Um muro em uma casa tem duas finalidades essenciais: segurança e privacidade. Mas isso não significa que ele precisa cumprir apenas essas funções. Neste artigo, vamos falar de muros simples e bonitos. E você vai ver que a primeira camada do seu lar vista da rua pode também ter a sua cara e ser o seu primeiro item de decoração.

Navegue pelo conteúdo:

Frente da casa

A frente, ou a fachada, de uma casa pode ser composta ou não por um muro, dependendo do tipo de imóvel que estamos falando. Como este artigo é sobre muros simples e bonitos, não entraremos em maiores detalhes, mas vale destacar que há alguns tipos de casas que não possuem justamente esse que é nosso tema da vez, como, por exemplo:

  • Casas com a porta para a rua: especialmente em cidades do interior ou em bairros mais antigos e residenciais de cidades grandes, é comum que ainda existam casas desse tipo, em que o morador abre a porta e já coloca o pé na calçada.
  • Casas de fundos: outro tipo de imóvel que muitas vezes pode até fazer parte de um terreno murado, mas não é a casa principal daquele lugar. Ou faz parte de um conjunto de casas que dividem paredes, como as geminadas, com apenas uma estrutura que tem uma única fachada voltada para a rua. 
  • Casas de vila: normalmente são imóveis colados um no outro, em que a porta de entrada dá para uma área externa comum entre todos os moradores. Pelas características, são construções que dispensam os muros.
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Muros simples e bonitos em casas de condomínio

Aqui temos um exemplo de casas que podem ou não ser cercadas por muros. Como esses lugares normalmente são fechados e já contam com uma segurança em seu perímetro, é normal que muitas casas desse tipo não possuam muros.

Ainda assim, há muitos tipos de condomínios com muros em suas casas, sejam eles altos ou pequenos. Como nesse exemplo de uma casa em um condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

Fachadas de muros simples e bonitos

O muro é um elemento que, muitas vezes, acaba fazendo a fachada de uma casa, como nos casos em que a casa é baixa e sequer aparece por trás do muro da frente para quem olha de fora.

Nesta casa na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro (foto abaixo), um muro simples e bonito, que guarda totalmente o seu interior, mantendo não apenas a segurança como, principalmente, a privacidade dos moradores do imóvel.

Em outros casos, muros simples e bonitos podem ajudar a compor a fachada de uma casa, seja quando são vazados ou nos casos de imóveis que são mais altos. Nestes casos, o imóvel e o muro acabam sendo complementares para quem olha da rua.

Veja um exemplo bem claro disso na foto abaixo: o muro liso pintado com o mesmo verde claro da casa, que aparece ao fundo, ainda ganha os detalhes dos tijolinhos, dos portões pretos e do canteiro de flores nesta casa localizada no bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte (MG).

Mesmo caso desta outra, localizada no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Fachadas de muros simples e bonitos com grades

Um exemplo da descrição logo aqui acima podemos ver nesta casa no bairro do Campo Belo, em São Paulo (SP). Porém, a diferença aqui é que o muro é composto por grandes partes vazadas, com grades, sendo todo pintado na mesma cor do telhado e de uma parede da parte interna da garagem.

Aqui, outro exemplo de um muro, mais baixo, que se aproveita da grade para a exibição da figura dessa bela casinha na pequena cidade de Congonhas, no interior de Minas Gerais.

Contrastando com o exemplo anterior, mais um muro combinado com grade, porém totalmente fechado por cima com telhas que se ligam à fachada da casa. Aqui, já em uma cidade grande, essa casa do bairro Floresta, em Belo Horizonte, tem um muro composto de tijolinhos que, pela parte vazada da grade, são do mesmo material da parte interior da fachada.

Muro de pedras

Abaixo, nesta bela casinha branca na Urca, no Rio de Janeiro, vemos um clássico dos muros simples e bonitos: o uso de pedras, com portões de madeira.

Já essa outra grande casa no bairro São Bento, em Belo Horizonte, também conta com um muro de pedras, porém combinadas com grades.

Cercas vivas

As cercas vivas são recursos muito usados e acabam se tornando muros simples e bonitos para muitas casas, especialmente quando a intenção é apenas dividir ambientes, delimitar caminhos ou simplesmente criar uma barreira para obter mais privacidade para o imóvel.

São várias as espécies de plantas que você pode escolher para fazer uma cerca viva, com alturas diferentes e vários tons de verde, que podem ter flores ou não, assim como espinhos, que se tornam um fator natural de segurança. 

Podem ser feitas tanto em estruturas de cercas feitas com arame, onde as plantas trepadeiras vão se agarrar e criar, com o tempo, a barreira natural, ou com o aproveitamento de muros, com o uso de plantas do mesmo tipo, que cobrem toda a superfície.

De acordo com esse artigo da revista Casa e Jardim, essas são algumas das espécies mais comuns usadas em cercas vivas:

  • Amor-agarradinho
  • Primavera
  • Murta
  • Tumbérgia arbustiva
  • Laurotino
  • Camélia
  • Buxinho
  • Podocarpus
  • Azaleia
  • Sansão do campo
  • Viburno

Abaixo, um exemplo de uma área externa de uma casa com piscina e rodeada por uma cerca viva.

Mude-se para a casa com muros dos seus sonhos

Se você quer ter uma casa com muros simples e bonitos, mas hoje mora em um apê, a única solução é se mudar! Para isso, você pode contar com o QuintoAndar.

Somos a maior imobiliária digital da América Latina e estamos presentes em mais de 40 cidades do Brasil com seus serviços de aluguel de imóveis e nas quatro maiores regiões metropolitanas do país com compra e venda. 

Pelo QuintoAndar, você consegue buscar imóveis da forma mais assertiva possível, usando os mais de 70 filtros de busca oferecidos pela nossa plataforma digital. 

Assim, é possível refinar a pesquisa com as características que deseja para o imóvel e ainda conferir nas fotos e vídeos dos anúncios, feitas por fotógrafos profissionais, se são casas com muros simples e bonitos, do jeito que você gostaria.