Se você está buscando morar em Niterói, perto da natureza e com qualidade de vida, saiba que a cidade, que fica a apenas 13 Km da capital do Rio de Janeiro, possui o melhor IDHM do estado (de 0,837), um visual panorâmico da Baía de Guanabara e muitas praias. Agora, se o que você procura é um bom parque em Niterói, neste artigo listamos alguns dos melhores que a região tem a oferecer.

Navegue pelo conteúdo:

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Campo de São Bento – Parque Prefeito Ferraz

No coração de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, a área de lazer mais popular da cidade é o Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento. Com um espaço que supera os 30 mil m2, o lugar foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) ainda em 1985 e chama muita atenção pelo paisagismo inspirado no romantismo inglês.

Em meio a centenas de espécies de plantas e pequenos animais, o Campo de São Bento oferece uma infraestrutura aprazível para fazer piqueniques, ler livros sob as sombras das árvores e muitas outras atrações para diversos públicos:

  • Pista de Corrida
  • Pista de Caminhada
  • Pista de Skate
  • Pista de Patinação
  • Playground infantil
  • Biblioteca infantil
  • Coreto centenário e chafariz
  • Academia de ginástica

Outra vantagem de passear pelo Campo de São Bento é que, se quiser levar seu pet para curtir o dia ao ar livre, tem um ParCão exclusivo para ele. No espaço, ainda estão situados o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines.

Aos finais de semana, é possível acompanhar os encontros do Clube dos Curiós, aproveitar a feirinha de artesanato, além de inúmeras atrações, como exposições, lançamentos de livros, shows, apresentações de filmes e vídeos. E tem banheiros públicos no parque também, viu?

Se bater aquela fome, você encontra diversas opções nas imediações de entrada do parque, pelas ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira. Agora, vale lembrar que mesmo sem estacionamento no local, a acessibilidade é facilitada pelas diversas linhas de ônibus que circulam nas proximidades do Campo de São Bento.

Funcionamento do Campo de São Bento

Acessos: Ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira – Icaraí
Horários: Diariamente, das 7h às 16h
Telefone: Fundação Parques e Jardins – (21) 2711-3266 
Entrada: Gratuita
Feira de Artesanato: Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h

Parque da Cidade

Que tal tirar uns momentos de folga para contemplar uma paisagem única? A uma altitude de 270 m, no alto do morro da Viração, no bairro São Francisco, uma Área de Preservação Ambiental (APA) chama atenção pelo visual de tirar o fôlego.

Do Parque da Cidade você consegue avistar as Lagunas, Praias Oceânicas, parte de Niterói, a imensidão da Baía de Guanabara e até mesmo alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro que conectam à Ponte Rio-Niterói.

Inclusive, se você é fã de esportes radicais, saiba que o Parque da Cidade é muito procurado também para fazer voo livre, já que possui duas rampas para a prática. O detalhe é que, por conta da sinuosidade da estrada de acesso, não há circulação de ônibus no local. Por isso, o ideal é visitar o parque somente com carros de passeio e vans.

Funcionamento do Parque da Cidade

Endereço: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco
Horários: Das 9h às 18h
Telefone:  (21) 2610-3157 / 0800 282 7755

Parque Municipal das Águas

O Parque Municipal Eduardo Travassos, conhecido também como Parque das Águas, tem uma área de cerca de 30 mil m2 e abriga o maior reservatório de água da cidade, com capacidade para 9 milhões de litros.

Revitalizada em parceria com a concessionária Águas de Niterói, a área oferece a infraestrutura ideal para dar aquela escapada do ambiente urbano. Bem no Centro da cidade, o Parque das Águas conta com playground infantil, pistas para correr e caminhar, espaço para fazer ginástica e piqueniques, com mesas e bancos.

Funcionamento do Parque Municipal das Águas

Endereço: Rua Vladimir Alves Machado, s/nº – atrás do Centro Empresarial Tower – Centro
Horários: Terça-feira a domingo, das 7h às 17h
Telefone: (21) 2620-0399

Parque Natural Municipal de Niterói

Conectando a Zona Sul de Niterói, a Região Oceânica e a Baía de Guanabara, em um total de 897 hectares e dividido em um mosaico de 3 setores, o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) guarda pelo menos 13 áreas de grande relevância natural, histórica, cultural e turística para a cidade.

