Tente se imaginar morando em uma cidade litorânea, com paisagens paradisíacas e infraestrutura de uma cidade grande. Pensou no Rio de Janeiro? Pois saiba que a Região Nordeste também tem muitos exemplos na mesma linha. E a Capital Cearense é uma delas. A cidade, que é uma das dez maiores do país, conta com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região e é uma excelente opção para quem tem planos de viver em um lugar com essas características. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre como é morar em Fortaleza?

Morar em Fortaleza é ter qualidade de vida em Fortaleza

Capital do Ceará, Fortaleza atualmente ocupa o 11º lugar no ranking das capitais com melhor qualidade de vida do país, como aponta o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM 2021), feito pela consultoria MacroPlan. A empresa avaliou 15 indicadores de segmentos, como educação, saúde, saneamento, sustentabilidade e segurança.

Com um dos melhores PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil, atualmente Fortaleza conta com uma grande demanda pra diversos setores empresariais, assim como de profissionais liberais que têm grandes chances de conseguir bons salários na região.

Trabalhar em Fortaleza

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados em março de 2021, a Capital Cearense é o quarto município que mais gera empregos formais no país, atrás somente de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. 

Fortaleza chegou a ser indicada em 2017 pela Forbes como a melhor capital brasileira no ambiente de negócios. E foi eleita pela mesma razão em 2015 pela consultoria multinacional Towers Watson. 

O que favorece esse cenário de investimentos é que, além de receber estímulos da Prefeitura de Fortaleza, geograficamente a capital se aproxima de parceiros econômicos internacionais, como americanos, europeus e africanos. E também é lá que está concentrada a maior quantidade de cabos submarinos de fibra ótica do continente.

Agora que você já sabe que o ambiente de negócios está em ampla expansão em Fortaleza, vamos conhecer um pouquinho do lazer que a capital oferece?

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Lazer em Fortaleza

Além das belas praias e paisagens naturais incríveis que falaremos mais à frente, morar em Fortaleza significa ter alguns atrativos que valem a pena tomar conhecimento. Listamos alguns deles:

Jardim Japonês

Localizado na conhecida Avenida Beira Mar, o Jardim Japonês é um espaço também conhecido como Morro do Granville, que fica aberto diariamente. Não há cobrança de entrada, mas como podem ocorrer eventos no lugar, exclusivamente nesses dias é possível que alguma taxa seja cobrada. A criação do jardim se deu pela homenagem ao primeiro morador japonês na cidade, Jusaku Fujita.

Ele tinha um lindo jardim que foi totalmente destruído e, portanto, graças a essa nova construção agora seu cantinho guarda lindas memórias. São cerca de 50 espécies de plantas diferentes sendo cultivadas, entre elas as preferidas do senhor Jusaku. No local também são realizadas práticas de Tai Chi Chuan com incentivo da Secretaria do Esporte e da Prefeitura de Fortaleza.

Theatro José de Alencar

Em matéria sobre morar em Fortaleza, foto mostra a fachada do Theatro José de Alencar
Theatro José de Alencar (Foto: Getty Images)

É um teatro cuja construção foi iniciada em 1910 e até hoje é referência artística, turística e arquitetônica no país, além de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua arquitetura eclética conta com sala de espetáculo em estilo Art Nouveau de três andares com capacidade pra 800 lugares.

O complexo tem ainda um auditório de 120 lugares, foyers, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2.600 m², sede do Centro de Artes Cênicas (CENA). 

Além disso, abriga:

  • Teatro Morro do Ouro;
  • Praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre de capacidade para 600 pessoas;
  • Biblioteca Carlos Câmara;
  • Galeria Ramos Cotôco, de quatro salas de estudos e ensaios;
  • Oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação;
  • Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar;
  • Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho;
  • Curso Princípios Básicos de Teatro;
  • Jardim projetado por Burle Marx.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O centro cultural é um dos maiores do Brasil e foi criado em homenagem a Francisco José do Nascimento, um jangadeiro cearense que lutou pela abolição da escravatura e se tornou uma das mais importantes personalidades históricas do Ceará. 

O empreendimento conta com mais de 30 mil m2 e abriga alguns dos principais eventos de Fortaleza. Olha o que é possível conhecer por lá:

  • Museu da Cultura Cearense: Seis salões que mostram de diferentes formas a cultura do povo cearense, expondo obras de artes de artistas locais que mantêm seus trabalhos em exposições fixas e temporárias. Ainda há um espaço que conta com documentos importantes para a história do estado;
  • Planetário Rubens de Azevedo: Considerado um dos mais modernos do mundo, foi todo construído a partir de tecnologia alemã e conta com um acervo significativo, além de locais pra observação. O único planetário que consegue projetar um arco-íris através de projetores de multimídia;
  • Museu de Arte Contemporânea: Com onze salas que totalizam 700 m2, contam a história da arte contemporânea do estado, além de realizar exposições fixas e temporárias de diversos artistas. Tem um espaço reservado pra pesquisas e estudos com acesso liberado para estudantes e profissionais, além de salas de teatro, Cinema Dragão do Mar, um anfiteatro, uma praça verde onde acontecem shows e feiras, restaurantes, bares e boates;
  • Vida noturna: Nos arredores do centro cultural é possível encontrar as principais baladas de Fortaleza, como a Donna Santa e o Armazém.

