Natureza, cultura e lazer fazem do Parque da Cidade em São José dos Campos, uma das principais áreas verdes para quem gosta de aproveitar os momentos ao ar livre na cidade. No espaço, há obras arquitetônicas que são patrimônios brasileiros e equipamentos culturais com um charme para lá de especial, junto a jardins de Burle Marx e ao um caminho das palmeiras imperiais.

Quer saber o que tem para fazer e o que encontrar neste parque em São José dos Campos que é um belo cantinho cativo para muitos moradores da região? Então, acompanhe conosco essa leitura que preparamos sobre o espaço!

Leia também: Parque Santos Dumont: conheça o parque que reúne áreas verdes e réplicas de aviões em São José dos Campos

Navegue pelo conteúdo:

Como é o Parque da Cidade?

O Parque da Cidade é uma das principais áreas de lazer e cultura ao ar livre em São José dos Campos, oferecendo uma ampla área verde com paisagem marcada por palmeiras imperiais trazidas da Europa, jardins de Burle Marx e obras arquitetônicas que fazem parte da história da cidade.

No espaço, se destacam equipamentos que recebem grandes eventos e feiras, como o Pavilhão das Gaivotas e o Teatro de Arena, as construções da antiga fábrica de tecelagem e uma área totalmente exclusiva para os donos dos pets brincarem com seus bichinhos à vontade.

A ampla área verde, que é ideal para fazer piqueniques e praticar caminhadas, proporciona ainda um contato a mais com a natureza para quem gosta desses momentos, já que o parque é também a residência de alguns dos animais da nossa fauna, como capivaras, macacos, garças, esquilos, lagartos e espécies de aves.

Leia também: O que fazer em São José dos Campos: conheça as melhores opções de lazer da cidade

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

História

Conhecido como Parque da Cidade, o Parque Roberto Burle Marx está situado na antiga área da Tecelagem Parahyba, a primeira indústria têxtil de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, inaugurada em 1925.

Entretanto, por conta das dívidas acumuladas pela Tecelagem Parahyba, no início dos anos de 1980, a área do complexo foi cedida ao governo municipal que a transformou em parque municipal em 1996, sendo tombada em 2013 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).

Tecelagem Parahyba

À época de sua criação, a Tecelagem Parahyba foi uma das principais instalações que contribuíram para o processo de industrialização da cidade, criada por um grupo de empresários portugueses que trouxeram maquinários da Europa para a produção de brim.

Olivo Gomes

Com a quebra da Bolsa de Valores em 1929, os empresários convidaram o corretor Olivo Gomes para ser, inicialmente, consultor financeiro da fábrica.

Ao longo dos anos, após se tornar gerente e adquirir os ativos fixos na condição de principal acionista, em 1933, Gomes se tornou proprietário e presidente da Tecelagem Parahyba, transformando a produção de têxteis em mantas e cobertores de alto padrão.

Residência Olivo Gomes
Foto que ilustra matéria sobre o Parque da Cidade em São José dos Campos mostra uma grande casa, a residência Olivo Gomes, ao fundo, com um lago em primeiro plano e muitas árvores em volta em um dia claro de céu azul.
Residência Olivo Gomes

Além do complexo fabril e de outras instalações voltadas para os funcionários da fábrica, entre os anos de 1949 a 1951, Olivo Gomes construiu sua residência no espaço, localizada em uma área de proteção ambiental de 800 mil m², que inclui floresta, lago e as instalações da antiga Tecelagem Parahyba.

Arquitetura e paisagismo

A Residência Olivo Gomes teve sua primeira construção projetada pelo arquiteto Rino Levi, em parceria com o Roberto Cerqueira César e Burle Marx, responsável pelo projeto paisagístico dos jardins e painéis de azulejos coloridos, incluindo espelho d’água, canteiros, muros de arrimo e viveiros de pássaros.

Patrimônio Cultural Brasileiro

A residência é totalmente integrada à natureza do lugar e, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), remete à Semana de Arte Moderna de 1922 e aos movimentos da época que valorizavam o sentido nacional da cultura popular.

Assim, desde 2021, o complexo formado pela antiga fábrica Tecelagem Parahyba e a Fazenda Santana do Rio Abaixo foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Infraestrutura

Ocupando uma área de quase 1 milhão de m², o Parque da Cidade tem uma área verde bem arborizada, com destaque para o caminho das árvores da espécie palmeira imperial (ou palmeira-real).

Sua infraestrutura conta com uma variedade de equipamentos instalados pela prefeitura e por obras arquitetônicas assinadas pelo arquiteto Rino Levi, tombadas como patrimônio do parque.

