Quem nunca pensou em viver numa ilha, cercado de belas paisagens naturais por todos os lados? Pois morar em Florianópolis significa ter essa experiência. Mas com toda a infraestrutura de uma cidade grande. Com grande parte de seu território situado na parte insular – mais de 97% – a Capital Catarinense é uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

Navegue pelo conteúdo:

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Praias de Florianópolis

Por se tratar de uma ilha, muito do lazer e até mesmo da economia de Florianópolis, por conta do turismo, estão voltados pras dezenas de praias da cidade. Uma mais bela que a outra, por sinal. Não à toa, a cidade é conhecida como Ilha da Magia.

São mais de 40 praias deslumbrantes, cada uma com sua própria personalidade e encanto. Desde as famosas praias da Joaquina e Mole, ideais para a prática de esportes aquáticos, até as praias tranquilas e preservadas como a Lagoinha do Leste e a Ilha do Campeche, há opções para todos os gostos. Além disso, a cidade oferece trilhas, lagoas e áreas de preservação ambiental, proporcionando um ambiente propício para o contato com a natureza.

E há opções pra todos os gostos e públicos. Dos surfistas às famílias com crianças pequenas. Veja algumas das principais praias da Capital Catarinense:

Leia também: Melhores praias de Florianópolis: Guia completo para morar ou visitar

Praia para esporte em Florianópolis

  • Joaquina – Localizada a 20 Km do Centro da cidade. É o principal point dos surfistas e palco de competições nacionais e até internacionais. Além de outros esportes da areia, como vôlei de praia e futvôlei. A praia ainda tem suas famosas dunas, onde se pratica o sandbord.
Imagem que ilustra matéria sobre morar em florianópolis mostra a Praia da Joaquina
Praia da Joaquina em Floripa
  • Mole – É uma das mais badaladas e belas praias da cidade e fica a 15 Km do Centro. Mas se você tem crianças pequenas e faz planos de morar em Florianópolis, essa não é a melhor opção. Assim como a Joaquina, a praia Mole tem ondas muito fortes, que atraem os praticantes do surfe. A região conta com diversos bares à beira-mar.

Praia para badalar em Florianópolis

  • Jurerê – Ainda mais badalada que a praia Mole, Jurerê é um pouco mais distante: 27 km do Centro. E tem dois ambientes distintos. De um lado, há diversas casas de veraneio, onde famílias vão passar o fim de semana. No outro, conhecido como “Jurerê Internacional”, a música eletrônica marca o compasso do agito que, muitas vezes, começa no pôr do sol e vai até a manhã seguinte, nos beach clubs, bares, restaurantes e boates do local.
Praia de Jurerê International

Praia para Família em Florianópolis

  • Canasvieiras e Ingleses – Colada em Jurerê, Canasvieiras é uma praia urbanizada e com bastante infraestrutura pros frequentadores, geralmente famílias. Mesmo tipo de público da praia dos Ingleses, que também conta com grande infraestrutura de prédios residenciais e comércio nos arredores.

Praia para trilhas em Florianópolis

  • Galheta – A 15 minutos de caminhada a partir da praia Mole, a praia da Galheta é um paraíso de areia fina e águas calmas e rasas. A trilha tem cerca de 300 metros em meio à mata fechada e formações rochosas. E não há qualquer infraestrutura. Justamente por isso, é ideal por quem está em busca de sossego. Apesar de não ser uma praia de nudismo obrigatório, é muito frequentada por naturistas.

Florianópolis oferece uma ampla gama de opções de lazer e atividades ao ar livre. Além das belas praias, a cidade possui parques, trilhas e áreas de lazer para desfrutar. Pratique esportes como surfe, stand-up paddle, trilhas de caminhada e corrida, ciclismo e muito mais. A natureza exuberante da ilha é um convite constante para explorar novas paisagens e aproveitar o ar livre.

Leia também: Parques em Florianópolis: saiba o que a ilha oferece além das praias

Cultura e história em Florianópolis

A cultura de Florianópolis é marcada pela influência açoriana, combinada com traços indígenas e continentais. A pesca artesanal e a música são elementos importantes.

A Capital Catarinense ainda mantém muitas edificações, além de manifestações culturais e religiosas, dos tempos dos portugueses. O Centro Histórico respira cultura e tradição. Na região, há lugares como a Catedral Metropolitana, a Praça XV e museus como a Casa Victor Meirelles e o Museu Histórico de Santa Catarina, localizado na antiga sede do governo do Estado.

Prédio valorizado como patrimônio artístico, histórico e arquitetônico de Florianópolis.

Na região está localizado também o Mercado Público de Florianópolis, além do mirante do Parque da Luz, de onde se tem uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro. Além de ser um ótimo lugar pra se observar a Ponte Hercílio Luz, que apesar de interditada desde 1981, é o maior símbolo da cidade e tem uma iluminação especial durante a noite.

Festas tradicionais, como o Boi-de-Mamão e o Terno de Reis, fazem parte do calendário cultural. A cidade também abriga museus que preservam a história local. A cultura de Florianópolis é uma fusão única de tradições, enriquecendo a vida dos moradores e visitantes.

Leia também: O que fazer em Florianópolis: conheça os melhores passeios da capital!

Qualidade de vida em Florianópolis

Morar em Florianópolis significa desfrutar de uma qualidade de vida ímpar. A cidade conta com uma infraestrutura completa, oferecendo serviços de saúde de qualidade, educação de excelência, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e uma ampla gama de opções culturais e de lazer. Além disso, a cidade é conhecida pela sua segurança e pela preservação do meio ambiente, fatores que contribuem para uma vida equilibrada e saudável.

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Oportunidades de trabalho em Florianópolis

Florianópolis tem se destacado como um importante polo tecnológico e de inovação. A cidade abriga diversas empresas de tecnologia, startups e incubadoras, o que proporciona um ambiente propício para o crescimento profissional e o empreendedorismo. Além disso, o setor turístico também é uma importante fonte de oportunidades de trabalho, impulsionado pelo grande fluxo de visitantes durante o ano todo.

Leia também: Entenda como é o custo de vida em Florianópolis e veja se morar na cidade cabe no seu bolso

Gastronomia em Florianópolis

Os frutos do mar são os grandes destaques da gastronomia da Ilha da Magia. Morar em Florianópolis é ter acesso fácil a todas essas delícias extremamente frescas. Especialmente as ostras. Os povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa, por exemplo, são ótimos lugares pra se degustar a iguaria. E além da culinária, preservam heranças açorianas na arquitetura e no artesanato.

Experimente os pratos tradicionais como a sequência de camarão, o barreado e a famosa ostra de Florianópolis.

A noite em Florianópolis

As noites em Florianópolis são animadas e diversificadas, com opções de entretenimento para todos os gostos. Os principais bairros, como Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e Centro Histórico, oferecem bares, restaurantes e casas noturnas.

Há uma variedade de festas, eventos culturais e música ao vivo. A cidade também proporciona momentos tranquilos em restaurantes à beira-mar e espaços para relaxar.

Encontre seu lar dos sonhos em Florianópolis

Morar em Florianópolis é uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Com suas belezas naturais, qualidade de vida excepcional, oportunidades de trabalho e empreendedorismo, cultura diversificada e uma comunidade acolhedora, a cidade oferece o equilíbrio perfeito entre natureza, conforto e oportunidades

Se interessou em morar na Ilha da Magia? No QuintoAndar, você pode encontrar a localização ideal pelo site, app ou navegando no nosso mapa da cidade. A seguir você encontra algumas opções de imóveis para alugar no Centro de Florianópolis:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.