Em sua edição de número 72, lançada em novembro de 2019, a revista Forbes fez uma lista com as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, em diversos setores da economia. E um dos destaques do especial foi o QuintoAndar. A empresa, criada em 2013, está presente em 25 cidades e nasceu para tornar mais simples, seguro e rápido processo de aluguel residencial, tanto pra inquilinos quanto proprietários de imóveis. Crescendo de forma exponencial, os números do QuintoAndar são cada vez maiores. Entre eles está a multiplicação em cinco vezes dos contratos fechados em 2019, em comparação com o ano anterior.

Nova rodada de investimentos

Em setembro de 2019, a empresa recebeu um aporte de US$ 250 milhões, em uma rodada de investimentos com SoftBank, Dragoneer, General Atlantic e Laszek. Com isso, se tornou a nona startup brasileira a entrar pro grupo dos chamados “unicórnios”, ao lado de 99, iFood, Movile, Nubank, Gympass, Stone e Arco Educação. 

O termo “unicórnio” é usado em todo mundo para designar startups que atingem um valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.

Mais números do QuintoAndar

Além de aumentar em cinco vezes a quantidade de contratos fechados este ano, os números do QuintoAndar também impressionam na média de 4.500 novos contratos assinados por mês. E para se ter uma ideia da agilidade do processo, a revista Forbes destaca um dado específico sobre São Paulo: enquanto o tempo médio pra alugar um imóvel na Capital Paulista é de 40 dias, no QuintoAndar é de apenas quatro dias. Sendo que o recorde da empresa é um intervalo de uma hora e meia entre a entrada de um anúncio no ar e o fechamento de uma locação.

A Forbes destaca ainda, em sua matéria sobre as empresas mais inovadoras do Brasil, a forma como o QuintoAndar ganha dinheiro. A cada contrato de aluguel fechado, a empresa é remunerada por corretagem (100% do valor do primeiro aluguel) e taxa de administração. Nos casos em que o imóvel é anunciado com exclusividade na plataforma, essa taxa fica em 6,9% para o proprietário. Quando o anúncio não é exclusivo, o valor fica em 8%. E quando há parcerias com imobiliárias, a receita é dividida.

Pilares da operação

A agilidade, a transparência e a automação estão entre os pilares da empresa, conforme destaca a revista. A lógica é: quanto mais o potencial inquilino souber, menos tempo – dele, do proprietário e do corretor – será perdido com visitas infrutíferas. E a forma de deixar os visitantes da plataforma municiados com o máximo de informações sobre os anúncios passa por boas fotos, tiradas por um profissional pago pelo QuintoAndar, e informações detalhadas sobre localização e preço, ajudam a filtrar os imóveis que interessam.

“Contamos tudo, porque acreditamos que a transparência deixa o negócio mais simples para todo mundo”, disse André Penha, fundador da empresa ao lado de seu sócio Gabriel Braga, e CTO (Chief Technology Officer). “Quando aumenta a velocidade da decisão do inquilino, também melhora a liquidez”, completou.

Outro destaque da empresa, segundo a Forbes, é o uso da tecnologia. A matéria fala sobre os pontos decisivos de um processo de aluguel, como negociação, troca de documentação e assinatura do contrato que, no QuintoAndar, são todos feitos digitalmente. 

Sem fiador

A análise de crédito, por sinal, faz parte de todo esse esforço tecnológico construído pela empresa ao longo de seus seis anos de existência. É rápida e detalhada. E diminui riscos para o QuintoAndar, que tem entre suas premissas não exigir dos inquilinos a apresentação de fiador, caução ou contratar seguro-fiança. Ao mesmo tempo em que oferece aos proprietários de imóveis a garantia de receber em dia, mesmo se o morador atrasar o pagamento do aluguel.

“Nossos cientistas de dados são, provavelmente, alguns dos melhores do Brasil”, afirmou André. “Temos muita informação sobre cada potencial inquilino e colocamos em um pacote de software que avalia o risco. Frequentemente isso acontece em minutos. Mas pedimos um dia útil porque, se o software diz ‘talvez’, uma pessoa se envolve no processo para avaliar os documentos”, completou.

Tecnologia e inovação em destaque

Entre outros números do QuintoAndar estão a presença, atualmente, em 28 cidades do Brasil e os cerca mil funcionários. Além disso, a empresa tem planos ambiciosos de expansão, tanto internos quanto no exterior. Cerca de 300 desses mil colaboradores estão divididos em 30 equipes multidisciplinares. Cada uma delas encarregada de resolver um problema específico e com autonomia para experimentar soluções. 

“A gente se apaixona sempre pelo problema, nunca pela solução”, disse André. “Assim, não nos importamos tanto em jogar uma solução fora e tentar outra, não nos importamos tanto com os padrões já existentes. Com essa mentalidade, a gente acaba criando soluções inovadoras”, finaliza o fundador.