Quando se pensa em decoração de interiores, uma simples parede pode ter o efeito de uma tela em branco na cabeça de um artista, não é mesmo? Mas é claro que até a imaginação tem algum limite. Afinal de contas, ninguém vai usar em um banheiro, por exemplo, ornamentos ou utensílios típicos de uma cozinha. Neste artigo, vamos te dar dicas para você ter uma bela parede de quarto decorada, com sugestões que combinam mais com esse tipo de cômodo. 

Navegue pelo conteúdo:

Papel de parede

O papel de parede é uma espécie de coringa na decoração de qualquer cômodo de uma casa. De revestimento para cozinha a uma ótima opção de se mudar as cores de parede para sala esse tipo de material é prático para quem pretende dar uma nova cara a algum ambiente de forma rápida e prática. Até papel de parede para banheiro virou tendência. 

Para ter uma parede de quarto decorada com papel de parede, você tem a opção de usar o material em apenas um dos lados do cômodo, usar em duas, três ou até mesmo de revestir todas as paredes.

No caso de usar em apenas uma parede, um pouco mais de ousadia e extravagância na estampa do papel de parede podem ser até bem-vindas, para dar um toque único no seu quarto. Mas se for para revestir todas as paredes, por exemplo, vale a pena avaliar se não vai ficar muito excessivo e optar por uma estampa um pouco mais discreta.

Cabeceira estofada

Uma parede de quarto decorada merece atenção especial se for aquela que fica na cabeceira da cama. Especialmente por ser uma parede que, em muitos casos, é a primeira que nós batemos o olho ao entrarmos no cômodo. 

E uma das formas mais usuais de decoração desse tipo de espaço, especialmente depois do advento das camas box, são os diversos tipos de cabeceiras que podem ser presas à parede como forma de compor o visual com a cama.

Um dos tipos mais populares é a cabeceira estofada, que além de embelezar o ambiente, passa uma sensação de conforto maior a quem deita na cama, com a cabeça próxima da parede. 

Exemplo de cabeceira estofada da loja Madeira Madeira

As cabeceiras estofadas podem ter diversos tipos de revestimentos, como couro, material sintético, veludo, suede e tecidos sintéticos diversos. 

Espelho grande

Especialmente em ambientes pequenos, os espelhos são itens muito usados em decoração, pois passam a impressão de uma maior amplitude ao cômodo. E usar um espelho grande pode ser uma forma simples de você ter uma parede de quarto decorada.  

O espelho pode tanto ocupar toda a superfície da parede quanto apenas uma parte. Neste segundo caso, procure pendurar um único espelho grande horizontalmente, como se fosse um quadro, deixando a borda superior da moldura um pouco acima da altura dos olhos. 

Ou, caso seja um espelho maior e mais pesado, posicione a peça na vertical encostada na parede.

Além da amplitude maior que dá ao ambiente, o reflexo da luz, seja ela natural ou artificial, também deixa o cômodo mais iluminado. 

Fotos, quadros e obras de arte

Uma parede de quarto é um espaço ideal para você pendurar imagens que te fazem bem. Podem ser fotos significativas – pessoais ou impressões de fotos artísticas de lugares, paisagens ou mesmo abstratas – ou mesmo obras de arte que tenham a sua cara.

Ao contrário de uma sala mais ampla, onde um quadro com uma moldura maior e por si só decorativa tem mais adequação, em um quarto você pode se concentrar apenas na imagem do quadro, que não necessariamente precisa de uma moldura. 

Esses tipos de quadros, apenas com a tela, são fáceis de pendurar na parede. E você nem precisa fazer furos. Veja aqui algumas dicas sobre como fixar objetos na parede sem pregos ou parafusos

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Prateleiras e objetos decorativos

Uma parede de quarto decorada com prateleiras abre espaço para você usar ainda mais a sua criatividade. Especialmente na hora de escolher os objetos decorativos que ficarão expostos nelas. 

Ao optar por colocar prateleiras na parede do seu quarto, a única coisa que você precisa se lembrar é que será preciso um cuidado maior com a limpeza e a organização, pois você terá superfícies maiores onde haverá acúmulo de poeira.

E o ideal é que você não use a prateleira do quarto com itens nos quais irá mexer o tempo todo – sob o risco de deixá-los desorganizados – e pense no conjunto “prateleira + objetos decorativos” como se fosse um quadro pendurado.

Adesivos decorativos

Os adesivos de parede se tornaram recursos muito usados atualmente. E as principais vantagens de optar por esse tipo de decoração são a rapidez, a praticidade e os custos baixos.

Colocar papel de parede, certamente, é um bom recurso de decoração. Não por acaso, foi o primeiro item que citamos em nossa lista. Porém, é algo um pouco mais permanente. 

No caso dos adesivos, tudo o que você precisa é de uma parede lisa – que pode ser branca ou de qualquer outra cor. E se enjoar do desenho escolhido, pode retirar com facilidade e trocar por outro. E as opções vão desde desenhos a frases ou palavras que tenham a sua cara.

Neste exemplo, temos uma parede de quarto decorada com um adesivo da loja virtual Bemcolar
Em outro exemplo da Bemcolar, a opção foi por palavras espalhadas no estilo “nuvem de tags”, muito usado na internet.

Tecidos

Uma boa forma de preencher uma parede é com tecidos. Você pode comprar estampas prontas ou mesmo fazer sob encomenda, com alguma foto que tenha um significado especial para você, por exemplo.

Aqui, temos um exemplo de um tapete de parede com uma estampa de mandala, facilmente encontrado no Mercado Livre

Macramês

Painéis feitos com a técnica do macramê são ótimas formas de deixar sua parede de quarto decorada. Essa antiga técnica de tecelagem proporciona peças com os mais variados formatos e tamanhos, que podem ocupar tanto um pedaço pequeno quanto um grande espaço quando penduradas na parede.

Exemplo de um belo painel feito em macramê e à venda no Elo7

Parede de quarto decorada em uma casa nova

Decorar ou redecorar um ambiente é sempre algo muito gostoso, pois é quando você tem a oportunidade de deixar a sua casa cada vez mais com a sua cara. E quando isso acontece em um endereço novo, é ainda melhor, pois significa que você já passou por todos os perrengues de mudança e chegou na parte boa da arrumação.

A propósito, se você está pensando em se mudar, conte com o QuintoAndar para te ajudar nesse momento tão especial. Ao navegar em nossa plataforma digital, você encontrará inúmeras opções de imóveis para alugar ou comprar, de forma simples e rápida. 

Além disso, em nossos anúncios de imóveis você tem acesso a fotos feitas por fotógrafos profissionais e ainda pode fazer um tour virtual, por vídeo, para já imaginar como será a decoração do seu quarto.