Uma das três ilhas brasileiras que são capitais – junto com Florianópolis (SC) e São Luís (MA) – a capital do Espírito Santo costuma ser bastante conhecida por suas praias. Mas saiba que a região tem muito a oferecer além das belezas! Sua infraestrutura revela que morar em Vitória (ES) é viver com qualidade.

Navegue pelo conteúdo:

Como é morar em Vitória (ES)?

Apesar de pequena, Vitória não está por acaso entre as cinco cidades brasileiras com os melhores índices de desenvolvimento (IDHM 0,845). É que a capital do Espírito Santo se revela como uma das principais infraestruturas do Sudeste, com destaque nas áreas de educação, urbanismo, mobilidade, meio ambiente e empreendedorismo.

O centro financeiro da cidade fica na Enseada do Suá que, cercado pela Baía de Vitória, abriga diversas instituições e órgãos públicos de Vitória, como o Tribunal de Justiça e a Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ). 

Além disso, pela Terceira Ponte, se conecta com facilidade a Vila Velha, segundo maior centro comercial do estado.

Rotina em Vitória

No dia a dia, o clima tropical e ameno em proximidade com as praias de Vitória e áreas verdes originárias da Mata Atlântica proporcionam inspiração e muito lazer ao ar livre para todos os estilos de vida para quem decide morar em Vitória.

E, além de preservar os ares bucólicos em certos cantos da cidade, Vitória abastece tranquilamente seus moradores e visitantes com muitas ofertas de serviços e comércios próximos. 

São parques, shoppings, praias, hospitais, escolas, universidades, restaurantes e bares que fazem dos bairros de Vitória ótimas opções de moradia e lazer.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Serviços e instituições de destaque em Vitória

  • Hospital Santa Rita
  • Hospital Vitória
  • Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAM
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (Maruípe)
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (Goiabeiras)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Colégio Sagrado Coração de Maria
  • Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória
  • Shopping Vitória
  • Cine Jardins
  • Cine A Norte Sul
  • Cine Teatro Ribalta
  • Museu Solar Monjardim
  • Instituto Baleia Jubarte
  • Fundação Projeto Tamar

Mobilidade em Vitória

Na Região Metropolitana da Grande Vitória a logística de transporte público fica por conta do Sistema Transcol, que conta com diversas linhas distintas de ônibus que passam por toda a cidade, conectando de forma integrada até municípios vizinhos, como Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica e mais.

Por exemplo, linhas alimentadoras, expressas e circulares ligam bairros dentro do município de Vitória por vias e corredores, enquanto linhas tronco-alimentadoras fazem trajetos por avenidas principais levando até municípios vizinhos.

Assim, diversos terminais estão instalados em pontos específicos de conexão da cidade. Além do sistema de integração que é comum em outras cidades, o valor da passagem também segue o mesmo patamar que outras capitais do Sudeste (R$ 4,20, em janeiro de 2022). 

Apesar de não possuir metrô, uma das vantagens de morar em Vitória é poder contar com distâncias normalmente mais curtas. E isso contribui para que muitas atividades sejam feitas por caminhadas de poucos minutos, ou até mesmo por trajetos rápidos de táxi ou Uber.

Em cerca de 30 minutos, é possível ir de carro da rodoviária, na Ilha do Príncipe, perto do Centro, até o aeroporto que está situado no outro lado da cidade, no bairro Goiabeiras.

Segurança em Vitória

Como qualquer metrópole, Vitória demanda das mesmas atenções com pertences pessoais e horários de menor fluxo em determinadas áreas da cidade. Ou seja, a capital do Espírito Santo não se difere de outras grandes capitais brasileiras que também sofrem com algumas questões de desigualdades socioeconômicas.

Órgãos da polícia e de patrulhamento público estão espalhados por diversas partes da cidade. O Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, por exemplo, está situado no bairro de São Cristóvão, na Avenida Maruípe, próximo ao Parque Municipal do Horto e à Universidade Federal (UFES).

Custo de vida para morar em Vitória (ES)

Como já dissemos, Vitória está está entre as cinco cidades brasileiras com o melhores índices de desenvolvimento (IDHM 0,845). E como qualquer metrópole, é uma cidade mais cara de se morar, se comparada a cidades menores e de interior. Ainda mais pelo privilégio de ser uma cidade litorânea. 

Clique no link e leia nosso artigo especial sobre custo de vida em Vitória e tenha um panorama sobre como é o padrão da cidade em áreas como aluguel, alimentação, transporte, educação, saúde, além de entretenimento, cultura e lazer.

Todo mundo encontra um novo lar no QuintoAndar

Não importa a região ou a realidade, ter o nosso cantinho, a nossa casa é aquele tipo de sonho que nos une. E temos muito orgulho de estar presente em tantos bairros, de tantas cidades diferentes do país.

O QuintoAndar deu início a suas operações na Capital Capixaba em março de 2021 e tem diversas ofertas de casas e apartamentos para alugar nos melhores bairros da cidade. 

Por isso, se você também busca um lugar para chamar de seu, estamos de portas abertas para te receber seja onde for. 

É possível contar com mais de 70 filtros diferentes para refinar sua pesquisa e encontrar um novo lar para morar em Vitória (ES) de forma mais rápida e assertiva do jeitinho que você sempre sonhou!