Quem mora na capital de Goiás, pode se deliciar com os belos e surpreendentes museus em Goiânia, que oferecem viagens históricas para todos os gostos. É possível se aventurar por galerias de arte, museu de ornitologia e até um memorial do cerrado.

Um passeio recomendado para todas as idades, que pode ser feito diariamente para conhecer mais da cultura local, e na maioria das vezes é gratuito ou com preços acessíveis.

Confira todos os detalhes dessas e de outras atrações, como os horários de funcionamento, preços dos ingressos e outras informações importantes para os visitantes.

Confira o que você vai ler por aqui:

1. Centro Cultural Oscar Niemeyer

Apontado pela advogada goianiense, Isabela Gomes Laurindo, como um dos principais museus da cidade, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais projetado pelo aclamado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Ali, visitantes encontram a esplanada cultural Juscelino Kubitschek, uma praça de 26 mil metros quadrados que abriga exposições, eventos, shows, apresentações artísticas, além de quatro edifícios: a Biblioteca Bernardo Élis, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Palácio da Música Belkiss Spenziere.

Cada um dos edifícios se contrasta em forma e tamanho e oferece diferentes atrações para o público, como: galerias de arte, teatro, palcos para apresentações e jardim de inverno.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

  • Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, KM 01. Chácaras Alto da Glória;
  • Telefone: 3201-8100;
  • Horário: segunda, terça, quarta, quinta, sábado, domingo e feriados: das 8h às 22h; sexta das 8h às 18h;
  • Entrada: gratuita.

2. Museu de Arte de Goiânia (MAG)

Museu de Arte de Goiânia (MAG). Foto: Adelano Lázaro, Public domain, via Wikimedia Commons

Esse é um dos museus em Goiânia para quem é apaixonado por artes visuais. Aqui, os visitantes conseguem encontrar um rico acervo com centenas de obras que exploram diversas temáticas e estilos.

Ele foi fundado em 20 de outubro de 1970 e ficou algum tempo em operação na Praça Universitária. Mas, após 11 anos, o museu foi transferido para o Bosque dos Buritis. 

O visitante que decidir embarcar nessa experiência vai ter a oportunidade de conhecer obras de muitos artistas, por exemplo: Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Maria Guilhermina e outros nomes muito importantes para o campo artístico brasileiro.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

  • Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste;
  • Telefone: 3524-1190;
  • Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e domingos, das 10h às 16h;
  • Entrada: gratuita.

Já pensou em morar perto do MAG? Clique aqui para ver imóveis para alugar perto do MAG ou veja a seguir algumas opções disponíveis pela região:

3. Museu Zoroastro Artiaga

Museu Zoroastro Artiaga. Foto: Leandro Moura/MTur.

Esse museu conta a história de Goiás e Goiânia por meio de um rico acervo. Seu nome é uma homenagem ao historiador que reuniu grande parte do material e das informações em exposição. 

O local não só carrega uma história riquíssima como foi o primeiro museu da cidade, criado em 1996, sob o governo de Coimbra Bueno. 

Dentre suas paredes, o visitante vai se deparar com documentos, fotos, coleção de oratórios que exploram o passado da cidade sob uma perspectiva arqueológica, antropológica e até mesmo abordando aspectos da mineralogia e da cultura indígena.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

  • Endereço: Praça Cívica, Centro;
  • Telefone: 3201-4676;
  • Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h;
  • Entrada: gratuita.

Que tal morar próximo ao Museu Zoroastro Artiaga? Veja aqui as opções disponíveis para aluguel ou confira abaixo imóveis pela região:

4. Museu da Imagem e do Som (MIS)

O MIS foi criado em 1988 e está localizado dentro do Centro Cultural Marietta Telles. Como o próprio nome sugere, o Museu da Imagem e do Som reúne uma fantástica coleção que conta a história de Goiânia por meio de imagens e sons.

Assim, ali o visitante encontra fitas, filmes, discos e gravações. Parte do acervo do museu veio da coleção Brasil Central, que possui várias fitas que passaram e passam por um processo de restauração e digitalização. A rádio Brasil Central também fez a doação de 40 mil discos.

Outra atração interessante para observar nesse lugar é a fabulosa coleção composta pelas 10 edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o famoso FICA.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles – Praça Cívica, Centro;

Telefones: 3201- 4643  ou 3201-4644;

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h;

Entrada: gratuita.

Gostaria de morar próximo ao Centro Cultural Marietta Telles? Clique aqui para ver imóveis para alugar por ali!

Leia também: Custo de vida em Goiânia: morar em uma das maiores cidades do Centro-Oeste pode caber no seu bolso

5. Museu Municipal Frei Nazareno Confaloni

Museu Municipal Frei Nazareno Confaloni. Foto: Site da Prefeitura de Goiânia.

Esse é um dos museus em Goiânia que iniciou sua história de forma recente. Sua fundação ocorreu em 2019 na estação ferroviária de Goiânia, que passou por uma grande restauração.

Ele tornou-se um dos principais pontos culturais da cidade e responsável pela inserção do modernismo em Goiânia, com utilização de obras do próprio Frei Confaloni.

Entre os grandes destaques estão dois belíssimos murais do artista italiano, que ocupam um saguão da estação e foram pintados em 1953. O artista utilizou uma técnica que, até então, era novidade no estado — afrescos pintados em areia.

