A decoração de uma casa ou de um apartamento, geralmente, começa pela sala. Afinal, estamos falando de um cômodo que é a porta de entrada do lar, onde recebemos os amigos e a família. Mas ter um ambiente bonito e aconchegante significa muito mais do que apenas preenchê-lo com móveis. Muitas vezes, a beleza mora nos diversos detalhes que adicionamos, que podem fazer toda a diferença. Por isso, preparamos um artigo especial com diversas dicas de objetos de decoração para sala.

Navegue pelo conteúdo:

Quais são os objetos de decoração para sala?

Pensar em objetos de decoração para sala é quase que um caminho sem volta. Isso porque praticamente qualquer objeto pode servir de decoração, inclusive aqueles carregados de significado emocional. 

Porém, existem certos itens decorativos que são peça-chave e até indispensáveis para um cômodo como a sala.

Conheça a seguir alguns deles e como escolher os que mais combinam com o seu estilo e a sua decoração:

Quadros

Os quadros são verdadeiros clássicos. E dependendo do tamanho e do local onde são colocados, podem se tornar os protagonistas na decoração de uma sala. Seja um quadro grande ou vários pequenos, com imagens abstratas ou com fotografias, eles sempre dão um toque de arte ao ambiente. Entre os objetos de decoração para sala, estão entre os que mais refletem a personalidade de quem mora ali. Inspire-se com as ideias a seguir!

Composição de quadros que passam mensagens – certamente um reflexo da personalidade da pessoa que mora nessa casa – e, ao mesmo tempo, seguem uma paleta de cores puxada para o vermelho (Foto: Raphael Crespo).
Quadro que vai praticamente do chão ao teto aproveita todo o espaço do fim de um corredor que chega em uma sala de estar (Foto: Porão dos Quadros)
Arte abstrata também pode transformar e adicionar cores a qualquer ambiente, especialmente quando paredes e chão têm cores mais neutras (Foto: Wevans)

Espelhos

Desde aqueles com molduras mais simples até os mais elaborados, sejam eles grandes ou pequenos, fixados na parede ou apenas apoiados, os espelhos estão sempre entre as melhores opções de objetos de decoração para sala.

Mais do que decorativos – e, vamos combinar, há modelos que são deslumbrantes e trazem um charme a mais ao ambiente – os espelhos também são usados como um “truque” para passar uma sensação de maior amplitude a qualquer cômodo onde são instalados. E, por isso, são muito usados em espaços pequenos.

+ Leia também:
Como usar espelho para sala de jantar

Espelho redondo, com moldura simples de madeira, posicionado na parede, acima de um aparador
Um grande espelho posicionado atrás do sofá reflete uma bela estante repleta de livros.
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Luminárias, abajures e lustres

Uma boa iluminação realça qualquer ambiente. E no caso das luminárias, abajures e lustres, os próprios pontos de luz podem se tornar belos objetos de decoração para sala. Ou seja, estamos falando de itens 2 em 1: além de belas peças, também são funcionais.

Um lustre para sala de jantar, por exemplo, precisa ser pensado sob diversos aspectos, não apenas para seguir um padrão de decoração, seja ele industrial, minimalista ou clássico. Mas também para cumprir sua função de iluminar bem a mesa onde as refeições são feitas. Afinal de contas, todo mundo “come com os olhos” antes de degustar qualquer prato.

Luminárias também são ótimas opções para quem gosta de ter um cantinho na sala dedicado à leitura. Se posicionadas ao lado de uma estante com livros e uma poltrona confortável, temos um match perfeito. 

Veja abaixo algumas opções de uso da iluminação:

Em uma sala que prima pela simetria, os dois abajures idênticos, colocados em lados opostos, ajudam a passar essa noção. Além disso, a luz indireta e amarela torna o ambiente mais intimista e aconchegante.
Um abajur rústico posicionado em um cantinho zen da sala.
Uma luminária de piso dourada, com base redonda feita em mármore. Além de decorativa, a peça é ideal para um cantinho de leitura, por oferecer uma luz direta.

Plantas e terrários

Uma boa decoração com plantas não se limita apenas às espécies que você vai escolher, mas também ao vaso, à forma como vai dispor o conjunto no ambiente. Sejam elas plantas pendentes, em vasos de cimento ou em um terrário, um pouco de verde sempre vai fazer bem à sua sala.

Ah, e se a sua sala não recebe muita iluminação natural, é possível contar com espécies que podem ser cultivadas nesse tipo de ambiente, as famosas plantas de sombra.

Aqui, as plantas ocupam lugar de destaque na mesa de centro. E ainda conversam com a estampa de uma das almofadas do sofá.
Verde na base da mesa de centro, no sofá e também nas plantas que ajudam a embelezar esta sala.

Outros objetos de decoração para sala

• Livros

• Esculturas

• Porta-retratos

• Mantas e almofadas para sofá

• Relógio de parede

• Pratos de parede

• Cristais

• Tapetes

• Macramês

+ Leia também:
10 dicas de como montar uma biblioteca em casa

Como combinar objetos de decoração para sala?

Um bom ponto de partida na hora de escolher os objetos de decoração para sala é seguir uma paleta de cores. Para isso, vale a pena fazer com que esses itens conversem com as cores que predominam nas paredes, cortinas, tapetes, sofás e outras peças de mobiliário, como racks, estantes e mesas, tanto de centro quanto de jantar. 

Mas um outro caminho também funciona muito bem: quando você tem um ambiente inteiro mais sóbrio e com cores neutras, como o branco e o cinza, os objetos de decoração para sala acabam servindo para adicionar um colorido a mais e tornar tudo mais aconchegante e com a sua cara.

Onde colocar os objetos de decoração para sala?

Os lugares para posicioná-los são tão variados quanto os itens que você tem à sua disposição. E não necessariamente você precisa seguir regras pré-estabelecidas. Um quadro, por exemplo, pode ficar perfeito fixado na parede acima do sofá. Mas também pode cair bem em cima de uma estante baixa ou mesmo no chão, apenas encostado na parede. 

Veja algumas boas formas de organizar decorando:

Mesa de centro

Em salas pequenas, uma mesa de centro precisa ser bem pensada, para não ser um limitador da circulação no ambiente. Mas se você tiver um espaço que permita ter esse tipo de mobília, é sempre válido dar esse toque a mais na sua decoração.

Da mesma forma, em ambientes mais amplos, além de ela própria ser um objeto de decoração, esse tipo de mobília ajuda muito a compor o espaço, especialmente se conjugada com o sofá.

E você pode usar uma mesa de centro para colocar diversos tipos de objetos de decoração para sala, como pequenos vasos de plantas e flores ou terrários, pequenas esculturas, velas decorativas, porta-retratos ou livros de arte, por exemplo.

Uma mesa de centro almofadada, que também pode servir de assento para a sala. Aqui, com um vaso de cacto para decorar.
Decoração simples para uma mesa simples: uma bandeja espelhada, duas velas em pequenos candelabros e um vaso com orquídeas.
Nesta dupla de mesas de centro bem minimalistas, um cachepô de vidro com uma vela dá um toque especial à decoração.
Aqui, um conjunto que tem um vaso com plantas de destaque orna a parte de cima dessa pequena mesa de centro, enquanto um livro de arte ocupa milimetricamente um espaço na parte logo abaixo.
Aqui, você consegue ver o que está acima do tampo de vidro de uma mesa que, ela própria, é uma belíssima peça de decoração?

Parede

As paredes podem e devem ser muito exploradas como locais para posicionar objetos de decoração para sala. Mas não se esqueça, antes de pensar nesses itens decorativos, é importante pensar bem nas cores de parede para sala

Nas paredes, os itens de decoração mais óbvios são os quadros, mas você pode fixar ou pendurar de tudo, desde tecidos e instrumentos musicais a plantas pendentes, por exemplo. A sua imaginação, sua criatividade e o seu gosto serão o limite. 

Veja aqui alguns objetos de decoração para sala inusitados que podem ser colocados em uma parede:

Nessa decoração mais rústica e orgânica, pedaços de troncos de árvores foram usados como objetos de decoração nas paredes.
Duas flechas decorativas decoram e dão um toque especial a um pequeno espaço de parede entre duas janelas.
Nesta parede, uma estrutura feita com macramê se destaca na decoração, além do cacto que usa um cesto de vime como vaso.
Um pouco de tudo nessa parede. Até mesmo uma máquina fotográfica antiga pode estar entre os objetos de decoração para sala!
Guitarras penduradas em uma parede na qual está posicionado um piano. Itens de decoração e de uso diário para a casa de quem tem a música tanto como profissão quanto como hobby.

Objetos de decoração para rack e aparador

Existem diferentes tipos de racks para sala. E uma das finalidades mais usadas para esse tipo de móvel é como base para a área onde fica a TV. Quando é esse o caso, os objetos de decoração para sala, normalmente, dividem espaço com outros equipamentos e acessórios relacionados à TV, como controles remotos, decodificadores de TV por assinatura, video-games, aparelhos de DVD/Blur Ray, entre outros.

Mesmo assim, é possível usar os espaços de um rack para posicionar itens de decoração que irão deixar sua sala mais charmosa. 

Nesta imagem, com a TV fixada na parede, a parte superior do rack fica livre para o uso de objetos de decoração para sala. Mesmo assim, a escolha foi por pequenos livros e esculturas posicionados mais ao canto, para não ficarem na mesma direção do aparelho. Já os nichos abaixo recebem outros itens decorativos.
Já neste exemplo, de um aparador, que não tem uma TV concorrendo pela atenção, o espaço para a disposição de objetos de decoração para sala, como vasos, livros e pequenas esculturas é maior. Os quadros na parede ajudam a compor o visual.

Objetos de decoração para estante de sala

Nesta estante, os livros e as plantas dão o tom entre os objetos de decoração para sala. (Foto: Madeira Madeira)
Os livros, realmente, costumam ser as grandes estrelas em muitas estantes. Neste exemplo, em vez das plantas, eles dividem espaço na estante com pequenas esculturas e até mesmo pequenos quadros. (Foto: Leroy Merlin)

+ Leia também:
10 dicas de como montar uma biblioteca em casa

Aqui, em vez de estante, prateleiras. Nelas estão posicionados livros – olha eles novamente – uma planta pendente, pequenas esculturas, metade de uma mandala e quadros que, em vez de fixados na parede, ficam apoiados, com a prateleira como suporte.

Pensando em levar seus objetos de decoração para uma casa nova?

Está pensando em se mudar e já tem na cabeça todos os objetos de decoração para sala que deseja? Pelos anúncios de imóveis para compra e aluguel do QuintoAndar você consegue visualizar, em fotos e vídeos feitos por profissionais, como poderia ficar a sua sala nova, em uma verdadeira tour virtual. 

Por sermos a maior imobiliária digital da América Latina, temos opções de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras. E em nossa plataforma, temos mais de 70 filtros para você refinar a sua pesquisa e buscar imóveis com as características que precisa para um verdadeiro lar. 

E aí, já pensou nos objetos de decoração para a sala nova?