Quando um proprietário decide anunciar seu imóvel pra locação, o retorno financeiro é o principal objetivo. Pra alguns, o recebimento do aluguel pode ser apenas um complemento. Mas pra outros pode significar toda a renda mensal. Seja qual for o caso, todos contam com esses valores em seus orçamentos, e podem enfrentar problemas no caso de atraso ou inadimplência por parte dos inquilinos. No QuintoAndar, esse risco não existe, porque o pagamento é garantido. Ou seja, 100% dos donos de imóveis recebem o dinheiro mensalmente, todo dia 12 e não precisam se preocupar com cobrança de aluguel atrasado. Além disso, a imobiliária digital ainda garante o pagamento em dia do IPTU.
A cada mês, milhares de locadores e locatários se tornam clientes do QuintoAndar, a maior empresa do Brasil em locação de imóveis. E um dos pontos fundamentais para que os donos de imóveis confiem seus bens à administração da imobiliária digital é justamente a certeza de que, faça chuva ou sol, eles vão receber o dinheiro do aluguel. Mesmo que o inquilino atrase ou deixe de pagar.
Quem é o locador e quem é o locatário?
Os dois termos são parecidos e podem gerar uma certa confusão. São as duas partes envolvidas em um contrato imobiliário. E a diferença entre locador e locatário é que o primeiro é o dono do imóvel. É quem o disponibiliza pra locação. E o segundo é o inquilino, propriamente dito.
Como os proprietários recebem o aluguel sempre em dia com o QuintoAndar?
Pra garantir o pagamento em dia do aluguel ao locador do imóvel, uma das primeiras providências que o QuintoAndar toma é a realização de um cuidadoso processo de análise de crédito. O objetivo é selecionar inquilinos que conseguem arcar com os custos do aluguel do imóvel em questão.
O futuro inquilino envia alguns documentos e comprovantes pra que o QuintoAndar faça uma análise e entenda se ele vai conseguir arcar com os custos desse aluguel. Pra fazer essa avaliação, o time de crédito utiliza ferramentas avançadas de big data, regressão estatística e inteligência artificial. E essa combinação só é realmente eficiente quando se junta um grande volume de dados e muita tecnologia.
Com essa precaução de selecionar os inquilinos, o QuintoAndar diminui os riscos de inadimplência e pode oferecer o pagamento garantido.
Seguradora robusta por trás
O QuintoAndar garante seus compromissos com clientes a partir dos investimentos recebidos e de recursos de sua operação. E conta com uma apólice de seguro que protege seu negócio como um todo, emitida pela Fairfax Brasil, parte da holding Fairfax Financial, grupo global referência em seguros e resseguros. É ela quem protege o negócio do QuintoAndar. O que dá tranquilidade pra companhia assumir seus compromissos com clientes.
A imobiliária digital terminou o ano de 2019 com R$ 28,9 bilhões em ativos sob gestão e mais de 6 mil novos contratos fechados por mês. Com o alto volume de contratos sob sua administração, o QuintoAndar consegue diluir o possível risco de inadimplência. E, consequentemente, tem um acordo melhor com a seguradora.
Dessa forma, a empresa tem condições de transferir essa economia de um melhor acordo para beneficiar proprietários e inquilinos com um processo mais simples e mais seguro.
Cobrança de aluguel atrasado e casos de despejo
Nos raros casos em que os inquilinos ficam totalmente impossibilitados de pagar o aluguel, podem acontecer os despejos. Mesmo nessas situações, o QuintoAndar cuida de toda a ação. E o proprietário continua recebendo em dia. O QuintoAndar arca com o pagamento garantido do valor do aluguel e do IPTU até a saída do inquilino do imóvel.
Proteção QuintoAndar
Além de garantir o pagamento do aluguel ao proprietário todo dia 12 de cada mês, o QuintoAndar ainda assume o compromisso com a integridade do seu bem, com uma proteção contra danos de até R$ 50 mil no total, na devolução do seu imóvel. E de até R$ 2 mil para cada item;
A Proteção QuintoAndar cobre a Multa Rescisória em caso de inadimplência do inquilino. Ou caso ele solicite a rescisão antecipada e não a pague.