Toda mudança de casa é uma oportunidade pra recomeçar. Você tem a chance de se livrar do que é velho, doar o que que já não usa mais e vislumbrar uma organização melhor das suas coisas. Então, que tal começar a organizar o guarda-roupas, ou ou closet?

O site Alto Astral ouviu recentemente a especialista em decoração Érica Duarte. E ela deu cinco dicas simples pra você otimizar espaços e priorizar peças de acordo com a estação do ano.

Vejas as dicas da especialista pra organizar o guarda-roupas:

1. Fique só com o que é necessário

Antes de pensar em começar a organizar o guarda-roupas, ou closet, você precisa se livrar do que não usa mais. Separe o que está em bom estado pra doação e descarte o que já está velho demais. E após fazer isso, você pode começar organizar os espaços pra entrada das suas coisas.

2. Priorize os itens mais usados

Use as gavetas de cima pra arrumar as roupas que você usa com mais frequência. E deixe as de baixo para os itens que você usa menos. As roupas íntimas, por exemplo, são mais trocadas ao longo dos dias e devem vir primeiro. Já pijamas podem ficar nas últimas gavetas. Roupas de festas ou para eventos especiais, como vestidos e ternos, devem ser colocados juntos. E outras menos utilizadas, como casacos pesados, você pode guardar no fundo ou no alto do armário.

3. Organizadores e separadores

Para organizar o guarda-roupas, use separadores para itens como gravatas, cintos e roupas íntimas

Pra facilitar ainda mais a localização das peças, use e abuse de organizadores e divisórias plásticas. Esses itens podem ser utilizadas no armário ou nas gavetas. E são indicados pra separar roupas e acessórios, como cintos, bijuterias, lingeries, meias, gravatas e lenços.

4. Os cabides pra organizar o guarda-roupas

De acordo com Érica Duarte, na hora de pendurar as peças, os cabides em formato arredondado são os mais recomendados. Eles evitam o desgaste das peças. Roupas de lã e malhas devem ser guardadas dobradas, nas prateleiras e gavetas. Elas não devem ser penduradas, pra que as fibras não se afrouxem e percam a forma.

5. Conservação das roupas

Após organizar o guarda-roupas, é necessário pensar na conservação das peças. Érica recomenda o uso de cânfora, para manter as roupas sem mofo e cheiro. E prega a manutenção da arrumação: “depois de tanto trabalho, não se esqueça de organizar o armário periodicamente”, disse a especialista.

Seu guarda-roupas está desorganizado? Que tal começar agora a arrumar?