Conjunto Cultural da República (que inclui a Biblioteca), o Museu Nacional da República reúne mais de 1.400 obras com múltiplas técnicas e linguagens artísticas produzidas no Brasil desde meados do Século XX até os dias atuais.

Ele é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. O Museu Nacional da República fica no Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

Com início das obras ainda em 1999, o museu teve sua inauguração em 2006, com uma exposição permanente sobre a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que ocupa 11 mil m2 do amplo espaço total de 91 mil m2.

Memorial dos Povos Indígenas

A edificação em espiral que remete à maloca dos índios Yanomami foi idealizada por Darcy Ribeiro e projetada por Niemeyer. Localizado no Eixo Monumental Oeste, na Praça do Buriti, o Memorial dos Povos Indígenas foi construído em 1987.

É no amplo pátio interno, com 70 m de diâmetro, que são realizadas apresentações e outras manifestações da cultura indígena no memorial.

(Foto: Secretaria de Cultura do DF)

Lago Paranoá

Um dos símbolos de Brasília, o Lago Paranoá foi idealizado no fim do século XIX e projetado ainda antes do Plano Piloto. Formado pelo represamento das águas do rio de mesmo nome (para a construção da hidrelétrica que abastece a Capital Federal), o lago artificial contribui para o aumento da umidade relativa do ar na região. 

Agora, esse é apenas um dos diversos benefícios que o Lago Paranoá proporciona aos brasilienses, já que a orla, em seus muitos acessos, garante o lazer de diversas formas.

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Os parques de Brasília também são capítulos à parte e atrações fixas para quem mora na cidade. E o principal deles é o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, que além de ser um dos maiores parques urbanos do mundo, é um dos mais queridos da Capital Federal. 

Sua infraestrutura completa e repleta de opções para atividades físicas ou lazer revigora o dia a dia dos moradores. Isso porque o Parque da Cidade é apenas uma das dezenas de áreas verdes de Brasília para se divertir ao ar livre.

More perto do Parque da Cidade

Está em busca de um imóvel para alugar perto do Parque da Cidade? Então veja abaixo algumas opções na região ou clique aqui para ter acesso às ofertas.

Cachoeira do Tororó

Um dos recantos brasilienses para fugir do calor está a menos de 35 km de distância do centro de Brasília. A Cachoeira do Tororó é a mais próxima da Capital Federal e, se estiver de carro, saiba que pode chegar a ela em cerca de 40 minutos. A Cachoeira do Tororó fica na Região Administrativa de Santa Maria.

O lugar é muito conhecido não só pelo banho refrescante e a caminhada em meio à natureza, mas também pela prática de rapel. Para chegar até a queda, basta seguir uma trilha de aproximadamente 2 km, considerada fácil.

Cine Drive-In

Inaugurado em 1973, o Cine Drive-In é o mais antigo em funcionamento do Brasil. Com capacidade para 500 carros, o cinema ao ar livre projeta filmes que estão fora do circuito comercial em uma tela com mais de 300 m2.

Cine Brasília

E por falar em Cinemagrafia, fique sabendo que Brasília é também uma referência no assunto, já que a  Capital Federal sedia grandes eventos da Sétima Arte, como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A premiação acontece no Cine Brasília, na Asa Sul, um espaço projetado por Oscar Niemeyer na Quadra Modelo

Vida Noturna em Brasília

À noite, a cidade oferece o clima efervescente como o de qualquer outra metrópole. Badalações, gastrobares ou barzinhos no Lago Paranoá em um clima descontraído e alternativo, saiba que Brasília está repleta de opções para todos os estilos.

Comércios e serviços em Brasília

Bem servida de infraestrutura, Brasília conta com comércios e serviços de qualidade espalhados pelas suas várias Regiões Administrativas. E a Capital Federal também não brinca em serviço quando o assunto é ir às compras. Um dos mais conhecidos e procurados na hora de escolher algum presente ou apenas passear em Brasília é o ParkShopping.

Educação em Brasília

Brasília é uma cidade que oferece boas instituições de ensino superior, como as conhecidas Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). Mas você encontra com facilidade muitas referências na educação em todos os níveis na Capital Federal.

+ Leia também:
Saiba quais são os melhores bairros de Brasília para universitários

Hospitais em Brasília

Em Brasília, você encontra uma ampla variedade de hospitais e atendimentos clínicos de inúmeras especialidades. Veja quais são alguns dos melhores:

  • Hospital Brasília
  • Hospital Santa Lúcia
  • Hospital Sírio-Libanês
  • DF Star
  • Hospital de Base
  • Hospital Regional de Asa Norte
  • Hospital Santa Marta Asa Norte
  • Hospital Universitário de Brasília
  • Hospital Militar de Área da Brasília
  • Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Morar em Brasília: Encontrando seu novo lar na metrópole modernista

Cogitando mudar de cidade e morar em Brasília? Ou já está na Capital Federal e pretende mudar de bairro? Preparamos artigos como este para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as melhores cidades para morar no Brasil

E além de te informar com conteúdo, o QuintoAndar também facilita a sua vida na busca por um novo lar na região. Ao acessar a nossa plataforma digital você encontra diversas ofertas de casas e apartamentos para alugar em Brasília. 

E para sua pesquisa ficar ainda mais rápida e assertiva, aproveite nossos mais de 70 filtros de busca para encontrar um imóvel no local que deseja e que tenha a sua cara!