Bar Pirata

Você vai saber logo mais à frente sobre a Praia de Iracema, onde fica a Ponte dos Ingleses. Mas antes vale a pena conhecer o que tem nesse lugar pra além além da beleza natural. De frente pra ponte, com uma decoração que lembra completamente uma embarcação, o Bar Pirata reúne os amantes de forró de todos os lugares todas as segundas-feiras.

Muitos artistas já passaram pelo palco do Pirata, como Gonzaguinha, Belchior, Oswaldo Montenegro, Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto, etc. Além de já ter sido palco de peças de teatro, exposições, desfiles e outros eventos. Criado em 1986, o negócio entre pai e filho cresceu e, pra além de bar, é um empreendimento cultural que celebra o melhor da tradição nordestina.

Mercado Central

O segundo maior ponto das vendas de artesanato e produtos locais na capital cearense fica localizado no centro da cidade, na Av. Alberto Nepomuceno. Quase que diariamente é possível encontrar shows de artistas locais, como repentistas sanfoneiros e muito mais. A entrada é gratuita, porém há horários de atendimento e funcionamento dos boxes.

Foto que ilustra matéria sobre Morar em Fortaleza mostra a entrada do Mercado Central
Mercado Central de Fortaleza (Foto: Getty Images)

Arena Castelão

Um dos principais estádios de futebol da região do nordeste, o Castelão foi inaugurado em 1973 com o nome de Estádio Governador Plácido Castelo e é um dos maiores do mundo. Casa dos três maiores times do Ceará, é e já foi palco não só das principais partidas desses grupos, mas também de shows de artistas nacionais e internacionais, como Beyoncé, Iron Maiden e o ex-Beatles Paul McCartney.

Restaurantes em Fortaleza

Pra provar que cidade litorânea não é só gastronomia de frutos do mar – apesar de a especialidade ser muito forte na região -, listamos aqui algumas opções de restaurantes e bares que a cidade de Fortaleza tem a oferecer. 

Conheça alguns:

  • Moleskine Gastrobar: gastrobar premiado e com ambiente elegante e intimista, a decoração é moderna e tem poemas na parede;
  • Boteco Praia: tradicional comida de boteco, com chopes e drinques especiais, além do espaço descontraído na orla, com futebol e música ao vivo;
  • Hey Ho Cervejaria: carta de cervejas importadas e chopes, conta com comida de boteco em um ambiente informal e de decoração simples;
  • Cabaña Del Primo: especialidade em pratos de carnes nobres argentinas, ambiente requintado e intimista, com espaço convidativo;
  • O Mar Menino: referência em pratos contemporâneos com ênfase em pescados, prepara e oferece drinques em um espacinho acolhedor com jardim e música;
  • La Bella Itália: da tradicional cozinha italiana, conta com extensa carta de vinhos e um ambiente elegante de ares descontraídos;
  • Misaki: amantes de culinária oriental podem esperar o melhor dos combinados contemporâneos do chef e frutos do mar, como lagosta, tilápia com risoto de beterraba e carta de vinhos brancos;
  • Forneria Coriolano: uma das pizzarias mais conhecidas de Fortaleza;
  • L’Ô Restaurante: Culinária contemporânea com toques franceses e italianos em restaurante elegante com jardim e bar ao ar livre.

Morar em Fortaleza: praias

Morar em Fortaleza é ter o privilégio de frequentar algumas das melhores praias do Nordeste. A capital cearense conta com uma extensão litorânea de 34 quilômetros cercada por pelo menos 15 praias principais e tem como limites a foz dos rios Ceará, ao norte, e Pacoti.

As praias mais frequentadas são:

  • Praia do Futuro (leste)
  • Meireles (norte)
  • Mucuripe (norte)
  • Praia de Iracema (norte)
  • Barra do Ceará (oeste)

Praia do Futuro

A mais famosa de Fortaleza tem uma beleza que é imperdível, especialmente pra aqueles banhistas de perfil mais esportista! De mar verde intenso, com extenso trecho de areia e ondas que batem com um pouco mais de intensidade, a praia é a escolha certa por muitos nativos que gostam de praticar esportes como kitesurf e surfe.

Outro ponto muito bacana da praia é a quantidade de mega barracas, com estruturas perfeitas pra quem quer curtir o dia inteiro sem sair da praia. Nos arredores é possível contar com uma boa infraestrutura, tanto por barracas como lanchonetes que oferecem diversos tipos de serviço, desde petiscos, até aluguéis de guarda-sóis e cadeiras.

Meireles

A praia do bairro de Meireles fica na região do Clube Náutico, e é uma das praias mais movimentadas da cidade. No trecho da Av. Beira-Mar é possível notar a presença de várias barracas, quadras para praticar esportes, a Feirinha de Artesanato e também a proximidade do Jardim Japonês.

Como a área conta com vários restaurantes e concentra muitos hotéis, é uma opção excelente pra quem quer se hospedar em um lugar que permita fazer atividades a pé. Durante o dia, com o mar tranquilo, poucas ondas e areia firme, muita gente aproveita também pra praticar esportes, andar de bicicleta e caminhar na orla. Mas é importante lembrar que alguns trechos da praia podem não estar próprios para banho.

Mucuripe

Próxima ao cais do porto, Mucuripe é uma das principais praias de Fortaleza e um ótimo lugar pra quem gosta de comer peixes e frutos do mar frescos, já que é a região onde fica o popular Mercado do Peixe. Esse passeio é muito recomendado especialmente pra quem deseja passar a tarde apreciando – e degustando! Apesar de ser uma praia muito bonita, de mar bem tranquilo e praticamente sem ondas, antes de pensar em mergulhar nela é bom dar uma olhada rápida no boletim de balneabilidade, pois pode não estar indicada para banho, já que costuma contar com vários barcos de pescadores parados na costa.

Praia de Iracema

Apesar de também precisar de uma consulta no boletim de balneabilidade pra saber se está em condições de banho, a Praia de Iracema é muito conhecida por abrigar grandes eventos, já que parte dela foi aterrada. Fica em uma região próxima ao centro da cidade e é próxima de casas noturnas.

Nela é possível registrar momentos em pontos turísticos populares como a Estátua de Iracema, o Espigão (que tem uma vista bonita de Fortaleza) e a Ponte dos Ingleses. À noite, os barzinhos ganham um ar boêmio encantador. Como o local também é bastante urbano, costuma atrair diferentes tipos de visitantes.

Barra do Ceará

Muito especial e uma das partes mais antigas da região, foi nessa praia que aconteceu a primeira ocupação holandesa do Ceará, em 1603. A Barra do Ceará possui recifes naturais, próximo da foz do Rio Ceará. Guarda um dos pores do sol mais belos da capital. É possível ir pedalando da Praia de Iracema até a Barra do Ceará, a cerca de 10km de distância, até porque Fortaleza conta com uma vasta malha de ciclomobilidade que está se expandindo cada vez mais.

Perto de Fortaleza

Além disso, morar em Fortaleza é estar perto de alguns dos pontos famosos que ficam próximos da capital e que valem à pena uma visita, como:

  • Canoa Quebrada: Aquela foto clássica nas dunas é aqui! Em Aracati, a 160 km de Fortaleza, a praia encantadora tem um cenário paradisíaco, digno de retrato. Canoa Quebrada é definitivamente um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas da região. Se tornou point ainda nos anos de 1990, muito por conta das suas lindas dunas, é o passeio ideal pra quem quer andar de buggy e curtir um pôr do sol inesquecível. Pelo fluxo de visitantes, a praia conta com vários restaurantes e lanchonetes próximas pra fazer aquela parada obrigatória e degustar uma deliciosa comida regional;
  • Morro Branco: Em Beberibe, na cidade vizinha de Fortaleza, está a Praia de Morro Branco que é um dos cartões postais da região. Nela os registros ficam muito especiais por conta dos morros de areias avermelhadas, as falésias, que formam um lindo cenário e atraem visitantes. Lá é possível curtir o dia junto do mar tranquilo e se deliciar com os pratos dos restaurantes locais. Mas se quiser ficar um pouco mais, conte com as hospedagens da região;
  • Beach Park: Apesar de estar localizado em Aquiraz, no município vizinho, o Beach Park é uma das principais atrações turísticas do Ceará. O empreendimento que fica na Praia de Porto das Dunas deixou de ser um parque aquático pra se tornar um destino turístico completo, recebendo milhares de visitantes especialmente na alta temporada de verão. Pra quem procura um estilo de vida natural, sem abrir mão de infraestrutura, e ainda de quebra estar próximo aos roteiros mais procurados do Brasil nas férias, certamente morar em Fortaleza é uma ótima opção!
Foto que ilustra matéria sobre Morar em Fortaleza mostra as falésias de areia vermelha de Morro Branco.
As falésias de Morro Branco (Foto: Getty Images)

Morar em Fortaleza com o QuintoAndar

Já presente em Salvador e Recife, o QuintoAndar também faz de Fortaleza mais uma de suas capitais pela Região Nordeste, com operações iniciadas no final de julho de 2021. 

A imobiliária digital é líder isolada no mercado brasileiro, com mais de 100 mil contratos sob gestão e cerca de 10 mil novos aluguéis fechados por mês, com crescimento entre 20 e 30 vezes mais rápido que seu concorrente mais próximo, e passa a atender quem quer morar em Fortaleza.