Um dos atrativos de morar no interior paulista é a possibilidade de desbravar o Parque da Cidade Jundiaí.

Essa área verde é uma opção de lazer gratuita para pessoas de todas as idades, principalmente aos fins de semana e feriados, e tornou-se um dos cartões-postais da região

Localizado no coração da cidade que fica a 50 minutos de São Paulo,  este parque encantador é um verdadeiro oásis de natureza e lazer. Com uma área extensa e uma diversidade de atrações, o local é um destino imperdível para moradores e visitantes.

Que tal conhecer um pouco mais do Parque da Cidade em Jundiaí? Continue a leitura e se encante por esse espaço natural!

Leia também: Morar em Jundiaí: qualidade de vida e infraestrutura no caminho entre São Paulo e Campinas

O Parque da Cidade Jundiaí

Inaugurado em 2004, atualmente o Parque da Cidade em Jundiaí é um dos pontos turísticos mais queridos da região. 

A princípio, o local foi construído pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) com o objetivo de revitalizar o entorno da represa que abastece o município. Contudo, agora além do espaço incrementar as opções de lazer na cidade, ele se tornou também um dos cartões-postais de Jundiaí. 

O parque de 500 mil m² recebe cerca de 500 pessoas de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriados, o número de visitantes chega a ser aproximadamente 5 mil. 

Foto que ilustra matéria sobre Parque Cidade Jundiaí mostra o Parque da Cidade
O parque conta com pistas para caminhadas e passeios de bicicletas
More próximo ao Parque da Cidade Jundiaí

Que tal morar perto do Parque da Cidade Jundiaí? Clique aqui para ter acesso ao mapa da região e ver diversas ofertas de imóveis para alugar ou confira abaixo as opções disponíveis no local.

Leia também: Os 5 melhores bairros de Jundiaí para morar

Instalações do Parque da Cidade Jundiaí

O parque conta com uma estrutura completa: academia ao ar livre, playground, pista para caminhada, pista para corrida e bicicleta, espaço para piqueniques e quadras esportivas. Contudo, os destaques ficam com as atrações a seguir:

Centro naútico

Os preços das atividades variam. Por isso, o recomendado é consultar o valor no dia da visita

Como o parque fica localizado às margens da represa, há um espaço para a prática de esportes náuticos, como stand up paddle, vela e caiaque. A procura por essas atrações é alta, principalmente nos meses de verão.

As atividades são proporcionadas pela ONG Velas do Japi, que além de oferecer diversões diferenciadas para os visitantes do parque, visa também a educação ambiental

Jardim japonês

O tradicional portão vermelho costuma ser famoso entre os visitantes

O Jardim Japonês é um lugar que transporta os visitantes para a atmosfera do Japão. Logo na entrada do espaço, há o Torii, aquele tradicional portão vermelho que pode ser encontrado no paisagismo dos jardins japoneses. 

O local possui pequenas cachoeiras, lagos, cursos d’água e pontes. Além disso, o espaço relaxante é reduto para os praticantes de ioga e Tai Chi Chuan.

Pistas de modelismo

Atualmente, o parque conta com três pistas: uma de aeromodelismo, com hangar coberto, e duas de automodelismo, sendo uma pavimentada e outra off-road com obstáculos. 

Entretanto, parque não fornece o equipamento. Para aproveitar a estrutura, é preciso levar seus próprios itens pessoais. Além disso, é preciso ter cadastro junto à Confederação Brasileira de Aeromodelismo e na administração do local. 

Vale ressaltar que  as pistas passam por manutenção toda segunda-feira e funcionam normalmente de terça a domingo, inclusive durante os feriados.

Aluguel de bicicleta

Por outro lado, quem não tem a própria bike não precisa! Por lá, é possível alugar uma das opções disponíveis no parque, inclusive bicicletas adaptadas para visitantes PcDs

Para alugar, basta se dirigir à administração e fazer o pagamento correspondente às horas de utilização.

Mundo das Crianças

O espaço oferece várias atividades para a criançada

Inaugurado em 2020, o Mundo das Crianças é um anexo do Parque. Com 170 mil m², 12 mil mudas de plantas nativas e três pomares, o espaço é totalmente acessível e dedicado aos pequenos — e visa estimular a interação com a natureza, as brincadeiras e a aprendizagem.

O local conta com estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas de descanso, fontes interativas e trilhas. Entre as atrações, o destaque vai para sala de aula especial, que fica em cima da árvore, e um foguete de 10m de altura.

E agora tem novidade vindo por aí: uma ampliação do espaço está prevista para os próximos anos. Dessa forma, a ideia é integrar a área da represa ao local.

O parque conta com grande diversidade de espécies de animais e plantas

Leia também: O que fazer em Jundiaí: encontre cultura, gastronomia e lazer na Terra da Uva

Regras do Parque da Cidade

Para frequentar esse espaço verde privilegiado, é preciso respeitar algumas regras. Veja quais são elas:

  • Não é permitida a entrada de animais de estimação;
  • Não é permitido alimentar os animais que vivem no local;
  • Não é permitido o uso de bexigas, churrasqueiras, som alto e consumo de bebida alcoólica;
  • Não são permitidas manifestações religiosas;
  • Não é permitida a realização de eventos sem autorização.

Funcionamento do Parque da Cidade Jundiaí

Endereço: Rodovia João Cereser, Km 66 Pinheirinhos – Jundiaí
Entrada: Gratuita
Horários: Segunda a sexta, das 6h30 às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h

Veja o mapa de localização do Parque da Cidade de Jundiaí:

Como é viver em Jundiaí

O município está localizado a 48 km de São Paulo e a 39 km de Campinas, as principais cidades do estado. Por isso, atrai uma população interessada em tranquilidade, mas sem deixar de lado a facilidade de locomoção proporcionada pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

Com mais de 400 mil habitantes, a cidade está longe de ser sossegada nos quesitos emprego, educação, lazer e cultura. Há muito o que se fazer na área

A cidade é sede de uma zona industrial com grandes empresas. Além disso, há um crescente mercado ligado a operações logísticas, além de oportunidades necessárias para o funcionamento da cidade nas áreas do comércio, saúde e educação. 

Se mude para a região e aproveite o Parque da Cidade Jundiaí

Já pensou em morar próximo ao Parque da Cidade e desfrutar de todo esse espaço? O QuintoAndar está pronto para ajudar você a encontrar a sua próxima casa ou apartamento em Jundiaí.

Aproveite nossos mais de 70 filtros de busca para encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades. Você pode explorar o local escolhido com o nosso tour virtual ou visita por vídeo

Quer conhecer outras cidades e bairros do Brasil? Continue navegando no MeuLugar e acesse uma infinidade de dicas sobre destinos que você não pode deixar de explorar.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.