Você conseguiu achar um lugar ideal pra morar. Não perde horas em no trânsito, pois está próximo do trabalho e da maioria das coisas que acontecem na sua vida. Mas de uma coisa não tem como escapar: a manutenção dentro de casa. Dá trabalho e demanda tempo. O quanto de tempo? Depende do seu nível de organização.

O site Tua Casa consultou as especialistas em organização pessoal Ana Afonso e Natalia Zanardi Ortiz. Elas indicaram alguns livros sobre o tema, que podem ajudar na forma como você lida com a rotina doméstica.

E para quem quer montar um espaço dedicado para os estudos, a Tok&Stok tem um tutorial completo para compor este ambiente, desde a iluminação até os acessórios para colocar na escrivaninha, estantes e demais móveis. 

Veja as dicas:

1. “Vida Organizada: Como Definir Prioridades e Transformar Sonhos em Objetivos” (Thais Godinho)

Livros - capa de “Vida Organizada: Como Definir Prioridades e Transformar Sonhos em Objetivos” (Thais Godinho)Primeiro livro da blogueira Thais Godinho, publicado pela Editora Gente (2014). Na obra, a autora dá dicas de organização acessíveis e de fácil aplicação. Tanto pra casa quanto pro ambiente de trabalho. O foco é cuidar da arrumação de forma a deixar o dia a dia mais tranquilo. E, com isso, possibilitar que o leitor tenha ainda mais tempo pra descansar e também se dedicar à família, aos amigos e ao lazer.

2. “Como Arrumar a Casa” (Beth Lima)

Por mais de 20 anos, a jornalista Beth Lima marcou época na sucursal da TV Globo em Londres, com matérias sobre moda e decoração. Ela lançou este livro em 2005, pela editora Record. Um guia descomplicado e divertido pra resolver questões de decoração e estilo.

3. “A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida” (Marie Kondo)

Lançado no Brasil em 2015, pela editora Sextante. “A mágica da arrumação” é um best-seller mundial, com milhões de cópias vendidas ao redor do planeta. No livro, a autora japonesa apresenta um método de arrumação que tem como fio condutor e principal objetivo a sua felicidade. O livro rompe com diversos tabus da arrumação e, não à toa, é um dos maiores sucessos já escritos sobre o tema no mundo.

4. “Chega de Bagunça: Organize-se!” (Maria Bernadete Tancredi Mininel e Cristina Maria Tancredi da Fonseca)

De autoria de duas irmãs especialistas em organização pessoal. Este livro foi publicado em 2005, pela Editora Marco Zero. As autoras, ambas consultoras em organização pessoal, apresentam várias soluções e métodos de organização. E mostram com exemplos cotidianos e com técnicas o passo a passo pra você ter uma rotina mais tranquila e um lar mais organizado.

5. “Organize-se num minuto: 500 Dicas para pôr ordem em sua vida” (Donna Smallin)

Também lançado pela Editora Gente (2005). Este livro da autora norte-americana Donna Smallin é um guia prático pra pessoas muito ocupadas que desejam se organizar melhor. Cada dica pode ser lida em apenas alguns segundos. E o leitor encontrará ideias e sugestões que certamente irão ajudá-lo a vencer o desafio de manter a organização no dia a dia. Válido até mesmo pra quem possui uma rotina muito apertada.

6. “Arrume sua bagunça com o Feng Shui” (Karen Kingston)

Como já vimos por aqui, o Feng Shui é uma filosofia que estuda os efeitos das energias dos ambientes sobre as pessoas. E em seu livro, publicado pela editora Pensamento em 2006, a autora Karen Kingston fala da influência da arrumação da casa no bem-estar do morador. Por meio da técnica milenar chinesa, ela ensina o leitor a se livrar do que traz energias ruins que os objetos podem trazer e dá dicas sobre como manter a harmonia no seu lar.

7. “Casa em ordem: manual prático para organização do lar” (Natalia Zanardi Ortiz)

Escrito pela especialista Natalia Ortiz e publicado pela editora Alaúde (2009), o livro traz dicas práticas e soluções inteligentes pra você não se estressar com a falta de organização. A obra te ajuda a poupar tempo ao colocar em dia seus papéis e documentos, guardar brinquedos, roupas, utensílios, alimentos e objetos de cada ambiente da casa. E traz ainda sugestões pra você se livrar dos excessos, ganhar espaço e otimizar a organização no cotidiano.

Com tantas dicas de especialistas, você tem tudo pra usar a organização a seu favor e otimizar seu tempo na arrumação da casa.