Já pensou em conhecer o Parque das Águas, em Sorocaba? O local é uma área de encontro e lazer para todos os moradores. Ao mesmo tempo, é um ponto turístico cobiçado para quem quer conhecer melhor a cidade.

Afinal, há muita história por lá. Localizado nas margens do Rio Sorocaba, o Parque Maria Barbosa Silva era um local de enchente. Hoje, está revitalizado e é um espaço em que as pessoas aproveitam para reunir a família e os amigos, fazer exercícios e passar um tempo curtindo.

Mais do que isso, o Parque das Águas também tem muita cultura. Vários eventos e apresentações acontecem em seu território. Tudo isso torna o espaço ainda mais atraente.

Então, o que tem nesse parque e por que ele é tão importante para Sorocaba? Leia o texto e entenda o porquê!

Navegue pelo conteúdo: 

O que tem no Parque das Águas?

O Parque das Águas, em Sorocaba, é um dos principais atrativos da cidade. Com uma infraestrutura de mais de 162.000 m², são mais de 20 mil pessoas circulando ali diariamente.

E esse volume de pessoas pode ser explicado pelos diversos atrativos do local. Existem opções de lazer para quem quer praticar um exercício físico, para os amantes de skate, para quem gosta de pescar ou apenas para quem quer fazer um piquenique tranquilo.

Ficou curioso para conhecer mais do local? Veja, detalhadamente, toda a estrutura do Parque Maria Barbosa Silva:

  • Três lagos;
  • Fonte;
  • Deck de madeira;
  • Ilha natural;
  • Pistas de skate adulto e infantil com 1.675 m², caminhada e corrida;
  • Ciclovia;
  • Playground;
  • Anfiteatro, que fica ao ar livre e tem arquibancadas, degraus de concreto e arcos metálicos;
  • Quadra de futebol;
  • Espaço poliesportivo;
  • Lanchonete;
  • Espaço para show;
  • Bebedouros;
  • Sanitários;
  • Escultura Criador e Criação.

No parque ainda é possível avistar 30 espécies diferentes de animais, como Garças, Sabiá, Pica-Pau e Biguá. 

E, se você for de São Paulo, ou de alguma cidade próxima, e não tiver muitos dias para conhecer o parque, é possível alugar um triciclo e percorrer todo o local de uma só vez. Um passeio divertido para fazer com as crianças!

O Parque das Águas Sorocaba está localizado na rua Antônio Joaquim Santana, 714, no Jardim Abaeté. Ele está aberto 24 horas e tem entrada gratuita. Por isso, é só chegar ao local e aproveitar!

Leia também: Parques em Sorocaba: confira as opções de lazer ao ar livre na cidade

Pode pescar no Parque das Águas?

Uma das atividades possíveis de ser feita no Parque das Águas, é a pesca. No entanto, deve ser uma pescaria esportiva e focada no trecho entre a Ponte do Pinga-Pinga e o Parque das Águas. 

O motivo para essa restrição é a legislação federal. Ela determina que 500 metros acima e abaixo de foz de córregos e trechos encachoeirados sofrem proibição de pesca. Com isso, apenas o espaço já citado tem a prática permitida.

Quais eventos acontecem no Parque das Águas?

Com um dos maiores palcos ao ar-livre da cidade, o Parque das Águas recebe diferentes tipos de eventos e shows.

A Festa Junina Beneficente de Sorocaba acontece, anualmente, no parque. Realizado entre os meses de junho e julho, o evento conta com uma semana de festa e reúne nomes de peso para os shows. 

Algumas das atrações que já passaram por ali são Marília Mendonça, Sorriso Maroto e Capital Inicial. O preço da entrada é bem popular e a renda dos produtos vendidos na festa é revertida para instituições como paróquias, creches, abrigos e asilos.

No mês de agosto, quando é comemorado o aniversário da cidade, o parque também funciona como palco para as festividades. Na maioria das vezes, ele recebe algum tipo de atração ou comemoração.

Outros eventos, como feiras orgânicas, feiras temáticas (como a Feira Crespa, para comemorar o Dia da Consciência Negra), também acontecem no local.

Para visitar o Parque das Águas, leve em consideração:

  • Endereço: Rua Antônio Joaquim Santana, 714, Jardim Abaeté
  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas
  • Entrada: Gratuita

Quando o Parque das Águas foi criado?

A inauguração do Parque das Águas Sorocaba ocorreu em 2008. No entanto, sua história remonta ao período entre 1978 e 1980. Isso porque foi nesses anos que a loteadora Cabral de Menezes começou as primeiras construções de casas do espaço que se tornaria o Jardim Abaeté.

Apesar da Prefeitura ter liberado a obra, já sabia que 50% da área territorial da região estava sujeita às inundações. O motivo era o fato do planejamento do aterro ter sido feito com base em um nível inferior ao do leito do rio. Portanto, o espaço é uma área alagadiça.

Os moradores passaram a reivindicar alguma melhoria. Foi em 2004 que o governo municipal projetou a construção de uma bacia para contenção e drenagem das águas da chuva. Chamada de piscinão, a obra foi inaugurada em julho de 2006.

Na época, o então prefeito anunciou o projeto do Parque das Águas como uma novidade. Assim, o local foi projetado para contar com uma área verde. O lago (piscinão) passaria a se integrar ao Rio Sorocaba. Com isso, nas épocas de cheia, as águas poderiam se esparramar pela bacia de contenção, sem causar enchentes.

Desde então, o parque passou a ser um ponto turístico. Também passou a ser um local de encontro, além de sediar vários eventos populares, como shows, festas, atividades esportivas e mais.

Encontre o seu imóvel próximo ao Parque das Águas

Quer morar no Jardim Abaeté para ir todos os dias passear no Parque Maria Barbosa Silva? É só procurar no QuintoAndar!

Na plataforma, você pode usar a ferramenta de mapa e conhecer um pouco mais dos imóveis disponíveis na região, buscando aquele que melhor se encaixe com as suas demandas, e que ainda fique perto do parque! 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui