Com sete quilômetros de extensão, a orla de Santos oferece diversas opções para curtir o dia e estar em contato com a natureza, cultura e lazer. A região, que vai do bairro José Menino à Ponta da Praia, possui o maior jardim de orla do mundo, durante toda a extensão da Avenida Bartolomeu de Gusmão – também conhecida pelos moradores como “avenida da praia”. Além disso, você encontra atrações como cinema, biblioteca, escola de arte, fontes de água e muito mais. 

Quer saber mais? Continue a leitura e monte o seu roteiro para curtir as atividades na orla de Santos. Aproveite o conteúdo! 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Conheça as 6 melhores praias de Santos/SP

O que fazer pela orla de Santos

A orla de Santos é um local para toda a família curtir, desde as crianças até os mais velhos. De acordo com Bruna Pacheco, moradora da cidade desde que nasceu, as pessoas aproveitam a orla para praticar diversas atividades diferentes. 

Bruna Pacheco

Personal Trainer

“Em toda orla é repleta de gente realizando exercícios físicos, correndo, andando de bicicleta, caminhando, andando de skate. Na extensão da areia, é muito comum ver o pessoal praticando futevôlei, treinamento funcional, beach tennis. O esporte move a cidade.”

Para te ajudar a aproveitar ainda mais, separamos algumas atrações que você pode curtir na orla de Santos e aproveitar o dia com a família, amigos ou até mesmo só. 

Jardim da orla

No canal 1 da orla é possível apreciar belos jardins com flores e árvores que vão até o canal 6, formando o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. Por isso, uma dica é aproveitar a sombra para relaxar embaixo de uma árvore, praticar yoga ou tomar uma água de coco para se hidratar. 

Postos de salvamento

Cine Arte na orla de Santos para ver diversos filmes.
Fonte: Prefeitura de Santos

Durante toda a orla até o canal 6, você vai encontrar sete postos de salvamento, distribuídos e numerados de acordo com o canal que estão localizados. Apesar de todos possuírem essa semelhança, cada um oferece uma atividade diferente para o público. 

  • Posto 6: localizado na praia da Aparecida, você encontra uma biblioteca municipal, com um acervo de mais ou menos 5000 livros e atendimento informatizado. 
  • Posto 7: escola de Esportes Náuticos como Canoagem e Stand-up paddle.
  • Posto 5: uma Gibiteca, com um acervo de aproximadamente 9 mil títulos de diferentes épocas e estilos, além de livros de RPG. 
  • Posto 3: próximo a Praia do Gonzaga, fica a Escola de Surf Radical Adaptado. 
  • Posto 4: um cinema com capacidade para 48 pessoas. 

Bruna Pacheco

Personal Trainer

“O Cine Arte traz um ar vintage, nesse pequeno e charmoso cinema são transmitidos filmes mais ‘alternativos’, diferente daqueles que estão no cinema.”

Ciclovia

A ciclovia, que foi inaugurada em 2003, também é uma excelente opção se você busca o que fazer na orla de Santos. Com pista dupla e 2,5m de largura, ela é considerada uma das ciclovias mais modernas do Brasil com ótima sinalização, iluminação e você consegue percorrer a orla inteira. Além disso, por meio dela é possível acessar as principais avenidas da cidade.

Quiosques

A orla de Santos é cheia de quiosques e restaurantes para você dar uma paradinha e tomar uma água de coco, além de fazer um lanche rápido ou uma refeição no local. Todos eles possuem mesas, cadeiras e banheiros se necessário.

Monumentos

Estátua na Orla de Santos.
Fonte: Prefeitura de Santos

Ainda pela orla de Santos você pode apreciar alguns monumentos e esculturas como o relógio de sol, localizado entre o canal 3 e a Av. Conselheiro Nébias. Nele, é possível consultar as horas por meio da sombra. 

Além dele, também tem o monumento do Surfista em homenagem a Osmar Gonçalves. E, por fim, o Vicente de Carvalho, que retrata o famoso poeta do mar, próximo ao canal 3.

Praça das Bandeiras

No canal 2, você encontra a famosa Praça das Bandeiras construída em 1932, em homenagem a Revolução Constitucionalista. A praça é um grande marco para a cidade, além de ser uma atração turística para quem visita a cidade.

Se estiver com tempo, aproveite para conhecer o bairro Gonzaga que fica bem próximo à praça e tem várias opções de restaurantes, centros comerciais e shoppings, como o Shopping Parque Balneário.

Que tal morar próximo a Praça das Bandeiras e de avenidas com todo serviço e comodidade que você precisa? Clique aqui para navegar no mapa ou confira opções para alugar abaixo:

Concha Acústica

Para apreciadores de música, no canal 3 da orla de Santos tem a Concha Acústica Vicente de Carvalho, com capacidade para 300 pessoas. Aos finais de semana, você encontra apresentações artísticas e culturais que ocorrem no espaço que é como um mini centro cultural ao ar livre.

Fonte do Sapo

Localizada no canal 5, você encontra a fonte do Sapo que nada mais é que um chafariz com jatos de água e sapos verdes. Se você tem criança, não deixe de visitar elas costumam adorar. É um espaço muito tranquilo em um ponto de encontro entre árvores à beira do mar.

Ponta da Praia

Por fim, depois de percorrer toda a orla, no canal 7, você vai encontrar a Ponta da Praia. Por lá, você pode tirar a famosa foto no letreiro “Eu amo Santos”, visitar o Museu de Pesca e a fonte interativa, além de observar os navios chegando ou partindo do deck do pescador.

O que acha de morar próximo ao canal 7, na Ponta da Praia? Clique aqui para navegar em nosso mapa ou confira as ofertas para alugar abaixo:

Encontre seu novo lar próximo da orla de Santos

Agora que você já conhece mais atividades para fazer na orla de Santos, que tal encontrar seu imóvel ideal na Baixada Santista? O QuintoAndar está presente na cidade com inúmeras opções de casas e apartamentos para aluguel. Visite o site ou app agora mesmo para começar sua busca, conferir fotos profissionais, fiéis ao que cada imóvel oferece, e escolher entre os melhores imóveis disponíveis próximos de algum canal da orla. Seu sonho de morar pertinho da natureza está a poucos cliques de se tornar realidade!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

+ Leia também:

Descubra tudo o que você precisa saber para viver em Santos

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.