Os apartamentos compactos costumam ser uma mão na roda pra quem quer um lugar pra morar sem precisar gastar muito ou pra quem busca praticidade. Com metragens baixas, os stúdios e kitnets são muito buscados por pessoas que moram sozinhas, como estudantes que querem estar perto de suas universidade, por exemplo. Mas o que é studio? E o que é kitnet? Preparamos um conteúdo especial pra explicar as diferenças básicas entre esses dois tipos de imóveis.

Pra isso, vamos usar um estudo feito recentemente pelo QuintoAndar sobre studios e kitnets na cidade de São Paulo. E além de apontar as características físicas dos dois tipos de imóveis, vamos dar um panorama sobre localização e diferença de preços.

O que é studio?

Studio é um imóvel com poucos metros quadrados (m²), com tamanhos que giram em torno dos 30 m², com variações um pouco pra mais ou um pouco pra menos.

O conceito de studio se popularizou a partir do ano de 2010, quando houve um boom na construção de prédios com esse tipo de imóvel.

Esse conceito busca retirar de dentro do imóvel espaço pouco usados pra quem tem uma vida mais corrida, como a área de serviço, por exemplo. Por isso, normalmente são imóveis localizados em prédios novos e com mais amenidades, como áreas sociais, lavanderia coletiva e até mesmo piscina e academia. 

O que é kitnet?

As kitnets, assim como os studios, são imóveis de metragem pequena. Entretanto, são caracterizadas por um cômodo apenas, abrigando um quarto e uma cozinha, além de um banheiro à parte. 

São imóveis localizados em prédios mais antigos, portanto sem maiores amenidades, que datam principalmente do período entre os anos de 1950 e 1970. Por isso, alguns imóveis desse tipo, ao contrário dos studios, podem contar com espaços extras, como uma pequena área de serviço, por exemplo.

Quanto dinheiro está perdendo sem alugar seu imóvel? Pesquisar imóvel

Localização

Além de saber o que é kitnet e o que é studio, você pode estar se perguntando onde se concentram imóveis desse tipo. Pois saiba que eles costumam obedecer uma localização geográfica diferente.

Veja, por exemplo, quais são os bairros com mais imóveis de cada tipo, de acordo com o QuintoAndar:

Kitnets

  • Santa Cecília
  • Bela Vista
  • Consolação
  • Centro
  • Jardim Paulista

Studios

  • Brooklin
  • Consolação
  • Bela Vista
  • Santa Cecília 
  • Vila Olímpia

Nota-se em ambos, portanto, uma localização nas regiões mais centrais da cidade. Em especial nas kitnets.

Comparação de valores

Como são localizados em prédios mais modernos e com mais estrutura, os studios costumam ser mais caros do que as kitnets. Veja a comparação feita pelo QuintoAndar:

  • Studios têm valor de aluguel+condominio, em média, 82% maior do que as kitnets;
  • Quando comparado somente o valor de aluguel, os studios são em média 79% mais caros;
  • O valor de condomínio dos studios são, em média, 89% maior do que das kitnets;
  • Os studios tem valor de metro quadrado (m²) 68% maior, em média.

Nos três bairros de São Paulo que mais concentram os dois tipos de imóveis de acordo com o QuintoAndar, veja quanto, em média, são mais caros os studios em relação às kitnets:

  • Bela Vista: 71%
  • Consolação: 65%
  • Santa Cecília: 45%

Liquidez

De acordo com o QuintoAndar, em seu portfólio de imóveis anunciados há 61% a mais de studios, em comparação com as kitnets.

No entanto, ainda segundo a imobiliária digital, as kitnets alugam 8% mais rapidamente, em média, do que os studios. E acabam tendo mais liquidez.

Está procurando kitnet ou studio pra morar? Veja como alugar sem precisar de fiador.

Seja no studio ou na kitnet, otimizar esses espaços com a decoração passa a ser uma necessidade. Por isso, convidamos a Tok&Stok para trazer 12 dicas de móveis para espaços pequenos, ajudando a manter cada ambiente bem organizado e cheio de bem-estar visual.

São imóveis localizados em prédios mais antigos, portanto sem maiores amenidades, que datam principalmente do período entre os anos de 1950 e 1970. Por isso, alguns imóveis desse tipo, ao contrário dos studios, podem contar com espaços extras, como uma pequena área de serviço, por exemplo.Se esse é o seu estilo de apartamento, o time da Mobly separou algumas dicas para cozinhas pequenas. Dá uma olhadinha aqui e solte seu lado chef – ainda que seja numa cozinha compacta.