Em qualquer cidade litorânea, as praias são sempre as atividades mais óbvias  de lazer ao ar livre. E muitas vezes as melhores ou as únicas, a depender do tamanho do lugar. Mas no caso de um grande município à beira-mar, em especial nas 12 capitais brasileiras que ficam no litoral, a infraestrutura de cidade grande adiciona diversos outros sabores. Neste artigo, vamos falar dos parques em Vitória, um lugar com opções das mais diferenciadas e lugares históricos, como o centenário Parque Moscoso

Navegue pelo conteúdo:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Quantos parques existem em Vitória?

Os parques em Vitória oferecem, além de lazer ao ar livre e opções de atividades físicas, atividades de primam pelo contato com a natureza, inclusive educativas. 

A cidade conta com 12 parques urbanos e outros 8 parques naturais, destinados à preservação de ecossistemas relevantes e que são ótimos para quem quer contemplar belezas naturais.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a prefeitura da cidade conta com equipes técnicas multidisciplinares, de gestão, educação ambiental e de manutenção para atuar nos parques em Vitória. E também trabalha com empresas privadas e com a sociedade, em modelos de cogestão e conscientização comunitária.

Parque Moscoso

Vista aérea do Parque Moscoso
Parque Moscoso (Foto: Prefeitura Municipal de Vitória)

Em uma área de cerca de 24 mil m² localizada no Centro da cidade, o Parque Moscoso foi inaugurado em 1912 e é o mais antigo da Capital Capixaba.

Totalmente reformado em 2001, como parte do Projeto de Revitalização do Centro, o parque passou, em maio de 2012, por ocasião de seu centenário, por uma  restauração de sua Concha Acústica, além de diversas outras intervenções, como revisão das instalações elétricas, recuperação dos bancos, muros, calçadas externas e do lago principal.

A Concha Acústica, palco de diversos espetáculos, foi tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura.

Endereço: Av. Cleto Nunes, s/n – Centro
Telefone: (27) 3381-6819
Funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h (Fechado nas segundas, entre 9h e 17h, para manutenção)
Entrada: Gratuita

Botânico da Vale

Botânico da Vale (Foto: Vitor Jubini | MTur)

Com 330 mil m² de área verde, o Parque Botânico Vale tem uma das mais importantes florestas do país e, além de um grande espaço de lazer, é uma importante unidade de conservação da Mata Atlântica. São mais de 140 espécies de árvores, e diferentes espécies de animais silvestres, que podem ser observados ao longo de cinco trilhas ecológicas.  

O parque conta com o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, uma estrutura que estimula os cinco sentidos dos visitantes e promove diferentes formas de interação com a natureza, além do único orquidário da Grande Vitória, com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies.

Além disso, o parque ainda conta também com o Vagão do Conhecimento, uma  biblioteca com capacidade para 3.500 livros, montada em um vagão de trem. E todos os meses promove uma programação diversificada de eventos.

Endereço: Av. dos Expedicionários, s/n – Jardim Camburi
Telefone: (27) 3333-6200
Funcionamento: Segunda a sexta, das 6h às 16h. 
Funcionamento das trilhas: Segunda a sexta, às 9h, 10h, 14h e 15h. Finais de semana e feriados, às 10h, 11h, 14h e 15h.
Entrada: Gratuita

Parque Municipal de Barreiros

Inaugurado em 1998, o parque nasceu em um antigo sítio dedicado à fruticultura e está localizado em parte das terras que pertenciam à propriedade rural que ficava na área dos atuais bairros de Joana D’Arc e São Cristóvão. 

Repleto de árvores frutíferas em sua região mais plana, como cajueiros, jaqueiras, jamelões, mangueiras, entre outras, o parque conta ainda com um córrego em sua parte lateral, onde podem ser observados diferentes tipos de aves, répteis e peixes.

Em seus mais de 46 mil m², o parque conta ainda com uma Academia Popular da Pessoa Idosa e um Centro de Educação Ambiental (CEA).

Endereço: Rodovia Serafim Derenzi, s/n – São Cristóvão
Telefone: (27) 3382-6598 e 3345-1332.
Funcionamento: Todos os dias das 5 às 22 horas. (Fechado nas segundas entre 9h e 17h para manutenção).
Entrada: Gratuita

Parque da Fonte Grande

Uma das maiores áreas dentro de centros urbanos do país com Mata Atlântica protegida, o Parque da Fonte Grande ocupa 218 hectares – o equivalente a 2,18 milhões de m², bem no coração da Área de Proteção Ambiental (APA) Maciço Central de Vitória.

Inaugurado em 1986, o parque pertence ao Governo do Estado do Espírito Santo, mas é administrado pela prefeitura Vitória, por meio de um convênio firmado em 1992. O parque foi criado um ano após uma grande tragédia na comunidade Morro do Macaco,  quando 40 pessoas morreram no deslizamento de uma grande rocha de mais de 150 toneladas em janeiro de 1985, ocasionado por fortes chuvas e pelo desmatamentos das encostas.

E além de oferecer um espaço de lazer para a população, um dos objetivos da criação do parque foi impedir a ocupação e, com a preservação da floresta, estabilizar as encostas do Maciço Central de Vitória, para evitar novos deslizamentos.

Vista de um dos mirantes do Parque Fonte Grande

Entre as principais atrações do parque estão quatro mirantes de onde, além da Mata Atlântica ao redor, é possível observar belas paisagens como a baía de Vitória e outras paisagens tanto da própria cidade quanto de outras vizinhas da Região Metropolitana, como Cariacica, Serra e Vila Velha.

Endereço: Avenida Serafim Derenzi, Grande Vitória
Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576
Funcionamento: Terça a domingo, inclusive feriados, das 8h às 17h30.
Entrada: Gratuita

Projeto Tamar

Localizado na Enseada do Suá, o Projeto Tamar oferece, desde 2012, em seu centro de visitantes, atividades de educação e sensibilização ambiental para crianças e adultos.

 O lugar conta com três tanques com tartarugas marinhas em diferentes estágios de vida, de filhotes a adultos, das espécies Tartaruga verde (Chelonia mydas), Tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), Tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea) e Tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata). 

Projeto Tamar (Foto: Fernando Madeira | MTur)

O Centro de Visitantes Tamar Vitória conta ainda com  um auditório onde são realizadas palestras e exibição de vídeos; museu com carapaças e esqueletos de tartarugas marinhas; cantina; parquinho infantil e um mirante com vista panorâmica para diversos pontos turísticos da Grande Vitória.

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700 – Enseada do Suá
Telefone: (27) 3225-3787
Funcionamento: Quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h.
Entrada: Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da Prefeitura de Vitória têm entrada gratuita. Para outros visitantes, o valor é de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).
Para mais informações: tamarvitoria@tamar.org.br 

Parque Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso)

Se o Parque Moscoso é o mais antigo da cidade, o Parque Pianista Manolo Cabral, ou Chácara Paraíso, inaugurado em junho de 2013, é o mais novo entre as opções de lazer ao ar livre em Vitória. 

O parque conta com pistas de caminhada e módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que oferecem aulas de alongamento e ginástica e avaliações físicas individuais. Além disso, a Chácara Paraíso tem bicicletários, banheiro público com acessibilidade, bancos, decks e playground.

Endereço: Acesso pela Rua Chapot Presvot (Praia do Canto) ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira (Barro Vermelho)
Telefone: (27) 3315-2754
Funcionamento: Diariamente, das 5 às 22 horas. (Fechado nas segundas para manutenção das 9h às 17h).
Entrada: Gratuita

Parque Municipal Horto de Maruípe

Localizado em uma das áreas verdes mais antigas da cidade, o Horto de Maruípe tem cerca de 50 mil m² e foi inaugurado em outubro de 1995. Com um belo corredor formado por palmeiras imperiais, o parque é um excelente local para caminhadas e ainda conta com quadra de futsal e de futebol de areia, além de equipamentos de ginástica, inclusive uma Academia Popular da Pessoa Idosa. 

O parque conta ainda com lagos e um córrego, formados pelas águas de uma nascente que descem das encostas, que ficam repletos de aves e peixes.

Endereço: Avenida Maruípe, 1750 – Da Penha
Telefone: (27) 3382-6593
Funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h (Fechado nas segundas entre 9h às 17h para manutenção).
Entrada: Gratuita

More perto do Parque Moscoso ou de outros parques em Vitória

Aqui no QuintoAndar, a gente oferece muitas opções de imóveis para alugar para quem está de mudança e busca um lugar para morar em Vitória. 

E se você tem interesse de viver perto do Parque Moscoso, ou de outros parques em Vitória, temos uma dica excelente para te ajudar: em nossa plataforma, com os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa e navegando pelos mapa da cidade, você consegue refinar sua busca para encontrar um imóvel com a sua cara e no lugar mais próximo possível do seu parque preferido na cidade. Tudo isso, é claro, de maneira digital e sem burocracias!