Sua sede está localizada no Parque da Cidade e, com tanta área de preservação, o Parque Natural Municipal de Niterói reúne um verdadeiro cardápio de atrações, veja só:

  • Setor Montanha da Viração: que abrange o Morro da Viração, onde está localizada a sede do parque, a Ilha dos Amores, a Pedra do Santo Inácio, o Morro do Cantagalo e o Morro do Imbuí;
  • Setor Guanabara: que inclui a Pedra de Itapuca, a Pedra do Índio, as cavernas costeiras situadas nas encostas abaixo do Museu de Arte Contemporânea (MAC), além da Ilha da Boa Viagem e da Ilha dos Cardos;
  • Setor Costeiro/Lagunar: é formado pelo entorno da Laguna de Piratininga, a Ilha do Pontal, a Ilha do Modesto, Ilhas Duas Irmãs, a Ilha do Veado, a Praia do Sossego, a Ponta da Galheta e a Pedra da Baleia.

Considerado Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal de Niterói guarda remanescentes do bioma típico da região de Mata Atlântica, sendo lar de uma grande diversidade de espécies nativas, inclusive algumas ameaçadas de extinção.

Com disposição, os amantes da natureza aproveitam córregos, nascentes, piscinas naturais e inúmeras trilhas pelo parque. Agora, com sorte, podem avistar ainda alguns animais que vivem na área. Em diversos níveis de dificuldade, você vai notar que o Parque Natural Municipal de Niterói pode revelar diferentes cenários da cidade:

Trilhas Leves

  • Trilha Colonial
  • Trilha da Ilha do Pontal
  • Trilha do Bosque dos Eucaliptos
  • Trilha do Campinho
  • Trilha do Maceió
  • Trilha dos Mirantes da Lagoa
  • Trilha dos Mirantes da Pedra Quebrada
  • Trilha dos Platôs
  • Travessia da Velocidade

Trilhas Leves superiores

  • Trilha da Ilha do Veado
  • Trilha do Cafubá
  • Trilha do Zé Mondrongo
  • Trilha dos Blocos
  • Trilha dos Mirantes do Cunhambebe e da Tapera

Trilhas Moderadas

  • Trilha da Pedra do Santo Inácio
  • Circuito Temiminó
  • Travessia São Francisco x Cafubá
  • Travessia Tupinambá
  • Travessia Waimea
Funcionamento do Parque Natural Municipal de Niterói

Localização da sede: Estrada da Viração, s/n – São Francisco, Niterói – RJ
Telefone: (21) 3611-3828 ou areasverdes.pmn@gmail.com
Entrada: Gratuita

Hortos Florestais

Horto do Fonseca

No bairro do Fonseca, em Niterói, uma área verde de 8 mil m2 atrai diariamente diversos moradores e visitantes. É no Horto Florestal do Fonseca que acontecem os tradicionais encontros para lazer e prática de atividades físicas no coração da Zona Norte.

Com uma infraestrutura bem completa, o também conhecido como Horto Botânico de Niterói, recebe um público que aproveita para fazer piqueniques, andar de bicicleta e apreciar diversas espécies de plantas e árvores, como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias. Por lá, você também encontra:

  • Pista de skate
  • Pista de patinação
  • Área para caminhada
  • Playground infantil
  • Duas academias
  • Quiosques
  • Mesas e bancos
  • Banheiros
  • Bicicletários
  • Rotas de acessibilidade

O Horto Botânico de Niterói mantém um lugar de paz e tranquilidade, mesmo localizado na Alameda São Boaventura, no Fonseca, área de bastante fluxo de trânsito que conecta Niterói a diversas regiões. Por conta disso, o acesso é facilitado por vários transportes, como carros de passeio e linhas de ônibus.

Funcionamento do Horto do Fonseca

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca
Telefone: (21) 2625-2031
Horários do Horto: Diariamente, das 7h às 22h
Entrada: Gratuita

Horto de Itaipu

Não tão conhecido pelos moradores, mas frequentado por muitos na Região Oceânica de Niterói, o Horto de Itaipu conta com 46 mil m2 de área verde. O bucólico espaço com diversas mudas de plantas de espécies variadas também costuma receber eventos periodicamente.

A infraestrutura do Horto de Itaipu oferece áreas de lazer e convivência para caminhadas, aulas gratuitas de ginástica para a terceira idade, dança e práticas esportivas, além de cursos de plantio e artesanato. Ainda no lugar, você encontra um lago e diferentes setores para cada tipo de planta, inclusive algumas nativas da Mata Atlântica.

Funcionamento do Horto de Itaipu

Endereço: Rua Dr. Pálvaro da Silva, s/n – Maravista – Região Oceânica de Itaipu
Horários: De segunda a sexta das 7h às 16h; sábados e domingos das 8h às 14h

Horto do Barreto

Com mais de 30 mil m2, o Horto do Barreto, também conhecido como Parque Municipal Palmir Silva, costuma ser um grande atrativo turístico e cultural da Zona Norte de Niterói. Aos finais de semana, a tranquila área de lazer bem arborizada atrai o público com programações culturais, oficinas artísticas, práticas desportivas e feiras de artesanatos.

Um dos xodós do Horto do Barreto é o Jardim Japonês. Nele, você pode desfrutar de cinco pontos de contemplação para meditar e apreciar a paisagem, ouvindo o barulhinho de uma cascata. Lá também tem um parquinho infantil para a criançada brincar à vontade.

Agora, quem gosta de aproveitar o ar livre para se movimentar, pode desfrutar ainda da infraestrutura do horto para fazer ginástica ou mesmo se inscrever para aulas gratuitas de danças e lutas que acontecem sob a lona cultural.

Dentro do Horto do Barreto funciona um posto do Centro de Controle de Zoonoses para a vacinação dos pets.

Funcionamento do Horto do Barreto

Endereço: Rua Doutor Luiz Palmier, s/nº – Barreto
Horários: Diariamente, das 9h às 16h
Telefone: (21) 2613-6620

Parque Estadual Serra da Tiririca

Uma das primeiras Unidades de Conservação do Rio de Janeiro, o Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET) está situado entre os municípios de São Gonçalo, Niterói e Maricá. Dividindo as águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, a área do parque abrange 3.500 hectares.

Por sinal, essa região tem um grande valor histórico desde o século XIX, especialmente para biólogos e naturalistas. Quem já até passou por essa mata foi o inglês Charles Darwin, em 1832. Inclusive, o caminho percorrido por ele é parte dos atrativos do PESET. Além desse passeio, são diversos pontos de caminhada e vista panorâmica, com montes rochosos, córregos, poços e muito contato com a natureza.

Trilhas e atrativos

A rica vegetação remanescente de Mata Atlântica do Parque Estadual Serra da Tiririca guarda diversas espécies de animais, como tatu, paca, mico-estrela, além de um grande número de aves. Com sorte, você pode avistar algum deles pelas diversas trilhas do parque e seus atrativos. Veja quantos são:

  • Pedra do Elefante (ou Alto Mourão)
  • Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum)
  • Enseada do Bananal
  • Córrego dos Colibris
  • Caminho Darwin
  • Monte das Orações
  • Morro da Peça
  • Morro das Andorinhas
  • Ilha Mãe
  • Pedra do Cantagalo e Vale das Esmeraldas
  • Quilombo do Grotão
Funcionamento do Parque Estadual Serra da Tiririca

Sede: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, nº 4 – Bairro Recanto de Itaipuaçu
Subsede: Rua das Rosas, 24, Itacoatiara
Horários: Segunda a domingo, das 8h às 17h (horário de verão até às 18h)
Administração: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Contato: peset.usopublico@inea.rj.gov.br
Telefone: (21) 2709-9176
Entrada: Gratuita

Outros parques em Niterói

  • Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador
  • Parque Ecológico Darcy Ribeiro
  • Parque João Batista Petersen

Escolha o seu novo lar perto de um belo parque em Niterói

Gostou de conhecer algumas das principais opções de parque em Niterói? Agora, que tal escolher um imóvel para morar mais perto do seu preferido e, quem sabe, ter uma bela vista para a Mata Atlântica bem da sua janela?

Você encontra na plataforma do QuintoAndar muitas opções de casas e apartamentos para alugar e comprar nos melhores bairros de Niterói. E ainda tem a vantagem de estar a poucos quilômetros da capital Rio de Janeiro. 

Aproveite a pesquisa utilizando os mais de 70 filtros que facilitam a sua busca pelo lar ideal na cidade!