É bem provável que você já tenha visto um paisagismo de jardim e se encantado. Afinal, o resultado fica lindo! A questão é que existem vários outros benefícios dessa prática. Por exemplo, aumento do bem-estar e da qualidade de vida devido ao contato com a natureza.

Ainda tem mais. Isso porque o paisagismo para jardim residencial organiza o ambiente e garante que todos os elementos sejam estéticos e funcionais. Portanto, é uma arte que combina o espaço livre com diferentes tipos de vegetação e outros elementos, por exemplo, pedras, fontes, piscinas, pergolados e cercas.

Por todos esses motivos, o mais comum é contratar um profissional para realizar essa prática – afinal, existem especialistas no assunto. No entanto, você também pode ter ideias, seja para passar ao especialista, seja para colocar algumas delas em prática e melhorar o resultado da sua área livre.

Você vai se interessar: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo

Que tal entender mais sobre a arte do paisagismo para jardins e colocar a sua criatividade à prova?

Navegue pelo conteúdo:

Qual a diferença entre paisagismo e jardim?

flores azuladas no jardim

Para começar, o paisagismo implica ter conhecimentos sobre plantas e arquitetura. Assim, as plantas são utilizadas de forma estética e funcional, atendendo às necessidades dos moradores. 

Por sua vez, o jardim é algo mais simples. É um ambiente em que há plantas que são cuidadas para garantir que cresçam da forma correta. Portanto, ambos os trabalhos são importantes e complementares.

Qual o valor de um projeto de paisagismo?

O valor depende dos honorários do paisagista. Existem diferentes técnicas de precificação. De modo geral, a cobrança é feita por metro quadrado ou estimativa de horas dedicadas. Por isso, vale a pena verificar as possibilidades.

Ainda há o orçamento de execução e de manutenção. Tudo depende das características do jardim, do tamanho, das estratégias para viabilização do projeto e mais.

Como eu mesmo faço o paisagismo do meu quintal?

mulher com item de jardinagem mexendo na terra florida

Para você mesmo fazer o paisagismo, precisa conhecer algumas técnicas. Por exemplo:

  • Identificar o espaço disponível;
  • Escolher as plantas mais adequadas.

Além disso, saber utilizar floreiras alternativas e como criar um jardim suspenso de suculentas também podem ser bem úteis para um projeto criativo e cheio de personalidade.

Leia também: Guia completo de como plantar suculentas

De toda forma, só vale fazer esse procedimento sem ajuda profissional se for um paisagismo para jardim pequeno. Caso seja muito grande, o ideal é contar com ajuda especializada para evitar dores de cabeça desnecessárias. 

Como fazer o paisagismo do seu jardim?

Agora que você entendeu o básico do paisagismo do jardim residencial, está na hora de colocar em prática. Afinal, várias ideias podem ser aplicadas para criar espaços diferenciados e incríveis na sua área externa.

Então, que tal ver algumas opções? Confira a seguir!

1. Escolha as plantas certas para seu jardim

flores amarelas e cor-de-rosa

Todas as ideias de paisagismo para jardim partem daqui. Por isso, precisa ser a primeira dica. Afinal, as plantas ajudam a compor o local, desde que as melhores espécies para cada tipo de espaço sejam selecionadas. Aqui, você deve considerar:

  • Quantidade de luz solar recebida pelo ambiente;
  • Espaço disponível para cultivo;
  • Características de cada planta, por exemplo, época de floração, porte, produção de frutos, necessidade de manutenção, texturas e cores.

2. Acrescente elementos funcionais e estéticos

jardim com vinhas

Lembre-se de acrescentar bancos, gazebos, pergolados, redários e outros móveis de jardim. Todos devem ser adaptados para áreas externas. Assim, a durabilidade aumenta mais.

3. Adicione água

água caindo em jardim

A água ajuda a criar conforto e aumenta a umidade do local. Por isso, é uma boa alternativa para o paisagismo de jardim tropical e de outros estilos também. Inclusive, você pode criar um ambiente de relaxamento, porque o som tranquiliza muito! Portanto, invista em espelhos d’água, piscinas, lagos e fontes.

