Considerado um dos maiores arquitetos do século XX, Oscar Niemeyer tem obras espalhadas por diversas cidades do mundo. E especialmente aqui no Brasil estão alguns de seus projetos mais emblemáticos.

O MeuLugar selecionou cinco cidades atendidas pelo QuintoAndar que contam com algumas das obras mais famosas do arquiteto. Se você mora ou está de mudança pra algum desses lugares, nem precisa ser fã de arquitetura, basta contemplar!

Rio de Janeiro

Ministério da Educação e Saúde (Palácio Gustavo Capanema)

Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar - Palácio Gustavo Capanema

O projeto foi feito em 1936, sob o comando de Lúcio Costa, então diretor da Escola Nacional de Belas Artes (UFRJ). A obra pioneira da arquitetura moderna no Brasil, não é assinada individualmente por Niemeyer, mas está entre as mais importantes de seu currículo. Ele era estagiário da equipe e cresceu no projeto após ter mais contato com o suíço Le Corbusier, um dos maiores nomes da arquitetura do século XX, contratado como consultor. 

Foi de Niemeyer a sugestão de centralizar o prédio no terreno e aumentar de 4m para 10m os pilotis de sustentação, o que acabou se tornando uma das marcas registradas do prédio, inaugurado em 1943.

Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Até 1983, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro aconteciam na Avenida Rio Branco, uma das principais do centro financeiro da cidade. Naquele ano, o então governador Leonel Brizola encomendou a Oscar Niemeyer um projeto de uma passarela para as agremiações do Carnaval carioca. O arquiteto projetou, então, o famoso sambódromo localizado na Avenida Marquês de Sapucaí.

Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar

Sua estrutura, com arquibancadas de concreto ao longo de seus cerca de 700 metros de comprimento, terminam na Praça da Apoteose, onde está localizado o grande arco que simboliza a obra. É lá que acontece a dispersão das escolas de samba após os desfiles.

Veja as opções de imóveis pra alugar no Rio de Janeiro pelo QuintoAndar:

Belo Horizonte

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Primeiro grande projeto individual assinado por Oscar Niemeyer, o complexo da Pampulha foi um marco na carreira do arquiteto, inaugurado em 1943. Convidado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubistchek pra projetar um bairro inteiro ao redor da lagoa artificial, Niemeyer assina as obras do Museu de Arte de Belo Horizonte, da Casa de Baile e da Igreja de São Francisco de Assis (conhecida como Igrejinha da Pampulha), com painéis de Cândido Portinari.

Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar - Igreja da Pampulha

Edifício Niemeyer 

Localizado na Praça da Liberdade, é um dos prédios mais famosos da capital mineira. Projetado em estilo moderno, tem uma fachada repleta de curvas, que remetem às linhas das serras de Minas Gerais.

Veja as opções de imóveis pra alugar em Belo Horizonte pelo QuintoAndar:

São Paulo

Edifício Copan

Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar - Copan

Em meio às selva de pedra repleta de ângulos retos que começava a nascer no Centro de São Paulo no início da década de 1950, Niemeyer assinou uma de suas obras mais famosas. Projetado em 1951, o Copan foi inaugurado em 1966. Feito todo em concreto armado, o prédio tem o peso e a rigidez do seu material quebrada pelas curvas de sua arquitetura.

Conjunto do Ibirapuera

Inaugurado em 1954 como parte das comemorações pelo quarto centenário da cidade de São Paulo. Tem seu projeto arquitetônico assinado por Niemeyer, em 1951. Mas nem todos os pavilhões projetados por ele saíram do papel à época. Somente em 2005, com a inauguração do Auditório Ibirapuera, o conjunto idealizado pelo arquiteto foi completado.

Veja as opções de imóveis pra alugar em São Paulo pelo QuintoAndar:

Brasília

Capítulo a parte na biografia de Niemeyer, Brasília foi uma cidade totalmente projetada, por encomenda do então presidente da República Juscelino Kubistchek. O amigo e ex-patrão Lúcio Costa assinou o projeto do plano urbano, enquanto Niemeyer ficou responsável por projetar boa parte dos prédios governamentais. São dele:

  • Palácio da Alvorada
  • Congresso Nacional
  • Supremo Tribubal Federal
  • Palácio do Planalto
  • Praça dos Três Poderes
  • Catedral de Brasília (foto de abertura da matéria)
  • Teatro Nacional
  • Ministério da Justiça
  • Palácio do Itamaraty
  • Aeroporto
  • Memorial JK

Veja as opções de imóveis pra alugar em Brasília pelo QuintoAndar:

Niterói

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar - MAC

Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o museu foi inaugurado em 1996. Imediatamente se tornou o principal cartões postais da cidade. Não apenas pelo acervo ce arte contemporânea que abriga, mas também pela vista de tirar o fôlego de qualquer visitante.

Veja as opções de imóveis pra alugar em Niterói pelo QuintoAndar:

Você gosta de arquitetura? Que tal dar uma volta pelo Brasil em cidades com obras de Oscar Niemeyer?