A construção da estação foi feita no estilo Art-Déco, o que a transforma em um dos mais importantes prédios da cidade.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

Endereço: Av. Goiás, 1799, Centro;

Telefone: (62) 3524-1196;

Horário: terça a domingo e feriado das 8h às 18h;

Entrada: gratuita.

6. Memorial do Cerrado

Memorial do Cerrado. Foto: Leandro Moura/MTur.

O cerrado é um dos biomas mais importantes da flora brasileira. Por isso, um museu com essa temática deve fazer parte da programação de quem mora na cidade.

O Memorial do Cerrado está totalmente integrado à natureza, proporcionando um tipo de visita extremamente imersiva.

Além de conhecer objetos arqueológicos e de pesquisa, o visitante vai poder passear pela estação Ciência São José do Instituto do Trópico Subúmido (ITS-UCG), Vila Cenográfica de Santa Luzia, a réplica do Quilombo, a Fazenda Auto-sustentável e a Aldeia Timbira.

No local, há construções de pau-a-pique da época do Quilombo dos Calungas. Para completar a experiência, alguns animais empalhados representam a fauna da região.

Isabela Gomes Laurindo

Advogada e moradora de Goiânia

“O Memorial do Cerrado tem a réplica de uma aldeia, do quilombo e de uma vila. Dentro delas, existem objetos que contam um pouco da história e até alguns trocadilhos do bordel, por exemplo.”

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

  • Endereço: Campus 2 da PUC Goiás – Av.Engler S/N, Setor Jardim Mariliza (próximo ao Parque Ateneu);
  • Telefone: 3946-1723;
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Domingos e feriados, das 8h às 17h com intervalo de 1h para o almoço;
  • Entrada: gratuita.

7. Museu Pedro Ludovico Teixeira

Museu Pedro Ludovico Teixeira. Foto: Leandro Moura/MTur.

A advogada e goianiense, Isabela Gomes Laurindo, destaca: “O Museu do Pedro Ludovico é bem interessante. Ele conta um pouco da história da fundação de Goiânia. A casa era onde Pedro Ludovico  — fundador da cidade — morava, contendo ainda objetos pessoais dele”.

O local conta com diversas áreas preservadas, exatamente como o morador a deixou quando faleceu, em 1979. Assim, é possível ver traços marcantes no estilo Art Déco da década de 40.

O Museu Pedro Ludovico Teixeira chama atenção pela sua rica biblioteca, que passou por um processo de restauração. O acervo conta com muitos livros doados pelo ex-governador Mauro Borges Teixeira, que era filho do dono da casa. 

A ampla documentação presente no local passou por um cuidadoso processo de limpeza e catalogação. Hoje, ela só pode ser acessada por pesquisadores e historiadores.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

Endereço: Rua Gercina Borges Teixeira (Rua 26), Centro;

Telefone: 3201-4678

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada: gratuita.

Já pensou em morar perto do Museu Pedro Ludovico Teixeira? Clique aqui para ver os imóveis disponíveis para aluguel.

8. Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás

Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. Foto: Site do Museu Antropológico UFG.

O Museu Antropológico da UFG está localizado na praça universitária e traz importantes discussões sobre a região centro-oeste. 

Quem deseja conhecer melhor essa região tão rica não pode deixar de fazer uma visita para participar dos diversos eventos oferecidos, como seminários, cursos e oficinas.

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

  • Endereço: Praça Universitária, Setor Universitário;
  • Telefone: 3209-6010;
  • Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas;
  • Entrada: gratuita.

Gostaria de morar perto do Museu Antropológico da UFG? Aproveite para dar uma olhada nos imóveis disponíveis para alugar clicando aqui ou veja abaixo algumas opções na região:

9. Museu Professor Zoroastro Artiaga

Museu Professor Zoroastro Artiaga. Foto: Victor Rassi, disponível no site do Governo de Goiás.

Para quem quer aprofundar seus conhecimentos históricos para além de Goiânia, este museu oferece uma viagem fascinante pela história dos povos nativos americanos.

Por lá, você encontra uma mostra permanente com objetos e cenários detalhados que remetem a esses povos. Sua fundação ocorreu em 6 de fevereiro de 1996, quando um decreto autorizou a criação do primeiro museu estadual de Goiás!

Veja a seguir o mapa de localização e as informações sobre o museu:

  • Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – Setor Central;
  • Horário de funcionamento: Terça à sexta de 09h às 17h. Aos sábados e domingos das 09h às 15h;
  • Telefone: 62 3201-4675;
  • Entrada: gratuita.

Já pensou em morar próximo ao Museu Professor Zoroastro Artiaga? Clique aqui para ver os imóveis disponíveis para alugar ou confira a seguir opções pela região:

Os museus em Goiânia são uma excelente opção para quem quer aproveitar um passeio mais voltado para a parte cultural da cidade. Estes lugares estão repletos de histórias, e cada visita é uma experiência única e enriquecedora!

Conheça aqui os melhores bairros de Goiânia e veja qual região atende melhor suas necessidades.

More perto de um dos Museus de Goiânia!

Se você gosta de passeios culturais, e sonha em morar perto de um museu, saiba que essa realidade está mais próxima do que você imagina!

Encontrar o lar do jeitinho que você deseja em Goiânia nunca foi tão fácil, graças às opções oferecidas pelo QuintoAndar. Visite nosso site ou app, navegue pelo mapa da cidade, e encontre imóveis para alugar na região de sua preferência.

E, para deixar o processo ainda mais fácil e prático, use os mais de 70 filtros de busca disponíveis na plataforma para direcionar sua procura!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.