A decoração do banheiro muitas vezes passa despercebida em um projeto de decoração ou reforma. No entanto, montar um ambiente agradável pode ser um grande diferencial no seu dia a dia.

Pensando nisso, existem pontos cruciais que devem ser pensados, como os móveis para banheiro. Além de um ponto de decoração, eles são essenciais para organização do espaço e trazem um diferencial prático.

Neste artigo, vamos te apresentar as melhores ideias para construir um banheiro bonito, aconchegante e bem mobiliado. Acompanhe!

Navegue pelo conteúdo:

7 ideias de móveis para banheiro para se inspirar

Aprenda como escolher os móveis para o seu banheiro com essas 7 ideias e não erre mais! 

1. Armários aéreos para banheiro

armários aéreos e outros móveis para banheiro em um banheiro pequeno e claro

Os armários aéreos são ideais para economizar espaço e trazer mais funcionalidade para o toalete. 

Há diversos tipos e tamanhos, como os espelhados e redondos. Os armários espelhados dão a sensação de amplitude para o lugar. Embora façam parte dos móveis para banheiro moderno, trazem charme e elegância para banheiros menores.

O material em sua maioria é feito de madeira. Mas há peças produzidas em mármore e granito, por exemplo.

Leia também: Ideias de armário de banheiro: 7 opções para se inspirar

2. Gabinetes

banheiro amplo com boxe, espelho, armário e gabinetes

Os gabinetes são armários localizados embaixo da cuba do banheiro. Existem diversos tipos e tamanhos. Eles podem ser suspensos, como gavetões, ou chegar até o fim do piso.

A sua presença é bastante comum na maioria dos banheiros e servem para guardar objetos mais simples e de uso diário. Além disso, como praticidade, podem ter acoplado o cesto de roupa suja, para garantir que o ambiente ficará mais organizado.

3. Prateleiras

banheiro com pia e espelho e prateleiras

Ideais para qualquer tamanho de banheiro, as prateleiras podem ser usadas para apoio de toalhas e caixas organizadoras. No entanto, você também pode inovar na decoração e adicionar velas, plantas e outros itens que tornem o ambiente mais pessoal. 

4. Nichos

banheiro moderno com banheira e nichos laterais

Os nichos são uma espécie de prateleira funcional e podem ser usados em vários lugares do banheiro.

O ponto mais comum dos nichos embutidos é dentro do box ou perto dele. Assim, a função assumida é de acomodar shampoo, condicionador, produtos para o cabelo e o sabonete.

5. Cuba

banheiro pequeno com cuba

Apesar de não ser um móvel, é tão importante quanto o vaso. A cuba deve ser escolhida seguindo critérios como: funcionalidade e praticidade.

Há cubas de diversos tipos e tamanhos:

  • De parede: fixadas na parede do banheiro;
  • Montadas: são instaladas diretamente no piso;
  • Embutidas: encaixadas na pedra da bancada;
  • De apoio: são colocadas sobre a bancada do móvel; 
  • Semi-encaixe: é encaixada de forma parcial na bancada;
  • Sobreposta: a borda é sobressaliente.

Além disso, você pode fugir do tradicional branco e inovar em cores como dourado, latão, cinza e preto, por exemplo. Os formatos podem ser redondos, quadrados ou retangulares. O material pode ser de vidro, mármore, madeira ou granito. 

Veja mais opções de cubas em: Modelos de pia de banheiro: 10 opções para se inspirar

6. Box

box em banheiro com plantas no chuveiro

Também não é um móvel, mas é preciso considerar os diferentes tipos de modelo de box na hora de montar a sua decoração – e a escolha deve levar em conta o tamanho do ambiente e estilo de decoração. 

Os mais comuns são os de porta de correr e de abrir. Para banheiros pequenos, existe a possibilidade de usar os espelhados, que dão uma sensação de amplitude maior.

Se possível, evite os box de cortina, já que a água vaza para fora do espaço e, muito provavelmente, deixará o ambiente molhado após um banho.

7. Espelho

espelhos amplos em um banheiro

O espelho, apesar de não ser um móvel, é um dos itens mais importantes do banheiro. Ele pode ser apenas de rosto, ou ocupar uma parte da parede, por exemplo. Leve em consideração suas necessidades e quantas pessoas usarão do ambiente.

Caso o banheiro seja dividido, o mais interessante é optar por um espelho grande. Para um ar mais moderno, opte por modelos com iluminação embutida. Se você gosta do estilo clássico, um espelho redondo com moldura é a pedida certa.

Quais são os melhores materiais para móveis de banheiro?

Na hora de escolher os móveis para banheiro é importante observar o tipo de material escolhido. Não se deixe levar apenas pela estética ou pelo preço. Compre o que for durável e prático para você.

Os materiais mais recomendados são:

  • Madeira maciça: são móveis mais resistentes à umidade e possuem maior durabilidade. Ideais para esses espaços em que a água se faz presente a cada uso;
  • MDF: quanto ao custo são mais baratos que a madeira e possuem boa resistência à água, quando impermeabilizados; 
  • Metal, alumínio ou vidro: esses materiais são ideais para resistência à umidade;
  • Aglomerado: esse material é formado por partículas maiores que o MDF. É mais barato, porém menos resistente – e também exige impermeabilização. 

Como escolher os móveis para banheiro?

Comece avaliando o tamanho do ambiente. Isso ajuda na hora de escolher os móveis ideais e evita problemas com a metragem dos materiais. Evite usar o “olhomêtro”, pois as peças escolhidas podem ser grandes ou pequenas demais.

Em seguida, avalie as suas principais necessidades. O que você busca em um banheiro? Praticidade, conforto? Ou os dois? Ao responder essas questões você consegue direcionar a sua escolha para os melhores móveis. 

Prateleiras, gavetas ou armários possuem diversas funções e só devem ser colocados no seu banheiro com a finalidade de serem úteis.

Se, mesmo assim, você tem dúvidas opte pelos móveis planejados. Assim, você corre menos risco de investir em peças fora do tamanho ideal e evita prejuízos, além de aproveitar cada cantinho do seu cômodo da melhor forma. 

Encontre o lar perfeito para montar o seu banheiro

Agora que você já sabe quais são as melhores ideias de móveis para banheiro, é hora de buscar um lar ideal para colocar as dicas em ação!

Encontre a casa ou apartamento dos seus sonhos, para alugar ou comprar, com o QuintoAndar. São milhares de imóveis disponíveis em mais de 50 cidades brasileiras. E, com os mais de 70 filtros de busca, você consegue procurar por ambientes com uma quantidade certa de banheiros ou espaços já mobiliados. 

Depois, é só fazer um tour virtual pelos ambientes dos imóveis e conferir as fotos profissionais. Assim, é possível ter noção de como será o seu futuro lar antes mesmo de agendar uma visita!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar