Quem procura versatilidade, beleza, praticidade e facilidade quando o assunto é decoração, precisa saber que usar papel de parede é a melhor solução! 

Isso porque esse item, além de dar um toque especial aos ambientes, como na sala de estar, jantar e televisão, é de fácil aplicação e tem maior durabilidade.

Se você está pensando em repaginar sua sala, seja de estar, jantar ou TV, separamos abaixo as principais dicas de qual papel de parede escolher. Boa leitura!

Navegue pelo conteúdo:

Quais as vantagens de usar papel de parede na decoração da sala?

parede com prateleira decorada, e também com um papel de parede

Além dos vários tipos, usar papéis de parede na decoração da sua sala ou em toda a casa tem suas vantagens, como:  

  • Baixo custo: com valores mais acessíveis, usar papéis de parede pode ser uma alternativa para quem está com o orçamento apertado;
  • Fácil aplicação: aplicar um papel de parede é super fácil, não faz sujeira, não tem cheiro forte e você pode fazer na sua casa sem a ajuda de um profissional; 
  • Pode ser aplicado em todos os cômodos da casa: no quesito decoração, o papel de parede é versátil, pois cai bem em qualquer cômodo. A única recomendação é se atentar a qual tipo pode ir em locais úmidos, quentes ou que batem sol. 
  • Durabilidade: diferentemente da pintura, um papel parede pode durar até 12 anos quando aplicado e mantido da maneira correta;
  • Não é tóxico: esse tipo de papel não tem cheiro e não causa alergia;
  • Fácil de limpar: a limpeza deve ser feita com um pano úmido e macio, para não danificar o material. Vale lembrar que alguns tipos de papel de parede devem ser limpos de maneira diferente. Por isso, antes de comprar verifique essa informação com a loja ou instruções do fabricante. 

Quais são os tipos de papel de parede?

sala com sofá, poltrona, mesa de centro, luminária e papel de parede

O papel de parede é versátil quando o assunto é estampas e modelos. No entanto, existem tipos que devem ou não ser usados em ambientes específicos, como o banheiro e a cozinha.

Leia também: Papel de parede para banheiro: transforme o seu ambiente escolhendo o modelo certo

Se o local tiver umidade, iluminação direta do sol ou de fontes de calor (como estar próximo a um fogão), o papel pode estragar mais facilmente e isso vai gerar um gasto extra.

Assim, escolher o tipo de papel certo é importante. Confira, abaixo, os principais!  

Vinílico

O vinílico é composto por PVC e isso dá ao papel uma maior durabilidade. Ou seja, ele é ideal para banheiros, cozinha, varanda e paredes que tem bastante incidência do sol. 

Além disso, eles servem para qualquer tipo de ambiente e acaba tendo um custo benefício melhor do que os outros tipos.  

Acetinado

O papel acetinado é indicado para casas onde moram pessoas alérgicas, pois ele acumula menos pó. Uma boa opção é colocar esse tipo de papel no quarto do bebê, para garantir menos poeira no local.

Assim, o acetinado não é recomendado para locais úmidos ou quentes, e funciona bem nas salas e quartos da casa ou apartamento.  

TNT

O papel de parede de TNT é o mais parecido com tecido, pois ele é feito de celulose e poliéster. Por isso, quem optar por esse tipo deve levar em consideração que a sua limpeza deve ser feita semanalmente.

Além disso, ele pode ser usado no banheiro e na cozinha, mas também combina com todos os outros ambientes da casa.  

Vinilizado

O vinilizado é um papel de parede bem parecido com o de vinílico — podemos até dizer que eles são da mesma família. Por isso, eles são mais duráveis. Entretanto, o vinilizado não é recomendado para áreas úmidas.

De fácil limpeza, o papel vinilizado combina com todos os cômodos da casa.  

Mica

Você não leu errado, esse papel de parede é feito com pedras prensadas de mica! E, por isso, ele é mais raro no mercado.

Mas tenha atenção: ele não pode ir em locais úmidos e nem com altas temperaturas. Por ser bem delicado, sua limpeza deve ser feita com espanador ou aspirador de pó. 

Adesivo

Mais comum no mercado, o papel de parede adesivo é o modelo mais prático de aplicar. Isso porque, ao contrário dos demais tipos, não é necessário cola em sua aplicação – pois já vem no formato adesivo, como o próprio nome diz.

Se você escolher esse tipo, saiba que é bem parecido com o vinílico.

Leia também: Como colocar papel de parede: passo a passo para renovar seu ambiente

Como escolher o papel de parede para a sala?

sala com vista para o exterior, mesas e cadeiras, tapete e papel de parede

Antes de escolher o papel de parede da sua sala, o indicado é conhecer os principais tipos, ver qual mais combina com a sua sala (estar, jantar ou TV), calcular qual está dentro do orçamento e a decisão final fica por conta da decoração.

Se você só quer repaginar sua sala, o papel deve combinar com a decoração que já existe. Agora, se você vai decorar do zero, pode usar o tipo de papel como um norte para o restante da decoração. 

Vale lembrar que essa é uma opção para quem mora em um imóvel alugado e não possui tanta liberdade para transformar os ambientes. No entanto, é preciso pensar nos prós e contras – principalmente no cuidado que você deve ter ao remover o papel de parede na hora de devolver o imóvel.

Desse modo, se sua sala é mais sóbria ou colorida, usar cores e tons mais claros no papel de parede pode dar um destaque total para o ambiente. E, se sua sala for mais clean, aposte em tons escuros e estampas geométricas.

Como calcular a metragem?

Para comprar ou fazer um orçamento de um papel de parede é importante saber a metragem que você precisará. 

Desse modo, meça a área que será coberta, levando em consideração os valores da altura e da largura em metros quadrados. 

Leia também: Entenda como calcular metro quadrado

Cada rolo do material tem largura e comprimento diferentes, assim, para não desencontrar ao juntar o papel na hora da aplicação, é preciso prever onde ficarão as emendas na parede.

Essa é dica é válida principalmente se o papel for estampado, já que o desenho deve ter continuação e não um caminho desorganizado. 

Para fazer esse cálculo, peça ajuda de uma loja especializada em papel de parede. Eles podem ir até a sua casa e fazer as medidas certas. 

Por outro lado, se você tem o auxílio de um arquiteto, deixe que ele cuide disso para você.

Qual o melhor papel de parede para sala de estar?

sala de estar com papel de parede

Como a sala de estar é o cômodo social do imóvel, ela deve passar a ideia de aconchego e bem-estar. Até porque, na maioria das casas, é o primeiro local que as pessoas que chegam têm acesso.

Por isso, escolha uma parede principal — ou, no máximo, duas secundárias — para aplicar o papel. Assim, a decoração da sala não fica sobrecarregada. 

Já para escolher o modelo de papel de parede, opte por um que orne com a decoração. Pode ser liso ou com uma estampa floral, por exemplo. Os geométricos e de listas também dão essa leveza e aconchego ao local.

Qual o melhor papel de parede para sala de jantar?

sala de jantar ampla com papel de parede

Diferentemente da sala de estar, a de jantar deve ser interessante e acolhedora, já que ali é o momento de reunir a família e amigos para as refeições. Desse modo, primeiramente, preze pelo estilo de decoração da sua casa. Por exemplo, se ela tem um estilo mais minimalista, um papel listrado preto e branco é perfeito.

Se a decoração é clássica, um papel em 3D de madeira fica chique. E, se for uma decoração mais romântica, um papel floral dará continuidade à decoração da casa.

Porém, você também pode optar por estampas mais chamativas e com textura para dar maior destaque ao ambiente.

Qual o melhor papel de parede para sala de TV?

A sala de TV, por ser um local mais descontraído e divertido, permite que você ouse mais na hora de escolher o modelo. E, papéis de parede que chamam a atenção também não, já que o ponto central dessa sala é a televisão.

Desse modo, o papel de parede deve ser bem escolhido. Opte pelos lisos, listrados ou geométricos. Escolha um que “converse” com o local e que seja um detalhe estratégico na decoração.

O ideal é que a aplicação seja feita ou na parede que fica a TV ou na parede de frente à ela.

Pense na decoração da sua nova sala, a gente te ajuda a encontrar o seu novo lar

Se você considera a sala da casa seu cômodo favorito, saiba que você não está sozinho nessa. O QuintoAndar realizou um Censo em que 26% dos entrevistados disseram que o cômodo favorito deles também é a sala de estar.

Isso quer dizer que você merece morar em um imóvel em que a sala seja como você sempre sonhou e o QuintoAndar pode te ajudar com isso! 

Com os mais de 70 filtros de busca, dá para você filtrar um imóvel (para alugar ou comprar) com uma sala grande e que tenha uma parede especial para você colocar o seu papel de parede favorito! 

Aproveite para ver as fotos profissionais e até fazer um tour virtual pelo imóvel. Assim, já dá para começar a planejar a decoração!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar