Ilha da Magia: saiba como é morar em Florianópolis!

Cercada de praias, Capital Catarinense é uma das cidades com melhor qualidade de vida do país

Ilha da Magia: saiba como é morar em Florianópolis!

Quem nunca pensou em viver numa ilha, cercado de belas paisagens naturais por todos os lados? Pois morar em Florianópolis significa ter essa experiência. Mas com toda a infraestrutura de uma cidade grande. Com grande parte de seu território situado na parte insular – mais de 97% – a Capital Catarinense é uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

Cidade de praias

Por se tratar de uma ilha, muito do lazer e até mesmo da economia de Florianópolis, por conta do turismo, estão voltados pras dezenas de praias da cidade. Uma mais bela que a outra, por sinal. Não à toa, a cidade é conhecida como Ilha da Magia.

E há opções pra todos os gostos e públicos. Dos surfistas às famílias com crianças pequenas. Veja algumas das principais praias da Capital Catarinense:

Esportes

  • Joaquina – Localizada a 20 Km do Centro da cidade. É o principal point dos surfistas e palco de competições nacionais e até internacionais. Além de outros esportes da areia, como vôlei de praia e futvôlei. A praia ainda tem suas famosas dunas, onde se pratica o sandbord.

Dunas - Joaquina

  • Mole – É uma das mais badaladas e belas praias da cidade e fica a 15 Km do Centro. Mas se você tem crianças pequenas e faz planos de morar em Florianópolis, essa não é a melhor opção. Assim como a Joaquina, a praia Mole tem ondas muito fortes, que atraem os praticantes do surfe. A região conta com diversos bares à beira-mar.

Badalação

  • Jurerê – Ainda mais badalada que a praia Mole, Jurerê é um pouco mais distante: 27 km do Centro. E tem dois ambientes distintos. De um lado, há diversas casas de veraneio, onde famílias vão passar o fim de semana. No outro, conhecido como “Jurerê Internacional”, a música eletrônica marca o compasso do agito que, muitas vezes, começa no pôr do sol e vai até a manhã seguinte, nos beach clubs, bares, restaurantes e boates do local.

Família

  • Canasvieiras e Ingleses – Colada em Jurerê, Canasvieiras é uma praia urbanizada e com bastante infraestrutura pros frequentadores, geralmente famílias. Mesmo tipo de público da praia dos Ingleses, que também conta com grande infraestrutura de prédios residenciais e comércio nos arredores.

Isolada

  • Galheta – A 15 minutos de caminhada a partir da praia Mole, a praia da Galheta é um paraíso de areia fina e águas calmas e rasas. A trilha tem cerca de 300 metros em meio à mata fechada e formações rochosas. E não há qualquer infraestrutura. Justamente por isso, é ideal por quem está em busca de sossego. Apesar de não ser uma praia de nudismo obrigatório, é muito frequentada por naturistas.

Morar em Florianópolis é ver a história preservada

Colonizada por imigrantes açorianos, a Capital Catarinense ainda mantém muitas edificações, além de manifestações culturais e religiosas, dos tempos dos portugueses. O Centro Histórico respira cultura e tradição. Na região, há lugares como a Catedral Metropolitana, a Praça XV e museus como a Casa Victor Meirelles e o Museu Histórico de Santa Catarina, localizado na antiga sede do governo do Estado.

Mercado - Morar em Florianópolis

Na região está localizado também o Mercado Público de Florianópolis (foto), além do mirante do Parque da Luz, de onde se tem uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro. Além de ser um ótimo lugar pra se observar a Ponte Hercílio Luz, que apesar de interditada desde 1981, é o maior símbolo da cidade e tem uma iluminação especial durante a noite.

Gastronomia de Floripa

Os frutos do mar são os grandes destaques da gastronomia da Ilha da Magia. Morar em Florianópolis é ter acesso fácil a todas essas delícias extremamente frescas. Especialmente as ostras. Os povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa, por exemplo, são ótimos lugares pra se degustar a iguaria. E além da culinária, preservam heranças açorianas na arquitetura e no artesanato.

Ostras - Morar em Florianópolis

A noite na Ilha da Magia

Além da orla de algumas praias, o Centro e o melhor lugar pra morar em Florianópolis pra quem gosta de curtir a noite.

Por lá estão alguns dos lugares mais concorrido da cidade, como a região da Beira-Mar Norte e a Lagoa da Conceição, onde se concentra a maioria dos melhores bares, boates e restaurantes da ilha.

Cidades