4. Aposte na iluminação

jardim com rosas e flores vermelhas e iluminação leve

O paisagismo deve contemplar a iluminação para garantir que o espaço seja utilizado durante a noite também. Além disso, a luz ajuda a destacar as plantas e os outros elementos. Por isso, ajuda no conforto e traz uma sensação de acolhimento.

5. Coloque vasos

vários vasos de planta

Se existem plantas, é obrigatório ter vasos! Apesar de elas poderem ser colocadas direto no solo, os potes diferentes são opções práticas para tornar a área ainda mais bonita. Aproveite para escolher diferentes estilos, tamanhos e formatos, além de deixar alguns suspensos.

6. Deixe bem claro um caminho para passar

caminho traçado entre jardins

Todo paisagismo deve ter um percurso para direcionar as pessoas. Aproveite para formar desenhos e preservar as plantas. Coloque pisos não escorregadios, madeiras e pedras. Você ainda pode investir em outros elementos para aumentar a privacidade. Por exemplo:

7. Aprenda a fazer paisagismo de jardim pequeno

mãos mexendo na terra e no jardim

Em locais menores, é preciso ter um cuidado extra para não dar a impressão de que a área está lotada. 

Além disso, evite colocar árvores ou plantas grandes, porque elas não trazem um bom resultado. É melhor apostar nos arbustos, que são mais discretos. Você ainda pode:

  • Escolher plantas com pouco crescimento, principalmente se a área estiver localizada na parte da frente da casa. Assim, você não deixa o ambiente muito fechado;
  • Colocar pedras decorativas. Elas ajudam a criar texturas e cor;
  • Aproveitar a área lateral para criar uma área de paisagismo;
  • Criar um jardim de vasos – ideal para apartamentos. Opte por diferentes modelos e invista em um mix de plantas.

8. Aplique as ideias para fazer o paisagismo de um jardim tropical

várias plantas verdes

O jardim tropical deve ter um aspecto natural, a fim de passar a impressão de que não sofreu interferências humanas. Por isso, é importante escolher plantas e elementos que combinem com esse tipo de paisagem.

Além disso, é importante considerar outros fatores. Veja quais são eles!

Plantas

Devem ser espécies tradicionais de regiões tropicais e subtropicais. Alguns exemplos são:

  • Palmeiras;
  • Pândanos;
  • Helicônias;
  • Calateias;
  • Samambaias;
  • Dracenas;
  • Agaves;
  • Filodendros;
  • Gengibres;
  • Estrelitzas;
  • Bananeira ornamental;
  • Bromélias;
  • Orquídeas nos troncos de árvores;
  • Costela-de-adão.
Pedras

Esse elemento é bastante comum no paisagismo de jardim tropical. No entanto, as pedras são usadas de forma descontraída para ficarem bem naturais. Ainda vale a pena colocar pedras grandes específicas para essa área.

Água

Coloque fontes e lagos para trazer a água com naturalidade. Isso deixa o espaço mais aconchegante e bonito.

Comedouro para pássaros

É uma opção para atrair as aves e deixar o jardim tropical ainda mais natural. Assim, a natureza predomina.

9. Traga modernidade ao seu paisagismo

ambiente de jardim arrumado e organizado, paisagismo moderno

Você também pode fazer umo paisagismo para jardim moderno. O único cuidado é com o estilo adotado, porque é o mais importante. Para criar essa diferenciação, crie diferentes divisões no terreno fazendo um caminho de gravilha. 

Por exemplo, ele pode separar a área da grama e das flores. Ainda é possível usar fontes, objetos metálicos ou sebes aparadas de forma geométrica. Esses recursos combinam bem com esse design mais moderno.

10. Adapte as ideias de paisagismo para jardim grande

jardim grande com paisagismo, todo decorado e cheio de plantas

Para áreas maiores, as ideias de paisagismo para jardim são bastante variadas. Você pode abusar da criatividade, já que tem espaço suficiente para isso. Nesse caso, existem várias opções:

  • Muro verde;
  • Plantas de solo;
  • Jardim vertical;
  • Trepadeira direcionada ao pavimento superior;
  • Árvores maiores, como palmeiras;
  • Arbustos e flores menores para criar um contraste;
  • Deck de madeira com estofados para descansar e relaxar;
  • Poltronas, mesas e bancos para compor o visual;
  • Criação de um lago e uma ponte de madeira.

11. Faça um jardim de inverno

várias plantas de um jardim de inverno sob uma escada em caracol

Outra boa ideia é montar um jardim de inverno. Esse espaço é semelhante a uma estufa dentro de casa e torna o ambiente mais aconchegante. Para criar um espaço mais acolhedor, você deve começar investindo em uma boa iluminação, principalmente natural. Ela pode vir de uma janela ou de uma claraboia.

Apenas precisa ter cuidado para não misturar as diferentes temperaturas de cor de lâmpada. O ideal é usar espetos ou embutidos a LED na luz branco quente. Quanto ao restante do paisagismo do jardim de inverno, siga as dicas abaixo:

  • Escolha as espécies certas: As melhores para esse ambiente são plantas rasteiras e baixas. Por exemplo, maranta, hera, aglaonema, lírio da paz, peperômia, espada de São Jorge, jiboia e pacová;
  • Atente-se à drenagem: Os vasos precisam disso, porque não há vento e sol para fazer a água evaporar. Por isso, misture areia fina na terra para evitar o afogamento das plantas;
  • Faça uma boa adubação e aplicação de nutrientes: Isso ajuda a manter a saúde das plantas e sua boa aparência. O ideal é escolher os produtos corretos para a espécie.

12. Evite os principais erros de paisagismo

Apesar das dicas serem sempre similares, existem alguns erros comuns na hora de cuidar das plantas. Os principais são:

  • Não planejar. Isso tende a gerar um resultado diferente do esperado;
  • Ignorar o clima e a luz, já que algumas plantas preferem meia-sombra, enquanto outras se ajustam melhor à iluminação total. Ainda veja se o clima é de bastante chuva ou seca, porque isso determina as melhores plantas;
  • Não levar em conta a flora local. Considere quais plantas são nativas da sua região, porque o solo das regiões é muito diferente;
  • Raízes ocupam espaço. Por isso, é importante deixar uma certa área para que a vegetação se desenvolva;
  • Regar de forma errada. Seja pouco, seja em excesso, a planta pode ser prejudicada. Por isso, é importante avaliar a necessidade de cada espécie. Além disso, deixe o solo aerado para que a água e os nutrientes penetrem na terra;
  • Esquecer as podas. As plantas devem ter sua estética mantida para evitar o crescimento desordenado. Isso também tende a deixar o ambiente poluído;
  • Ignorar as proporções. Ou seja, plantas e árvores grandes precisam de espaço. Da mesma forma, fontes, piscinas, espelhos d’água e outros elementos devem ter o tamanho adequado.

Que tal achar a casa ideal para fazer o paisagismo do seu jardim novo?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Para aplicar todas essas ideias, vale a pena encontrar o imóvel certo. Afinal, há várias opções de espaços, formatos e tamanhos. Então, o que acha de encontrar o lugar ideal para você e sua família?

É só contar com o QuintoAndar! Na nossa plataforma de moradia digital, você pode achar o imóvel certo, com o tamanho desejado e um preço que cabe no seu bolso.

Além disso, existem vários filtros de pesquisa — inclusive um relativo à área verde! Assim, fica muito mais fácil encontrar uma casa com jardim para fazer paisagismo.

E você ainda pode complementar escolhendo se deseja o sol da manhã ou da tarde, uma rua silenciosa e/ou uma vista livre. Tudo para você ter a qualidade de vida que tanto deseja!Agora, é só buscar o local ideal para fazer o paisagismo para jardim. Acesse o site ou o app do QuintoAndar e aproveite para aumentar seu contato com a natureza!