Websérie: conheça Renata Betti, uma jornalista sem medo de mudanças

Ela já morou em países e cidades diferentes. E hoje vive um novo ciclo com a filha pequena

Websérie: conheça Renata Betti, uma jornalista sem medo de mudanças

Se tem uma palavra marcada em negrito na história de vida da paulista Renata Betti, essa palavra é mudança. Ela fez faculdade em Londres (Inglaterra) e em São Paulo, pós-graduação em Harvard (Estados Unidos), trabalhou em outros dois países diferentes e passou por uma separação. Com tanta bagagem, a websérie Mudanças, do QuintoAndar, não poderia ter uma personagem melhor do que essa jovem jornalista no seu segundo episódio.

A mais nova mudança de Renata foi no início de 2019, com sua filha Maya, após separar-se do marido. E o novo apê em São Paulo, alugado em apenas uma semana pelo QuintoAndar, é o símbolo do fechamento de um ciclo e do início de um novo capítulo em sua vida.

“Mudança é algo muito grandioso na vida das pessoas. As vezes a gente nem para pra pensar. E acho que é aí que está a beleza da vida. A gente aprende sempre a recomeçar, reconstruir. Sempre abracei as mudanças com muito entusiasmo, com muita alegria. E sempre estou pronta pra novas mudanças. Acho que esse é o segredo. O mais importante é que você sinta que o lugar que você está é realmente o seu lar, a sua casa. Que tenha amor ali dentro”, diz Renata.

Mudanças - Renata Betti

Cidades e países diferentes

Por conta dos estudos, Renata morou em cidades e países diferentes. E além de se mudar para estudar, também trocou de cidade nos seus primeiros passos na carreira. Em 2007, deixou São Paulo e foi para Rio de Janeiro, onde deu seus primeiros passos como repórter, na revista Época, depois na Veja e posteriormente no canal de TV Globo News.

+ Leia também:
Casal muda de cidade por qualidade de vida e mais contato com a família

“Até os vinte e poucos anos eu morava com os meus pais, neste mesmo bairro onde estou hoje. Até que eu recebi uma oferta de trabalho no Rio de Janeiro. E poucas semanas antes de me mudar pro Rio, eu conheci o Léo, que foi o meu marido”, lembra Renata.

Mudanças para Estados Unidos e Panamá

Com um ano e meio de relacionamento, Renata já morava junto com seu companheiro quando ele passou num curso de MBA na Califórnia (Estados Unidos). Na época, a jornalista já trabalhava na Globo News. E consegui conciliar a vida profissional com a pessoal.

“Consegui uma oportunidade de ser correspondente na Califórnia. E depois de dois anos morando lá, o Léo recebeu uma proposta de trabalho pra ir pro Panamá”, conta a jornalista.

Mais uma mudança na vida de Renata, desta vez para uma nova fase da vida na América Central.

“Foi uma oportunidade incrível pra mim, porque assim que eu cheguei lá, foi a primeira vez que o Papa Francisco visitou Cuba. E eu fui fazer essa cobertura. Foi, provavelmente, a melhor experiência profissional da minha vida como jornalista”, conta Renata.

Gravidez e volta ao Brasil

Depois de alguns meses morando no Panamá, Renata descobriu que estava grávida. E quando a pequena Maya fez um ano de vida, o casal tomou a decisão de voltar pro Brasil.

“A gente encontrou um apartamento, depois de procurar muito. E foi aquele processo bem burocrático, precisava de fiador, demorou mais de um mês pra sair o contrato. Eu pensei: ‘gente, não é possível!’. A gente estava em 2018 e eu precisava perder tempo de cartório, reconhecendo firma, uma burocracia sem fim”, reclama a jornalista.

Separação e mais mudanças

Com tudo finalmente acertado, após um mês morando no apartamento novo, Renata e Léo decidiram se separar.

“Vimos que não queríamos mais ficar juntos como casal. A gente tentou, mas não dava certo. E a minha mãe sempre fala: ‘a gente faz planos e a vida faz outros'”, diz Renata.

Segundo a jornalista, o apartamento que o casal morava era grande demais. E, por ela, caso fosse pra morar sozinha, não teria escolhido aquele imóvel.

“Acabou que eu nunca realmente gostei de morar lá. Não me sentia em casa”, lembra a jornalista.

Aluguel em uma semana pelo QuintoAndar

Em janeiro de 2019, Renata se viu na situação de ter que mudar pra um local novo em um mês. E pediu pra uma amiga perguntar na portaria se tinha algum apartamento disponível no prédio dela.

“O porteiro falou pra ela que o único apartamento disponível estava anunciado pelo QuintoAndar. Eu entrei no aplicativo, vi o prédio, já apareceu direto o apartamento. Marquei uma visita pro dia seguinte, já adorei, porque era exatamente o que eu esperava. Então, já comecei a experiência toda incrivelmente impressionada. Em menos de uma semana, eu já estava com a chave do apartamento na minha mão”, revela Renata.

Com a casa nova e a vida nova, morando sozinha com a pequena Maya, Renata comemora mais um ciclo que se inicia, após uma nova mudança.

“Representa tanta coisa essa casa nova pra mim, porque é um novo ciclo que está começando na minha vida. É a minha vida com a minha filha recomeçando numa outra fase. Eu sou quem eu sou, hoje, por tudo que eu passei, por tudo que eu aprendi em todas essas mudanças”, reflete a jornalista.

Cidades