Morar no interior pode ser a opção ideal para quem busca uma vida mais tranquila e quer fugir do ambiente caótico de algumas grandes capitais, gerado por fatores como trânsito intenso e altos índices de violência. 

O número de pessoas que desejam viver em uma cidade interiorana cresce a cada ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, 61% dos moradores da capital paulista afirmaram que se mudariam da cidade, caso pudessem.

Além disso, um fator que tem contribuído para que muitas pessoas se mudassem dos grandes centros urbanos foi a popularização do home office, desde o começo da pandemia causada pela Covid-19. Como não havia mais a exigência do trabalho presencial, muitos indivíduos se viram livres para morar em cidades mais tranquilas.

Se você não precisa morar em uma capital e deseja ter uma maior qualidade de vida, confira quais são as principais vantagens de morar no interior. 

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Por que morar no interior pode ser uma opção interessante?

Dependendo do seu estilo de vida, morar em uma cidade do interior pode trazer muitas vantagens para você, especialmente se você trabalha de maneira remota. Muitos municípios do interior contam com uma boa rede de transportes e com boas estradas.

Além disso, alguns municípios interioranos também têm um aeroporto pequeno, ou ficam bem próximos de cidades com aeroportos. Portanto, mesmo morando em uma cidade pequena, você vai ter facilidade em ir para um grande centro, caso precise.

Quem mora no interior também costuma desfrutar de uma maior qualidade de vida, e ainda gasta menos com moradia, transporte e educação. Sendo assim, vale a pena considerar se mudar para um município interiorano. 

Leia também: Vale a pena morar perto do aeroporto? Entenda as vantagens e desvantagens

Qualidade de vida no interior

No interior você, provavelmente, vai conseguir viver em um imóvel maior pagando menos do que pagaria em uma capital, vai ter mais contato com a natureza e não terá que aguentar a poluição sonora, característica dos grandes centros, formada por sirenes e buzinas.

Dependendo da cidade que você escolher para morar, será possível contar com uma ampla gama de serviços essenciais, como uma boa rede de hospitais, comércios e escolas, sem abrir mão da qualidade de vida que os municípios do interior oferecem.

Portanto, se você está cansado de passar horas no trânsito todos os dias e de ter que arcar com um custo de vida alto para conseguir viver bem e suprir as suas necessidades, conheça outras vantagens de morar no interior. 

Leia também: 10 dicas de como escolher um bairro para morar

Custo de vida

Uma das principais vantagens de morar fora dos grandes centros urbanos, especialmente para quem tem uma família, é ter um custo de vida menor.

O custo de vida se refere ao valor que uma pessoa gasta todos os meses para se sustentar. Nesse cálculo entram gastos como moradia, transporte, alimentação, educação, saúde e lazer.

Como os preços no interior costumam ser menores, o custo de vida nesses locais é menor do que o das capitais. O custo médio mensal para uma pessoa que mora sozinha na cidade de São Paulo, por exemplo, é de R$ 6.984,00. Já quem vive em Ribeirão Preto precisa gastar, em média, R$ 4.390,00 para se sustentar mensalmente.

Esses valores podem mudar de acordo com os hábitos e estilo de vida de cada pessoa. Contudo, ao analisá-los, é possível perceber que morar na capital paulista é muito mais caro do que viver em Ribeirão Preto, que fica no interior do estado de São Paulo.

Se você gostou da ideia de morar na cidade de Ribeirão Preto, veja a seguir alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para a lista completa.

Segurança

Outra vantagem de morar no interior é que as cidades interioranas costumam apresentar um índice de violência menor do que o das grandes metrópoles. Uma prova disso é que todas as 10 cidades mais seguras do país são interioranas. 

Portanto, quem está cansado da violência das grandes metrópoles e quer viver em um local que apresente um baixo índice de criminalidade, deve considerar morar em uma cidade do interior do Brasil. 

Trânsito sem grandes engarrafamentos

Quem vive no interior não precisa enfrentar grandes engarrafamentos, que são muito comuns nas grandes cidades, e podem fazer com que uma pessoa precise perder horas no trânsito.

Ao não ter que passar muito tempo preso no trânsito, você vai se estressar menos e ainda vai poder dedicar mais tempo para fazer as coisas que você realmente gosta, como passar mais tempo com a sua família ou praticar alguma atividade física, por exemplo. 

Maior contato com a natureza

Em muitas cidades do interior é possível ter mais contato com a natureza. Isso porque esses locais costumam apresentar mais áreas verdes, lagos e rios limpos. Além disso, alguns municípios ainda contam com cachoeiras e montanhas. 

Leia também: Conheça as melhores cidades para morar no Brasil

Desvantagens de morar no interior

Apesar de haver muitas vantagens em morar no interior, algumas pessoas podem encontrar algumas desvantagens em morar fora dos grandes centros. No entanto, essa percepção pode variar bastante de acordo com o estilo de vida do indivíduo. Confira a seguir o que algumas pessoas consideram como pontos negativos relacionados à vida fora das capitais.

Menos opções de lazer

As cidades do interior costumam oferecer menos opções de lazer para os seus habitantes. Nesses locais, não costuma haver shows de artistas internacionais, nem muitas peças de teatros e exposições de arte.

Contudo, caso você não faça questão de participar desses eventos, o menor número de opções de lazer oferecidos nos municípios interioranos pode não ser uma desvantagem para você.

Opções de comércios mais reduzidas

Outra desvantagem que pode ser relacionada à vida no interior é o menor número de opções de comércios. Contudo, para quem está acostumado a usar a internet, isso, provavelmente, não será um problema, pois é possível adquirir quase todos os tipos de produtos por meio das lojas on-line. 

É melhor morar no interior ou na capital?

A resposta para essa pergunta vai depender muito do seu estilo de vida, caso para você seja importante morar em um local com muitas atrações culturais, pode ser melhor viver em uma capital.

No entanto, se você quiser morar em um local mais tranquilo, que ofereça uma boa qualidade de vida para os seus habitantes e que ainda apresenta um custo de vida mais acessível, pode ser melhor residir em uma cidade do interior.

Leia também: Conheça as 12 melhores cidades com praia para morar no Brasil

No QuintoAndar você vai conseguir encontrar o imóvel perfeito para morar no interior

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens em morar no interior, conte com o QuintoAndar para encontrar um imóvel no lugar e condições ideais para o seu estilo de vida, seja ele qual for, com rapidez e sem burocracia.

Acesse agora o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.