Equipamentos

Além das construções do Complexo da Tecelagem Parahyba, o Parque da Cidade conta com outros equipamentos para lazer e cultura, como:

  • Pista de caminhada
  • Academia ao ar livre
  • Playground
  • Ponto de slackline
  • Teatro de Arena
  • Pavilhão Gaivotas

Museu do Folclore

Criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987 e instalado no parque em 1997, o Museu do Folclore é idealizado para a organização, pesquisa e divulgação de toda expressão da cultura popular.

No museu, há uma exposição permanente com um acervo de aproximadamente 1.000 peças, mas, eventualmente, outras exposições temporárias também fazem parte da programação do espaço.

Biblioteca

Além delas, o museu conta com uma biblioteca com mais de mais de 2.000 livros e outros materiais, como CDs e discos de vinil, que registram as mais diversas manifestações folclóricas.

Inclusive é possível fazer empréstimos à biblioteca, mas é necessário fazer um cadastro, com a apresentação de um documento com foto.

Brinquedoteca

O museu tem ainda uma brinquedoteca com pelo menos 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de diversas regiões do país, destinados a crianças em idade pré-escolar e alunos do fundamental.

Espaço 4 Patas

Um dos principais atrativos do Parque da Cidade fica por conta do Espaço 4 Patas, que é uma área de 3.500 m² exclusiva para os pets, sendo considerado um dos maiores parques caninos do Brasil.

Situado próximo ao portão de entrada do parque, o espaço é totalmente cercado com alambrado de 1,40 m de altura, área sombreada, bancos, “pipi dog”, equipamentos de treinamento e diversão, bebedouro para cães e lixeiras.

No entanto, para frequentar o Espaço 4 Patas com seu animal de estimação, vale saber que existem algumas regras:

  • Os cães devem estar vacinados, saudáveis e livres de parasitas;
  • Os donos devem apresentar obrigatoriamente na entrada a carteirinha de vacinação atualizada do cão e preencher um cadastro;
  • Os donos devem ser totalmente responsável pela conduta de seu cão e danos que causar a outros animais ou visitantes;
  • Os cães devem portar coleira e guia ao entrar e sair;
  • Cada dono deve trazer sacolinha para recolher os dejetos do cão e depositar em lixeira própria (Lei Municipal 7.088/2006);
  • Cães de raças Pit Bull, Rottweiller, Mastim Napolitano, American Stafforshire Terrier e derivadas devem portar coleira, guia e focinheira (Lei Municipal 6.897/2005);
  • Se um cão tiver comportamento agressivo, deverá ser retirado do espaço, pois poderá alterar a conduta de outros cães;
  • Não é permitido transitar com o cão fora do espaço;
  • Os donos devem cuidar do animal o tempo todo;
  • É proibida a entrada de alimentos ou bebidas;
  • Não é permitida a presença de pessoas com menos de 18 anos desacompanhadas de um adulto;
  • Os donos devem colaborar com a conservação e limpeza do espaço.

Como chegar

O Parque Roberto Burle Marx fica em Santana, entre a Av. Olivo Gomes, às margens do Rio Paraíba, e a Estação Ferroviária de São José dos Campos.

Para chegar de carro, um dos acessos pode ser feito pela Rodovia Monteiro Lobato (estadual SP-050). De ônibus, algumas linhas que fazem paradas perto do Parque da Cidade são:

  • 107
  • 115
  • 122,
  • ALT 10
  • ALT 11
  • ALT 14

Funcionamento do Parque da Cidade em São José dos Campos

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana
Horários: Diariamente, das 6h às 18h
Telefone: (12) 3921-9382
Entrada: Gratuita

Veja no mapa a localização exata do Parque da Cidade em São José dos Campos:

Que tal aproveitar o lazer perto de casa no Parque da Cidade em São José dos Campos?

Já pensou como pode ser agradável contar com o Parque da Cidade para aproveitar os dias de céu azul? Inclusive, morando em São José dos Campos, o equipamento pode se tornar uma das suas áreas de lazer favoritas perto de casa!

Então, se você está pensando em residir na cidade, ou se já mora mas pretende mudar os ares de bairro, saiba que o QuintoAndar oferece diversos tipos de imóveis para morar na região.

Para te ajudar a encontrar o lar ideal, o QuintoAndar conta com opções de casas e apartamentos para alugar em São José dos Campos. Utilize os mais de 70 filtros de busca em nossa plataforma e refine a sua pesquisa para encontrar um imóvel que tenha a sua cara!

Quer morar perto do Parque da Cidade em São José dos Campos? Então clique aqui e veja as opções de imóveis para alugar na região ou veja mais ofertas abaixo na cidade:

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.